sábado, 19 de março de 2011

Brasão da Família Soares e Brasão da Família Soeiro

O sobrenome Soares de Portugal é de origem patronímica, ou seja, os filhos de um homem chamado Soeiro levavam o apelido Soares, já Soeiro por sua vez também se tornou um sobrenome, o nome Soeiro vem do latim suarius, que significa “o pastor de suínos”, dessa forma o sobrenome Soeiro significa “o guardador de suínos” e Soares “o filho do guardador de suínos”.
A criação de porcos era uma atividade muito importante desde os tempos romanos. Durante a Idade Média a criação de porcos era a garantia de carne por todo ano, no Portugal medieval o consumo da carne de porco se tornou tão importante que o poder econômico de uma família era medido pelo número de porcos criados.
Na Inglaterra também surgiu uma família Soares, porém essa não tem nenhuma ligação com a família portuguesa, os Soares ingleses têm origem na palavra do francês antigo sor da expressão sor ‘chestnut, que significa cabelos avermelhados, a palavra chegou à Inglaterra através dos invasores normandos.
Acima o brasão da família Soares de um ramo vindo de Toledo. Ao lado, o brasão pertencente à família Soares de Albergaria, também associado à família Soeiro, estes descendem de Paio Delgado, fundador da albergaria de São Bartolomeu de Lisboa.

35 comentários:

  1. Tenho o sobrenome Soares,e não sei de que origem,gostariam muito de saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. latim ou portugues (mesma coisa)

      Excluir
    2. O escudo dos Soeiros e dos Soares não nada a ver com pastor de suinos. Esses escudos são de origem Hebraica, siguifica Guardas do Templo - Soehr da tribo de Levi.

      Excluir
    3. O escudo dos Soeiros e dos Soares não nada a ver com pastor de suinos. Esses escudos são de origem Hebraica, siguifica Guardas do Templo - Soehr da tribo de Levi.

      Excluir
    4. Prezado Neri, estou em busca de minhas origens e minha família é de judeus portugueses, cujo sobrenome é Soares. Gostaria de saber qual a fonte que conseguiu essa informação. Agradeceria muito que você me respondesse.

      Excluir
  2. Olá, meu sobrenome é soares. Herdei da minha mãe. Estou procurando a muito tempo saber das minhas origens. Fiquei muito agradecida pelo seu post. Obrigada, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. QUERIA SABER MAIS... POIS MEU TETRA AVO ERA PORTUGUÊS E ERA SOARES DE FRANÇA COMO EU...

    ResponderExcluir
  4. Bom saber a origem de Soares, sendo eu tbm um deles, legal.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. pt.scribd.com/.../ AS-RAIZES-JUDAICAS-SEFARADITAS-JUDEUS-BRASILEIROS
    Pesquise e descubra a verdade que foi encoberta pelo governo de Portugal e pelo tribunal de Inquisição da Igreja Católica, na idade média.

    ResponderExcluir
  7. O sobrenome da minha familia é Pulucenio, e não acho nada sobre isso.

    Gostaria de saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acredito que Pulucenio seja uma variação dos sobrenomes italianos Polisena ou Polcenigo, sendo que Polcenigo tem a pronúncia bem parecida com Pulucenio em italiano.
      Muitos sobrenomes italianos ganharam variações aqui no Brasil uma vez que era difícil para pessoas que não conheciam o italiano registrar os sons típicos da língua, ou até existem tais variações na Itália, porém são muito raras. Existem ramos da família Polisena no sul da Italia, vindas do sul do Lácio, de Benevento e da Apúlia, já a família Polcenigo é do norte da Itália oriunda da região do Friul-Veneza Juliana.
      Você saberia dizer o país de origem de sua família? Se for mesmo Italiana, de qual região veio seus antepassados? E existe outra grafia para Pulucenio?

      Excluir
  8. Também sou soares me adiciona heliocd@hotmail.com. Podemos ser da mesma família, encontrei uma prima por vê seu sobre nome, muito legal.

    ResponderExcluir
  9. Também sou soares me adiciona heliocd@hotmail.com. Podemos ser da mesma família, encontrei uma prima por vê seu sobre nome, muito legal.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou Soares mas disseram-me que eu fazia parte da realeza e verdade

    ResponderExcluir
  11. Oi, queria saber se podias ver se tem algo das famílias, Bezerra e Praxedes. meu pai tb é Gurjão.

    ResponderExcluir
  12. Como a Família Soares Chegou ao Brasil? Pois meu Nome tem Soares... e a minha família é da Bahia... só que eu não consigo achar como a família Soares foi parar la na Bahia... e também se é de português como a minha família é de negros... preciso muito dessas resposta... fico agradecida por quem poder me ajudar ^-^

    ResponderExcluir
  13. Olá gente, eu sou Soares com muito orgulho, eu herdei do meu avô materno, e eu queria muito saber se esse sobrenome pertencia a algum nobre de Portugal.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Olá gente, eu sou Soares com muito orgulho, eu herdei do meu avô materno, e eu queria muito saber se esse sobrenome pertencia a algum nobre de Portugal.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Eu sou Soares de Pai e mae. Ambos descendem do Português João Soares Agra e Melo que veio pela Bahia para Alagoas ajudando os irmãos Vieira Rêgo a abrir e colonizar a antiga Sesmaria de Traipu. Quando Alagoas ainda pertencia a Capitania de Pernambuco. Os patentes da familia de minha mae eram Soares Agra. Enquanto os de meu Pai somente Soares que se uniram por casamento com os Vieira Rocha.Me casei com italiano que vive nos EUA e na Itália conservaram apenas o Soares. Meu 1 filho como nasceu nos EUA pude dar o sobrenome Soares antes do Sobrenome italiano. Aqui no Brasil ainda uso os sobrenomes de solteira Agra Soares.

    ResponderExcluir
  16. Ola, também sou Soares,de Pernambuco,meu pai é Pedro soares filho de Luiz Joaquim soares

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!!!
    Como consigo o brasão de família para baixar?

    ResponderExcluir
  18. Me chamo Andre de Lima Soares, filho de Ronaldo Pinheiro Soares, meu avô nasceu em Buique PE. Gostaria de conhecer algum Soares dessa regiao proxima a Arcoverde PE, ou mesmo Buique. Estou tentando rastrear minhas origens.

    ResponderExcluir
  19. SOU TBEM SOARES E GOSTARIA MT DE SABER DA ORIGEM DE MINHA FAMILIA, POIS ESTOU BUSCANDO MEUS ANTEPASSADOS.

    ResponderExcluir
  20. Eu sobre nome é Soeiros gostei postagem...

    ResponderExcluir