terça-feira, 29 de março de 2011

Brasão da Família Ornelas

O sobrenome Ornelas e sua comum variação Dornelas podem estar relacionados a nomes que vêm da palavra germânica orne, que significa “águia”.
O nome Ornelas surgiu em uma região no distrito de Braga e um ramo da família estabeleceu o Solar dos Ornelas na ilha Terceira na Freguesia de São Pedro, que teria sido o lar da família Ornelas por muitos anos.
Ao lado o brasão da família Ornelas, em azul com uma banda de ouro com três flores de lis vermelhas entre duas sereias.

14 comentários:

  1. O apelido Ornelas tem origem em Portugal precisamente na freguesia de Dornelas (de Ornelas)no concelho de Amares em plena região do Minho.É pois um apelido de origem toponimica. As fundações da torre-solar desta estirpe familiar ainda é observável no referido local e remonta ao século XII.

    ResponderExcluir
  2. sou ornelas e nao o sabia aobrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Thiago Ornelas Campeão, eu achei muito interessante sobre a família Ornelas e, gostaria de saber sobre a família Campeão, pois, é de origem portuguesa também.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  4. ae isso é tudo mentira o significado ORNELAS teve inicio em uma familia espanhola que veio para o brasil para a cidade de araçuaí-mg baixo jequitinhonha no municipio de ITIRA conhecido como barra do pontal. Onde essas pessoas tinha sobrenome de ornelas e "transaram" ou seja se juntaram formando (ORNELAS) quando que eles vieram eu ja não sei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é ornelas como consta na certidão de nascimento só que eu errei e coloquei orneles ↑

      Excluir
    2. Oh Kaique, vá estudar genealogia em vez de dizer asneiras.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Jerônimo de Ornellas recebeu do rei, no século XVIII, a sesmaria que se tornou o município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (O nome Ornellas talvez tenha a ver com a antiga palavra ORNO, ORNUS, que é uma árvore, o freixo. Deveria ser abundante na região de Ornelas, Portugal, de onde provem a família.)

    https://www.geni.com/people/Jeronimo-de-Ornellas-Menezes-e-Vasconcellos/6000000000985935924

    ResponderExcluir
  7. Também sou Ornelas, e aí, primos, como estão? hahaha

    ResponderExcluir
  8. queria saber se é um nome exclusivo todos somos parentes mesmo que distante??? Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Tenho uma proposta para você que faz árvore genealógica.
    Sou escritor com 37 anos de experiência retratando trajetórias pessoais, familiares e corporativas que não merecem ser apagadas gradativamente pela ação do tempo.
    Acredito que algumas pessoas que fizeram árvore genealógica poderão se interessar em ter um livro da sua história, reunindo textos e imagens. A árvore, inclusive, servirá como guia cronológico preliminar para desenvolver o conteúdo da obra.
    Se surgir algum trabalho para alguém nesse sentido, darei uma comissão de 35%, se você passar as informações para elaboração do livro (darei toda orientação necessária).
    Sugiro que faça uma consulta para quem elaborou a árvore se teria interesse num livro da sua história pessoal, familiar ou profissional (corporativa). Assim poderá preservar detalhes vividos da melhor forma, evitando que sejam apagados gradativamente pela ação do tempo, sendo referência para todas as gerações.
    Se a resposta for positiva, posso fornecer mais detalhes das 16 etapas que serão cumpridas (como planejamento, entrevistas, produção de textos, projeto gráfico, diagramação, capa, revisão etc.).
    O custo para fazer o conteúdo do livro vai de R$ 4.540,00 (40 páginas) a R$ 14.540,00 (150 páginas) e você terá 35% desse valor conforme já mencionei.
    Para conhecer o meu histórico, acesse este link http://www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Estou à disposição para mais informações.
    Abraços, obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger / Diretor
    Rua Joaquim Pinto de Moraes, 271 – sala 17
    13092-370 Campinas / SP
    Tel.: (19) 99217-7849 WhatsApp
    E-mail: diretoria@vidaescrita.com.br
    Skype: oscar.silbiger
    www.vidaescrita.com.br

    ResponderExcluir