quinta-feira, 17 de março de 2011

Brasão da Família Taveira e Brasão da Família Tabera


Desde a Idade Média acreditava-se que a família Taveira era descendente de uma família de senadores e aristocratas romanos que teriam migrado para a Lusitânia, essa origem lendária foi descrita em textos da época, porém é provável que a família Taveira seja de origem toponímica e tenha surgido em Portugal, mas a palavra que originou o nome Taveira não é definida, existindo uma série de palavras que são assimiladas ao nome Taveira, uma delas, e a mais provável, é a palavra latina Talavus, que era o nome comum de algumas plantas, desta forma Taveira indicava que era um local com muitos Talavus, logo o local ganhou o nome e depois seus habitantes o adotaram.
O sobrenome já era tradicional em Portugal quando chegou à Espanha, lá ele ganhou variações, sendo as mais comuns Tabera e Tavera, mais tarde o sobrenome também chegou à Itália. 
Acima o brasão português da família Taveira, com um campo de ouro e nove arruelas vermelhas, e ao lado o brasão castelhano da família Tabera, de ouro e com seis arruelas vermelhas cercadas por uma corda.

29 comentários:

  1. eta ferro eu sou taveira minha familia tem brazao kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita honra para nós Taveira é um nome forte! Que bom por isso meu pai era Valente

      Excluir
  2. Nossa! Quanta honrra. Nós Taveiras temos brasão...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se alguem conhece Manoel Taveira de Souza casado com Maria Gomes da Silva se alguem souber deles entrar em contato comigo pelo email videotecsp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. agora eu tenho um brasão, isso é d+kkkkkk.

    ResponderExcluir
  5. agora sei a origem do meu sobrenome e da minha familia, salve a todos teveiras

    ResponderExcluir
  6. agora sei a origem do meu sobrenome e da minha familia, salve a todos teveiras

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é silene taveira de azevedo. Meu bisavô era português só que eu nao tive convívio com ele. Eu acho que era João taveira. Ele era do nordeste. Alguém conheceu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi eu também me chamo Edson Taveira de Azevedo muito concindecia.ter mesma asinatura.amai-edson.mkp@hotmail.com

      Excluir
    2. oi eu também me chamo Edson Taveira de Azevedo muito concindecia.ter mesma asinatura.amai-edson.mkp@hotmail.com

      Excluir
  8. Meu nome é Devan Taveira meu pai era Francisco Taveira

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Devan Taveira meu pai era Francisco Taveira

    ResponderExcluir
  10. Sou Jair Taveira filho de março Aurélio Taveira queria conhecer minha linhagem

    ResponderExcluir
  11. Sou Jair Taveira filho de março Aurélio Taveira queria conhecer minha linhagem

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Fico muito orgulhoso sabendo que tenho um brasão, mas meu pai um Taveira nobre de caráter e de conduta ilibada com ou sem brasão honrou a linhagem que tinha. Sempre desconfiei que os Taveira eram nobres por serem corretos, honestos, gente de bem.

    ResponderExcluir
  15. Fico muito orgulhoso sabendo que tenho um brasão, mas meu pai um Taveira nobre de caráter e de conduta ilibada com ou sem brasão honrou a linhagem que tinha. Sempre desconfiei que os Taveira eram nobres por serem corretos, honestos, gente de bem.

    ResponderExcluir
  16. Um Salve a todos os Taveiras.

    Hebert Gomes Taveira

    ResponderExcluir
  17. Meu avô era Manoel Taveira casado com Maria Ferreira de Souza Taveira que já era viúva com três filhos. Teve com ele mais sete filhos dos quais dois faleceram ainda jovens. Minha mãe era Ruth Taveira que se casou com Antônio Valente. Todos vieram de Portugal. Se alguém souber algo das famílias, por favor me contatem. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Olá Família Taveira, que Deus nos abençoe e nos proteja, pois Jesus veio ao mundo!...

    ResponderExcluir
  19. Alguém conheceu Orestes Taveira , casado com Josefina Bertoli?

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Guilherme Taveira quem for de Goiás me responde

    ResponderExcluir
  21. Olá amigos sou Juraci Beretta Rodrigues da Silva, neta de Bernardina de Barros Taveira portuguesa. Ela veio para o Brasil com 5 anos, casou-se com João Beretta e faleceu aos 28 anos deixando 5 filhos entre eles meu pai João Beretta. Moro em Campinas e gostaria de ter mais informções a respeito da minha avó. Quem tiver alguma informação comente aqui por favor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Eu sou um Taveira nascido em Angola. Meu avô (que não conheci) vinha do Porto. Sei que a antiga enciclopédia Luso-Brasileira falava dos Taveiras. Tinha até uma fotografia do solar dos Taveiras no norte de Portugal. Mas não consigo pôr a mão num exemplar para voltar a contemplar o tal solar...

    ResponderExcluir
  23. E muito ótimo saber a história a Origem do sobre nome do meu avô que passou para meu Pai E Agora Para mim Taveira.

    ResponderExcluir
  24. Uma edição antiga da enciclopédia Luso-Brasileira dava conta da origem sefardita dos Taveiras. Ainda referia esta fonte que terão combatido ao lado de D. Afonso Henriques justificando-se assim o título honorífico e a ascensão à aristocracia portuguesa. O Brasão consistia num leão amarelo com arruelas vermelhas.
    Independente das suas origens mais remotas, os Taveiras foram dizimados na sequência de um atentado contra o Rei D. José I - 1758 - no que ficou conhecido na História portuguesa por "processo dos Távoras". A sentença condenou inclusive à morte mulheres e crianças
    Meu avô materno contava ter-se mudado de sobrenome para fugir à fúria persecutória que matou cerca de 400 indivíduos.

    ResponderExcluir
  25. Olá, quero fazer a história da família Taveira. Quem quiser e puder me ajudar, por favor entrar em contato. tatianasousa.oliv@gmail.com

    Conto com a ajuda de vocês.

    ResponderExcluir