terça-feira, 22 de março de 2011

Brasão da Família Monteiro

O sobrenome português Monteiro surgiu na referência à profissão de monteiro, este era um funcionário do Reino e cabia a ele proteger e garantir que as áreas de caça exclusiva dos nobres não fossem invadidas, o monteiro-mor era um oficial da casa real, porém seu titulo não era militar, ele organizava as caçadas do rei e seus convidados criando diplomas legais, além de defender as imensas regiões da caça do javali, do veado e da perdiz. . A caça praticada pelos nobres era feita a cavalo, perseguindo-se a presa até a encurralar para capturá-la ou combatê-la, assim eles ganhavam habilidades em lidar com cavalos que era uma característica no qual os cavaleiros medievais se distinguiam dos plebeus, por isso a importância e a popularidade da caça como atividade de lazer entre os nobres.

Sendo um sobrenome ocupacional, surgiram várias famílias Monteiro sem nenhum laço consangüíneo, além destas surgiram Monteiros de origem toponímica, fazendo referências às regiões chamadas Monteiro em Portugal.

16 comentários:

  1. Perfeito! Sempre é maravilho conhecer a nossa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa não é a nossa história. Não é assim, não é tudo perfeito! Fomos os primeiros a escravizar os Índios e trazer os negros, somos ricos, tenho parentes em Portugal e na Espanha, lembra a Guerra de 100 anos? Pois nossa familia se estruturou lá! Matamos milhares, inocentes, guerreamos por uma merda de terra! A familia Monteiro é podre. (Desculpe os erros de português).

      Excluir
    2. Olá Juliane Monteiro!

      Fique interessado em saber um pouco mais sobre a origem dos Monteiro, sobre a guerra do 100 anos e etc...

      Att Katielson Monteiro

      Excluir
  2. Nossa queria tanto encontrar um parente que eu anida nao conheço

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. ola se não somos 3.Obs:Só tenho sangue Monteiro o sobrenome não esta presente em meu nome

      Excluir
  4. Esther Monteiro Oliveira..Descendente da realeza de origem judaica com sangue portugues e espanhol...

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha visto como era um Brasão

    ResponderExcluir
  6. Elizabeth Monteiro sempre tive curiosidade em conhecer a origem do nome e o "BRASÃO", pois herdei de meu pai.

    ResponderExcluir
  7. somos monteiro de trás-dos-montes, que segundo o comentário acima é uma bela merda, aliás, tudo que os monteiros fazem é belo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entende?
      Eu amo todos Monteiro e tenho orgulho do meu sobre nome!

      Excluir
  8. Há uns 20 anos atrás em São Paulo tinha um vendedor ambulante que tinha Brasões impressos e na ocasião vi um com o sobrenome "Souza Reis" porque na internet não tem com sobrenomes compostos?

    ResponderExcluir
  9. Eu sou monteiro e tenho muito orgulho disso,e é muito bom conhecer nossa historia

    ResponderExcluir