terça-feira, 22 de março de 2011

Brasão da Família Monteiro

O sobrenome português Monteiro surgiu na referência à profissão de monteiro, este era um funcionário do Reino e cabia a ele proteger e garantir que as áreas de caça exclusiva dos nobres não fossem invadidas, o monteiro-mor era um oficial da casa real, porém seu titulo não era militar, ele organizava as caçadas do rei e seus convidados, criando diplomas legais, além de defender as imensas regiões da caça do javali, do veado e da perdiz. A caça praticada pelos nobres era feita a cavalo, perseguindo a presa até a encurralar para capturá-la ou combatê-la, assim eles ganhavam habilidades em lidar com cavalos que era uma característica no qual os cavaleiros medievais se distinguiam dos plebeus, por isso a importância e a popularidade da caça como atividade de lazer entre os nobres.
Sendo um sobrenome ocupacional, surgiram várias famílias Monteiro sem nenhum laço consanguíneo, além destas surgiram Monteiros de origem toponímica, fazendo referências às regiões chamadas Monteiro em Portugal.
Acredita-se que a linhagem nobre dos Monteiros descendem de Rui Monteiro, monteiro-mor de D. Afonso Henriques.
O brasão da família Monteiro é em prata com três trompas negras, embocadas  de ouro com cordões de vermelho, o timbre  são duas trompas de caça postas em aspa e atadas por um fio de prata.

39 comentários:

  1. Perfeito! Sempre é maravilho conhecer a nossa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa não é a nossa história. Não é assim, não é tudo perfeito! Fomos os primeiros a escravizar os Índios e trazer os negros, somos ricos, tenho parentes em Portugal e na Espanha, lembra a Guerra de 100 anos? Pois nossa familia se estruturou lá! Matamos milhares, inocentes, guerreamos por uma merda de terra! A familia Monteiro é podre. (Desculpe os erros de português).

      Excluir
    2. Olá Juliane Monteiro!

      Fique interessado em saber um pouco mais sobre a origem dos Monteiro, sobre a guerra do 100 anos e etc...

      Att Katielson Monteiro

      Excluir
    3. Normal ué, metade do mundo escravizou outros povos ainda mais os Europeus. E os índios já eram escravizados a muito tempo, e isso foi importante para a formação de nossa sociedade hoje.

      Excluir
    4. A família Monteiro é podre?!? Porque somos todos uma grande família por partilharmos o mesmo apelido!! Percebeste a parte em que dizia que existiam várias famílias sem qualquer ligação consanguínea? Em toda a história podemos encontrar povos que invadiram e escravizaram outros, isso não é determinante para a avaliação de um apelido. Eu sou Português, com orgulho de ter sangue lusitano, de ter nascido dentro dos costumes e tradições deste país do velho continente e da história do meu povo... Assim como tu deves ter do teu! Nos também fomos invadidos, explorados e escravizados pelos romanos, logo na tua óptica os portugueses devem olhar para todas as famílias descendentes de romanos e ver pessoas com uma história "podre"! Isso quer dizer que todos os alemães são ou foram nazis??? Muito inteligente!!! E sim, fala lá da guerra dos 100 anos por favor.

      Excluir
  2. Nossa queria tanto encontrar um parente que eu anida nao conheço

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. ola se não somos 3.Obs:Só tenho sangue Monteiro o sobrenome não esta presente em meu nome

      Excluir
  4. Esther Monteiro Oliveira..Descendente da realeza de origem judaica com sangue portugues e espanhol...

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha visto como era um Brasão

    ResponderExcluir
  6. Elizabeth Monteiro sempre tive curiosidade em conhecer a origem do nome e o "BRASÃO", pois herdei de meu pai.

    ResponderExcluir
  7. somos monteiro de trás-dos-montes, que segundo o comentário acima é uma bela merda, aliás, tudo que os monteiros fazem é belo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entende?
      Eu amo todos Monteiro e tenho orgulho do meu sobre nome!

      Excluir
  8. Há uns 20 anos atrás em São Paulo tinha um vendedor ambulante que tinha Brasões impressos e na ocasião vi um com o sobrenome "Souza Reis" porque na internet não tem com sobrenomes compostos?

    ResponderExcluir
  9. Eu sou monteiro e tenho muito orgulho disso,e é muito bom conhecer nossa historia

    ResponderExcluir
  10. Caramba não imaginava que em meu sobrenome simples haveria tanta historia

    ResponderExcluir
  11. Caramba não imaginava que em meu sobrenome simples haveria tanta historia

    ResponderExcluir
  12. sou da paraíba, e tenho esse sobrenome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre gostei da meu sobre nome. E conhecendo A história dos Monteiros. Me orgulhei mais. Sou de Teresina e herdei de meu pai

      Excluir
    2. Sempre gostei da meu sobre nome. E conhecendo A história dos Monteiros. Me orgulhei mais. Sou de Teresina e herdei de meu pai

      Excluir
  13. É MUITO BOM SABER A NOSSA ORIGEM. PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  14. É MUITO BOM SABER A NOSSA ORIGEM. PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  15. legal, vou pesquisar mais. Sou monteiro com muito orgulho, quem crítica é pq tem inveja VC q criticou os monteiros pesquisa sobre o teu nome,pra ver na merda q tu é respeito é bom e eu gosto.

    ResponderExcluir
  16. Eu também sou Monteiro,mas não descobri ainda de onde vêm meus ascendentes.

    ResponderExcluir
  17. Eu também sou Monteiro,mas não descobri ainda de onde vêm meus ascendentes.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sou Bruna Monteiro. Gostei muito da história do meu sobrenome... Quem tiver mais informações, avise.. Vamos trocar emails..

    ResponderExcluir