terça-feira, 22 de março de 2011

Brasão da Família Monteiro

O sobrenome português Monteiro surgiu na referência à profissão de monteiro, este era um funcionário do Reino e cabia a ele proteger e garantir que as áreas de caça exclusiva dos nobres não fossem invadidas, o monteiro-mor era um oficial da casa real, porém seu titulo não era militar, ele organizava as caçadas do rei e seus convidados, criando diplomas legais, além de defender as imensas regiões da caça do javali, do veado e da perdiz. A caça praticada pelos nobres era feita a cavalo, perseguindo a presa até a encurralar para capturá-la ou combatê-la, assim eles ganhavam habilidades em lidar com cavalos que era uma característica no qual os cavaleiros medievais se distinguiam dos plebeus, por isso a importância e a popularidade da caça como atividade de lazer entre os nobres.
Sendo um sobrenome ocupacional, surgiram várias famílias Monteiro sem nenhum laço consanguíneo, além destas surgiram Monteiros de origem toponímica, fazendo referências às regiões chamadas Monteiro em Portugal.
Acredita-se que a linhagem nobre dos Monteiros descendem de Rui Monteiro, monteiro-mor de D. Afonso Henriques.
O brasão da família Monteiro é em prata com três trompas negras, embocadas  de ouro com cordões de vermelho, o timbre  são duas trompas de caça postas em aspa e atadas por um fio de prata.

56 comentários:

  1. Perfeito! Sempre é maravilho conhecer a nossa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa não é a nossa história. Não é assim, não é tudo perfeito! Fomos os primeiros a escravizar os Índios e trazer os negros, somos ricos, tenho parentes em Portugal e na Espanha, lembra a Guerra de 100 anos? Pois nossa familia se estruturou lá! Matamos milhares, inocentes, guerreamos por uma merda de terra! A familia Monteiro é podre. (Desculpe os erros de português).

      Excluir
    2. Olá Juliane Monteiro!

      Fique interessado em saber um pouco mais sobre a origem dos Monteiro, sobre a guerra do 100 anos e etc...

      Att Katielson Monteiro

      Excluir
    3. Normal ué, metade do mundo escravizou outros povos ainda mais os Europeus. E os índios já eram escravizados a muito tempo, e isso foi importante para a formação de nossa sociedade hoje.

      Excluir
    4. A família Monteiro é podre?!? Porque somos todos uma grande família por partilharmos o mesmo apelido!! Percebeste a parte em que dizia que existiam várias famílias sem qualquer ligação consanguínea? Em toda a história podemos encontrar povos que invadiram e escravizaram outros, isso não é determinante para a avaliação de um apelido. Eu sou Português, com orgulho de ter sangue lusitano, de ter nascido dentro dos costumes e tradições deste país do velho continente e da história do meu povo... Assim como tu deves ter do teu! Nos também fomos invadidos, explorados e escravizados pelos romanos, logo na tua óptica os portugueses devem olhar para todas as famílias descendentes de romanos e ver pessoas com uma história "podre"! Isso quer dizer que todos os alemães são ou foram nazis??? Muito inteligente!!! E sim, fala lá da guerra dos 100 anos por favor.

      Excluir
    5. Liga não brother. Mulher mal amada é complicado.

      Excluir
    6. A família monteiro não é podre, podre foi o que a inquisição forçou a família monteiro e tantas outras famílias se tornar, caso não saiba, a família monteiro era judia e foi forçada a se tornar cristã.

      Excluir
  2. Nossa queria tanto encontrar um parente que eu anida nao conheço

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. ola se não somos 3.Obs:Só tenho sangue Monteiro o sobrenome não esta presente em meu nome

      Excluir
  4. Esther Monteiro Oliveira..Descendente da realeza de origem judaica com sangue portugues e espanhol...

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha visto como era um Brasão

    ResponderExcluir
  6. Elizabeth Monteiro sempre tive curiosidade em conhecer a origem do nome e o "BRASÃO", pois herdei de meu pai.

    ResponderExcluir
  7. somos monteiro de trás-dos-montes, que segundo o comentário acima é uma bela merda, aliás, tudo que os monteiros fazem é belo!

    ResponderExcluir
  8. Há uns 20 anos atrás em São Paulo tinha um vendedor ambulante que tinha Brasões impressos e na ocasião vi um com o sobrenome "Souza Reis" porque na internet não tem com sobrenomes compostos?

    ResponderExcluir
  9. Eu sou monteiro e tenho muito orgulho disso,e é muito bom conhecer nossa historia

    ResponderExcluir
  10. Caramba não imaginava que em meu sobrenome simples haveria tanta historia

    ResponderExcluir
  11. Caramba não imaginava que em meu sobrenome simples haveria tanta historia

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Sempre gostei da meu sobre nome. E conhecendo A história dos Monteiros. Me orgulhei mais. Sou de Teresina e herdei de meu pai

      Excluir
    2. Sempre gostei da meu sobre nome. E conhecendo A história dos Monteiros. Me orgulhei mais. Sou de Teresina e herdei de meu pai

      Excluir
  13. É MUITO BOM SABER A NOSSA ORIGEM. PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  14. É MUITO BOM SABER A NOSSA ORIGEM. PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  15. legal, vou pesquisar mais. Sou monteiro com muito orgulho, quem crítica é pq tem inveja VC q criticou os monteiros pesquisa sobre o teu nome,pra ver na merda q tu é respeito é bom e eu gosto.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Mto legal saber que Monteiro tem uma história.

    ResponderExcluir
  20. Eu também sou Monteiro,mas não descobri ainda de onde vêm meus ascendentes.

    ResponderExcluir
  21. Eu também sou Monteiro,mas não descobri ainda de onde vêm meus ascendentes.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Sou Bruna Monteiro. Gostei muito da história do meu sobrenome... Quem tiver mais informações, avise.. Vamos trocar emails..

    ResponderExcluir
  23. TENHO TAMBÉM SOBRE NOME MONTEIRO SO QUE TENHO GONÇALVES TAMBÉM OU SEJA GONÇALVES MONTEIRO, PELO QUE ME FOI PASSADO TEMOS DESCENDÊNCIA DO BARÃO DE RIO BRANCO.CASO TENHAMOS ALGUM PARENTESCO MEU EMAIL É paulo@nealmar.com

    ResponderExcluir
  24. durvan monteiro coelho meu pai marenhece meu avo pernabucano, tenho orgulho desse sobrenome

    ResponderExcluir
  25. Somente que é monteiro vai entender ! Haha ameei♡

    ResponderExcluir
  26. EU TBM SOU DE PERNAMBUCO, DOS MONTEIROS DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.

    ResponderExcluir
  27. Também sou Família Oliveira Monteiro, Portugal.

    ResponderExcluir
  28. Boa Tarde!!! Sou Monteiro também, descendente do comendador monteiro de humaitá AM -Fundador da cidade. Natural de Porto Portugal. veio para o brasil por Barcos a procura de vida melhor. foi para maranhão e se espalharam pelo norte e nordeste do país. Me desculpe quem escreveu asneira lá em cima, mas somos nobres e pobres também.

    ResponderExcluir
  29. gostaria de ter esse brasão sem a marca D´água. poderia me enviar?
    Caso sim, envia no egdm@egdmdigital.com.br

    Osvaldo Monteiro

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde,
    Se possível quem da família Monteiro, Vitorino ou Soutelo que passe por aqui visitar meu Facebook, obrigado!!!
    https://web.facebook.com/vitorino.monteiro

    ResponderExcluir
  31. Sou um tuga orgulhoso no meu nome monteiro e um nome com historia como tantos outros o mais importante e ser fiel ao seu princípio e tradição independente de ser português ou não

    ResponderExcluir
  32. Sou um tuga orgulhoso no meu nome monteiro e um nome com historia como tantos outros o mais importante e ser fiel ao seu princípio e tradição independente de ser português ou não

    ResponderExcluir
  33. Sou um tuga orgulhoso no meu nome monteiro e um nome com historia como tantos outros o mais importante e ser fiel ao seu princípio e tradição independente de ser português ou não

    ResponderExcluir
  34. Também vem da Família Monteiro De Oliveira, descendentes Thomé Monteiro De Oliveira casado com Anna Valentina De Jesus,eles eram de Catas Altas MG, descendentes de Thomé eram de Bandeirantes de SP vem das famílias Chassis,Leme Brito, Bicudo, Garcia Rodrigues com Isabel Rodrigues (Velho). Cada dia passa vou aprendendo mais essa história.
    Tiver alguém dessa família pode entrar em contato pelo email ccafcarvalho1@hotmail.com
    Carlos Ferreira

    ResponderExcluir
  35. Boa noite para todos. Boa informação para quem procura, mas ainda fico sem entender sobre um aspecto: em pesquisas feitas por mim sobre a família Monteiro, me aparece dois logos, um amarelo com águia azul segurando uma espada e o outro sendo branco como plano de fundo com três berrantes compondo o emblema da família. Pq da diferença?

    ResponderExcluir
  36. Muito bom saber nossas origens portuguesas !!!

    ResponderExcluir