terça-feira, 8 de março de 2011

Brasão da Família Garcia

O sobrenome ibérico Garcia é de origem patronímica, vindo do nome próprio pré-romano Garcia, dessa forma não existe apenas uma família Garcia, mas várias e originárias de diversas regiões na Península Ibérica e com diferentes brasões. O nome Garcia não tem origem e significado certo, havendo uma série de palavras godas, germânicas e bascas da qual dizem vir o nome Garcia, dentre estas está a palavra Garsea ou Garzea que significa “garça”, ao qual muitas famílias acreditavam ser o sentido real do nome Garcia, prova disso é a figura da garça em vários brasões das famílias Garcia.

O rei de Pamplona García I Íñiguez teria fundado uma das famílias Garcia, este rei é famoso pela luta conta os mouros e por favorecer a passagem dos peregrinos a Santiago de Compostela, cidade onde estão as relíquias de Santiago, um dos santos mais venerados na Península Ibérica durante a Idade Média.

Acima o brasão que geralmente e associado à família Garcia de Portugal, em prata com três leões vermelhos lampassados de azul, esse brasão pertence à família Garcia de Gondim, provavelmente originária da freguesia de Gondim em Portugal, ao lado um dos mais comuns dos brasões das famílias Garcia de Espanha.

21 comentários:

  1. eu perteso a familia garcia e ela é muito grande.

    ResponderExcluir
  2. Somos a maior meu Trul
    Garcia somos nózes'

    ResponderExcluir
  3. mesmo bonito o brasão dos garcia...tenho grande orgulho de carregar este nome

    ResponderExcluir
  4. Sou da familia garcia, originaria da espanha, avos espanhois residentes no brasil nao mais no dia de hoje, e estou na busca por eles, se alguem souber em como me ajudar fico graciado.

    Cleyton garcia de souza
    mae
    indaia garcia da silva
    avo
    leonides garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ishe! Acho que somos dá mesma família!

      Excluir
    2. ola cleyton, temos os mesmos nomes.... mas invertido!!!
      jhenniffer souza garcia!!!

      Excluir
  5. tamo tudo em casa então eu tambem pertenço a familia garcia

    ResponderExcluir
  6. Também pertenço a família Garcia

    Ivan Garcia Da Silva

    ResponderExcluir
  7. Sou Garcia e sei que meus bisavós eram imigrantes espanhóis. Meu avô é João Matheus Garcia e sei que o nome de sua mãe era Carmen.

    ResponderExcluir
  8. Salve aos Garcia, também pertenço a esta grande família, mas ainda tenho duvidas sobre a origem da minha família se ela é espanhola ou portuguesa!

    ResponderExcluir
  9. As histórias na minha família são muito confusas, meu avô dizem era espanhol Antônio Garcia Vieira ou Vieira Garcia não sei com certeza pois não o conheci, ele faleceu antes de eu nascer, minha avó nunca gostou de falar do passado. Ela levava o nome dele mas o último nome dela era da família dela. O nome dela era Aparecida Etelvina Garcia Vitorino. Eu herdei apenas o Garcia. Os documentos da minha avó são confusos então fica difícil chegar a alguma conclusão.

    ResponderExcluir
  10. eu sou rosivaldo jose garcia, meu avô antonio garcia e avó antonia, diz que meu bisavô veio da espanha e que meu avô em 5 filhos, foi o único que foi registrado aqui no brasil.e meu pai nasceu em borborema sp.

    ResponderExcluir
  11. Sou da Familia Garcia também e com muito orgulho, do lado espanhol catalão.

    ResponderExcluir