segunda-feira, 7 de março de 2011

Brasão da Família Dias e Brasão da Família Diaz



O sobrenome português Dias e sua variação espanhola Diaz é patronímico de Diego ou Diogo, ou seja, os filhos de Diego ou Diogo levavam o apelido Dias, dessa forma não existe apenas uma família Dias, mas várias sem laço de sangue, quanto ao nome Diogo, ele surgiu da abreviação do nome Santiago, gerando Diago, este era um santo muito famoso na Península Ibérica considerado o protetor dos exércitos dos reinos espanhóis e do reino português, Santiago vem da junção de duas palavras Santo e Iago que com a pronúncia corrente se tornou Santiago. Iago vem do hebraico Jacob que significa suplantador, porém não foi apenas o nome Santiago que influenciou na criação de Diogo, acredita-se houve influência conjunta da palavra grega didakos, latinizada no nome Didacus, que significa instruído ou conselheiro.

Segundo a Bíblia, Santiago foi um dos doze apóstolos de Cristo e o primeiro a morrer, ele foi decapitado por ordem do rei judeu Herodes Agripa I, mas a tradição diz que o santo teria visitado a Hispânia antes de sua morte, tentando evangelizar os pagãos, não obtendo sucesso ele voltou para Judéia onde foi martirizado, porém suas relíquias foram levadas para Compostela na Espanha, mais tarde, durante a reconquista da Península Ibérica pelos cristãos, Santiago teria aparecido milagrosamente defendendo os exércitos de Cristo contra os mouros, a partir daí ele passou a ser conhecido por Santiago Mata-mouros, e sua fama se espalhou pela Espanha e Portugal.

20 comentários:

  1. Sempre soube que este nome Dias tinha importancia kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Por falta de um, meu vo chamava José Diaz Diaz.

    ResponderExcluir
  3. Por consequência do meu sobrenome Dias, fui alvo de brincadeiras que eu trabalhava na firma Dias e Dias atoa Ltda kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Entao o nome Dias e bastante corrente certo? Porem em Portugal e um norme raro, e existe em maior numero no Algarve especificamente. Existiu alguma familia mais influente nessa zone que se foi espalhando? Porque seria dificil que no Algarve existisse uma concentraçao de Diogos ou Diagos no Algarve,,, Certo?

    ResponderExcluir
  5. Sabia que eu tinha sangue de guerreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segundos relatos historicos familha dias vem de eternos fidalgos guerreiros por isso todos que trazem este nome são guerreiros joaoluisdias489@gmail.com

      Excluir
  6. Venho a tempo pesquisando a origem dos Dias do qual tenho muito orgulho de pertencer.

    ResponderExcluir
  7. Então nossa descendência vem de Portugal e Espanha...

    ResponderExcluir
  8. Como faço para tirar cidadania portuguesa ou espanhola? Alguém sabe me dizer? Afinal sou um Dias! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  9. O Meu é Dias e Souza , Portugal e Espanha , é nois que voa familia Dias o/

    ResponderExcluir