sexta-feira, 4 de março de 2011

Brasão da Família Reis

O sobrenome português Reis é uma referência aos Três Reis Magos, segundo a tradição cristã, os reis haviam vindo do oriente para presentear o Menino Jesus, guiados por uma estrela, chegando a Judéia foram ao palácio de Herodes, crendo que ali encontrariam o rei dos judeus que havia nascido, Herodes sem conhecer as profecias, pediu aos Magos do Oriente que quando encontrassem a criança voltassem até ele lhe dissessem onde ela estava com a intenção de matá-la após os reis partirem, na procura os Três Reis Magos demoram encontrar o menino Jesus, só chegando até ele em 6 de janeiro.

Na Idade Média os Reis Magos passaram a ser venerados como santos, no século VI suas relíquias foram trazidas de Constantinopla para Milão, e em 1164 foram levados para Colônia na Alemanha onde estão até hoje. Também durante a Idade Média havia a tradição de que os nascidos no dia 6 de janeiro levassem o nome Reis, em referência ao santos do dia acreditando que conseguiriam proteção deles.

Na Alemanha também surgiu uma família Reis, porém a família Reis alemã é de origem patronímica em referência ao nome Risi, esse por sua vez é uma variação italiana do nome Rico, gerando os sobrenomes Risner, Reisner, Reiss e Reis.

Acima o brasão da família Reis portuguesa, com um campo azul e uma estrela de ouro de oito pontas em referência a estrela que guiou os reis até o Menino Jesus.

38 comentários:

  1. Adorei Saber O significado do meu sobrenome e brasao da familia

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber a origem do meu sobrenome nome *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie amigo você sabe algo a mais sobre o sobrenome Dos Reis ...

      Excluir
    2. Milha família dos Reis, segundo meu pai, venho de Portugal, meu avô venho de portugal para o Brasil com 09 anos (+- em 1912). Não sei se têm parentes em Portugal. Espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Li a muitos anos que uma família que servia aos reis a gerações foi agraciada com um título de nobreza E como esse título foi concedido pelos "Reis" a família passou a se chamar "dos Reis" fazendo referência a origem do titulo. Li nesse mesmo lugar que o sobrenome "Reis" é uma variação de "dos Reis"

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. orei saber sobre meu sobre nome neirivelto reis

    ResponderExcluir
  4. saber sobre o passado é conhecer nosso futuro!!

    ResponderExcluir
  5. Eu já desconfiava de que tinha sangue azul. Agora está comprovado: Tenho até brasão de família. Meu nome é Eneas Reis Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço de nome uma família na ilha Terceira/Portugal com o apelido "Reis Leite". Será apenas coincidência!?

      Excluir
  6. Putz, muito foda meu sobrenome kk' Jeferson Reis

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Jefferson Reis, com dois Fs, rsrssrs

    ResponderExcluir
  8. boa, jah tenho um bras'ao tatuado em um braco, agora vou pensar em tatuar ese de familia no outro....

    ResponderExcluir
  9. Eu já sabia, mas acho interessante divulgar.

    ResponderExcluir
  10. Muito saber a origem especialmente qdo essa origem representa uma história tão bela. Agora entendo porque
    o plural "dos Reis".
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, bom saber q a minha origem teve uma parte da história do Menino Jesus.. :D
    Nome: Thays Stephany dos Reis

    ResponderExcluir
  12. Ameei saber, pois meu nome tbm tem Reis♥

    ResponderExcluir
  13. Aos membros deste Blog, meus parentes próximos ou distantes saibam que fiquei muito comovido com a historia de nossa heráldica por remeter ao evangelio atravéz dos santos reis magos bem como às 8 estrelas de 8 pontas que espero se reproduzam em infinitas e belas miríades. Como dizia o poeta: - Ora dizeis ouvir estrelas. Deixo a todos os "Reis" um fraternal abraço e meu e-mail: wickynascimento1@gmail.com para contatos. Orai e vigiai, Jesus voltando.

    ResponderExcluir
  14. Q bom agora sei sobre os meus antepassados

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Adorei saber que meu sobrenome tem uma ligação entre minha vida religiosa

    ResponderExcluir
  17. muito legal a origem do meu sobrenome agora que sei vó tatuar no meu braso esquerdo...

    ResponderExcluir
  18. Que maravilha, eu sempre soube que tinha uma origem nobre, Europeia. Agora tenho certeza e hoje acabei com essa dúvida, pois ao conhecer a história que há tanto ansiava descobrir pude perceber que realmente o meu sobrenome traz em sua história uma origem riquíssima em simbologia e grande significado.

    ResponderExcluir
  19. bacana meu sobrenome també é (dos reis)

    ResponderExcluir
  20. Odiei o significado do meu sobrenome

    ResponderExcluir
  21. que massa nunca sabia que a origem tinha algo a ver com os 3 magos que foram ao encontro de jesus inda recém nascido (ALES DOS REIS FREITAS)

    ResponderExcluir
  22. Que boom saber que nos Reis temos ate brasão acho que vou tatuar Paloma Reis

    ResponderExcluir
  23. Fiquei muito feliz de saber a história do meu nome! Isso me ajudou a descobrir muitas coisas sobre mim e meus sentimentos! Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Leni dos Reis
    meu sobrenome também é dos Reis, sei que meu avo era filho de português, donos de frigorifico (carne de boi) que se estabeleceram em vila velha- Es, se alguém tiver noticias me avise, ele meu avô perdeu o contato com a família por ter se apaixonado pela minha avó que era filha de escravos e a família do meu avô não aceitou o romance.
    gostaria muito de encontrar os meus parentes.
    meu e-mail reisleny@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Também sou Reis! Que legal poder conher um pouco mais sobre O Brasão e sua História! Amei conhecer um pouco mais sobre Meu Sobrenome!

    ResponderExcluir