sexta-feira, 4 de março de 2011

Brasão da Família Reis

O sobrenome português Reis é uma referência aos Três Reis Magos, segundo a tradição cristã, os reis haviam vindo do Oriente para presentear o Menino Jesus guiados por uma estrela, chegando a Judéia foram ao palácio de Herodes, crendo que ali encontrariam o rei dos judeus que havia nascido, Herodes sem conhecer as profecias pediu aos Magos do Oriente que quando encontrassem a criança voltassem até ele e lhe dissessem onde ela estava, com a intenção de matá-la após os reis partirem na procura, os Três Reis Magos demoram encontrar o menino Jesus, só chegando até ele em 6 de janeiro.
Na Idade Média os Reis Magos passaram a ser venerados como santos, no século VI suas relíquias foram trazidas de Constantinopla para Milão, e em 1164 foram levados para Colônia na Alemanha onde estão até hoje. Também durante a Idade Média havia a tradição de que os nascidos no dia 6 de janeiro levassem o nome Reis, em referência aos santos do dia acreditando que conseguiriam proteção deles.
Na Alemanha também surgiu uma família Reis, porém a família Reis alemã é de origem patronímica em referência ao nome Risi, esse por sua vez é uma variação italiana do nome Rico, gerando os sobrenomes Risner, Reisner, Reiss e Reis.
Acima o brasão da família Reis portuguesa, com um campo azul e uma estrela de ouro de oito pontas em referência a estrela que guiou os reis até o Menino Jesus.

59 comentários:

  1. Adorei Saber O significado do meu sobrenome e brasao da familia

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber a origem do meu sobrenome nome *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie amigo você sabe algo a mais sobre o sobrenome Dos Reis ...

      Excluir
    2. Milha família dos Reis, segundo meu pai, venho de Portugal, meu avô venho de portugal para o Brasil com 09 anos (+- em 1912). Não sei se têm parentes em Portugal. Espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Li a muitos anos que uma família que servia aos reis a gerações foi agraciada com um título de nobreza E como esse título foi concedido pelos "Reis" a família passou a se chamar "dos Reis" fazendo referência a origem do titulo. Li nesse mesmo lugar que o sobrenome "Reis" é uma variação de "dos Reis"

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. ola tambem sou da familñia dos reis

      Excluir
  3. orei saber sobre meu sobre nome neirivelto reis

    ResponderExcluir
  4. saber sobre o passado é conhecer nosso futuro!!

    ResponderExcluir
  5. Eu já desconfiava de que tinha sangue azul. Agora está comprovado: Tenho até brasão de família. Meu nome é Eneas Reis Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço de nome uma família na ilha Terceira/Portugal com o apelido "Reis Leite". Será apenas coincidência!?

      Excluir
    2. Bacana! Meu sobrenome é leite dos reis

      Excluir
    3. Bacana! Meu sobrenome é leite dos reis

      Excluir
  6. Putz, muito foda meu sobrenome kk' Jeferson Reis

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Jefferson Reis, com dois Fs, rsrssrs

    ResponderExcluir
  8. boa, jah tenho um bras'ao tatuado em um braco, agora vou pensar em tatuar ese de familia no outro....

    ResponderExcluir
  9. Eu já sabia, mas acho interessante divulgar.

    ResponderExcluir
  10. Muito saber a origem especialmente qdo essa origem representa uma história tão bela. Agora entendo porque
    o plural "dos Reis".
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, bom saber q a minha origem teve uma parte da história do Menino Jesus.. :D
    Nome: Thays Stephany dos Reis

    ResponderExcluir
  12. Ameei saber, pois meu nome tbm tem Reis♥

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Aos membros deste Blog, meus parentes próximos ou distantes saibam que fiquei muito comovido com a historia de nossa heráldica por remeter ao evangelio atravéz dos santos reis magos bem como às 8 estrelas de 8 pontas que espero se reproduzam em infinitas e belas miríades. Como dizia o poeta: - Ora dizeis ouvir estrelas. Deixo a todos os "Reis" um fraternal abraço e meu e-mail: wickynascimento1@gmail.com para contatos. Orai e vigiai, Jesus voltando.

    ResponderExcluir
  15. Q bom agora sei sobre os meus antepassados

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Adorei saber que meu sobrenome tem uma ligação entre minha vida religiosa

    ResponderExcluir
  18. muito legal a origem do meu sobrenome agora que sei vó tatuar no meu braso esquerdo...

    ResponderExcluir
  19. Que maravilha, eu sempre soube que tinha uma origem nobre, Europeia. Agora tenho certeza e hoje acabei com essa dúvida, pois ao conhecer a história que há tanto ansiava descobrir pude perceber que realmente o meu sobrenome traz em sua história uma origem riquíssima em simbologia e grande significado.

    ResponderExcluir
  20. bacana meu sobrenome també é (dos reis)

    ResponderExcluir
  21. que massa nunca sabia que a origem tinha algo a ver com os 3 magos que foram ao encontro de jesus inda recém nascido (ALES DOS REIS FREITAS)

    ResponderExcluir
  22. Que boom saber que nos Reis temos ate brasão acho que vou tatuar Paloma Reis

    ResponderExcluir
  23. Fiquei muito feliz de saber a história do meu nome! Isso me ajudou a descobrir muitas coisas sobre mim e meus sentimentos! Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Leni dos Reis
    meu sobrenome também é dos Reis, sei que meu avo era filho de português, donos de frigorifico (carne de boi) que se estabeleceram em vila velha- Es, se alguém tiver noticias me avise, ele meu avô perdeu o contato com a família por ter se apaixonado pela minha avó que era filha de escravos e a família do meu avô não aceitou o romance.
    gostaria muito de encontrar os meus parentes.
    meu e-mail reisleny@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Também sou Reis! Que legal poder conher um pouco mais sobre O Brasão e sua História! Amei conhecer um pouco mais sobre Meu Sobrenome!

    ResponderExcluir
  26. Sou reis de MG , adorei conhecer minhas origens !

    ResponderExcluir
  27. Sou reis de MG , adorei conhecer minhas origens !

    ResponderExcluir
  28. Adorei conhecer um pouso da nossa história Reis.

    Raquel Reis Florianópolis Sc

    ResponderExcluir
  29. Adorei conhecer um pouso da nossa história Reis.

    Raquel Reis Florianópolis Sc

    ResponderExcluir
  30. Eu sou Reis e essa Historia esta batendo com minha origem.

    ResponderExcluir
  31. eu sou neto da dona joana maria reis , filha maria zenaide reis santos da região de são cristovão em sergipe -aracaju

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber de meu avô paterno,que veio para o brasil ,rio de janeiro na decada de 1930 a1940 e que se chamava MANUEL FERREIRA DOS REIS

    ResponderExcluir
  33. MÁRCIA RHEIN XAVIER. DA CIDADE DA SERRA GAÚCHA QUE NUNCA EXISTIU UM NOME ASSIM DE PRESIDENTE DO BRASIL, MUNHA CIDADE DE CHAMA PRESIDENTE LUCENA NO RS- EU ESTUDEI A ORIGEM DAS FAMÍLIAS RHEIN COSTA E XAVIER E DESCOBRI QUE TENHO PARENTESCO COM O DINHO DOS MAMONAS ASSASSINAS, COM O MÉDIUM CHICO XAVIER E COM O ATOR QUE FAZIA O TENENTE EUGENE TAKLBERRY DE LOUCADEMIA DE POLÍCIA. A ORIGEM DA FAMÍLIA XAVIER VEIO DA GRÉCIA E LÁ ESTEVA NA GRÉCIA ENCANAÇÃO DE PLATÃO E DEPOIS A FAÍLIA XAVIER FOI PARAR NA FRANÇA E TEVA NA FRANÇA ALLAN KARDEC E DEPOIS A FAMÍLIA XAVIER FOI PARAR NO BRASIL E NASCEU NA CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO EM2 DE ABRIL DE 1910 O MÉDIUM FRANCISCO CANDIDO XAVIER, E MINHA TIA DO MEU PAI CONTOU PRA MINHA MÃE QUE SEU PAI TINHA UM TIO QUE MORAVA EM MINAS GERAIS, QUE TEVE UM FILHO COM O NOME E JOÃO XAVIER E QUANDO VI NA INTERNET ESTE JOÃO XAVIIER ERA O PAI O MÉDIUM CHICO XAVIER E EU E MINHA IRMÃ SOMOS PRIMAS DO FILHO DO MÉDIUM E MEU PAI QUE JÁ DESENCARNOU ERA PRIMO DO MÉDIUM na família Rhein a tia da minha avó e minha avó saíram da Alemanha para o Brasil em 1929, ambas tinham 5 anos de diferença, a minha avó tinha 15 e sua tia 20 anos As duas vieram virgens, ,sim, com respeito a minha avó que era criança não aconteceu nada, mas na viagem a tia da minha avó conheceu um rapaz dentro do navio que começou a gostar dele e começaram a namorar noivar e casar dentro do navio, E CHEGOU A TIA DA MINHA AVÓ GRAVIDA E TEVE QUE CUIDAR DA MINHA AVÓ POR UM TEMPO DEPOIS QUE MINHA AVÓ EPA DESCULPE A MINHA AVÓ TINHA A MESMA idade 20 ANOS QUE ENGRAVIDOU DA MINHA MÃE AOS 20 ANOS E A TIA DA MINHA AVÓ NÃO CONSEGUINDO FIVARR NO BRASIL TENTOU, A SORTE NOS ESTADOS UNIDOS ONDE TEVE UMA MENINA NO MESMO ANO, E GANHOU A SUA ENINA QUANDO FEZ 20 anos e ganhou uma menina e quando sua filha fez 20 anosengravidou de um menino e teve no mesmo ano, e era um boy como se fala nos estados unidos piá, e o piá quando fez 20 anos, descobriu a hstória da duas e queria muito criar um filme contando a vida das duas, mas não conseguiu realizar seu sonho, mas aos 20 anos o jovem rapaz resolveu, em vez de fazer um filho e nascer uma criança de dois sexos, resolveu fazer curso de teatro na BRODAWAY EM HOLLYWOOD, BERÇO DOS ARTISTAS E FICAR FAMOSO PARA REALIZAR SEU SONHO DE FAR ESTE FILME, E NÃO CONSEGUIU, MAS CONSEGUIU FICAR FAMOSO NOS FILMES LOUCADEMIA DE POLÍCIA E LDELOUCACIA DE POLÍCIA E TAMBÉM STAR WARS UERRA NAS ESTRELAS COM ATORES ANTIGOS E SEU NOME NÃO DEVERIA DE ESQUECER DE COLOCAR OSOBRENOME DA MINHA MÃE SEMILDA RHEIN E PORQUE PARA A FAMÍLIA DO BRASILO RECONHECER....NÃO SEI SE ESTA HISTÓRIA É VERDADEIRA, OUVI BOATOS QUE SOMOS EU E GERMAINE ÉRAMOS PARENTES DESTE ATOR QUE SE FOI EM 2001 NUMA PARADA CARDÍACA NO CORAÇÃOEM PLENO CASAMENTO DE UM DE SEUS FILHOS E MORREU FELIZ POIS HAVIA SUA ALMA VIRAO PADRE E SE CASOU COM DEUS....SEU NOME NÃO PODEREI REVELAR.

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde;
    Estou precisando da história e do brasão do sobrenome alemão HERTEL.

    Desde já agradeço

    Att. Nilson Miranda
    miranda.nilson@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Esse é o brasão da família de seu Benardino dos Reis Filho em Lisboa Portugal

    ResponderExcluir
  36. Com muito orgulho ter o sobrenome Reis

    ResponderExcluir
  37. Gente cheguei chorar de saber das minhas raízes tô muito feliz !!!!!!Deus seja louvado ontem,hoje e eternamente 💗💗💗💗💗💗

    ResponderExcluir
  38. Oi .como posso saber a minha origem? Minha árvore genealogicas? Meus sobrenomes Bispo, dos Reis , alguém aí pode me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Sou Cleirivone Bispo dos Reis. Quero saber sobre como encontrar minha árvore genealogica. Bispo, Dos Reis.

    ResponderExcluir
  40. Procuro alguém da família Reis de Goiás.
    Ou oliveira Reis, alguém conhece?
    Alguem conheceu há muitos anos atrás , um senhor hoje ja falecido ,chamado Antonio Bento ?

    ResponderExcluir
  41. Procuro alguém da família Reis de Goiás.
    Ou oliveira Reis, alguém conhece?
    Alguem conheceu há muitos anos atrás , um senhor hoje ja falecido ,chamado Antonio Bento ?

    ResponderExcluir