sábado, 19 de março de 2011

Brasão da Família Mendes

O sobrenome Mendes surgiu na Península Ibérica e é de origem patronímica, no princípio os filhos dos homens chamados Menendo recebiam o nome ou a alcunha Mendes, por sua vez, o nome Menendo é uma forma abreviada do nome visigótico Hermengilt (Hermenergildo) que é de composição controversa, porém alguns crêem que o nome é composto por duas palavras visigóticas Ermen , que significa tudo ou inteiro, e Gilt ou Gild, que significa sacrifício ou tributo, dessa forma Hermenegildo significaria sacrifício total. Com o tempo o nome Menendo ganhou a forma abreviada Mendo, e o nome Mendes passou a ser patronímico desta variação, mais tarde também se assimilaria o nome Mendes a filhos de homens chamados Mendel e Mem.

O nome Mendes ou Mendez foi adotado, primeiramente, por famílias dos reinos hispânicos antes mesmo da independência de Portugal, inclusive alguns historiadores consideram que D. Afonso Henriques, o primeiro rei português, teve por aio o arcebispo de Braga D. Paio Mendes que se tornou o conselheiro do monarca.

Abaixo os brasões da família Mendes de Portugal.




45 comentários:

  1. Meu sobrenome é Mendes, Família de Pernambuco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm sou Mendes e minha família é de Pernambuco.
      Timbaúba, Macaparana.

      Excluir
  2. Meu sobrenome é Mendes, seu do Ceará.

    ResponderExcluir
  3. Meu sobrenome e Mendes sou do Rio De Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu sobrenome e Mendes sou do mato grosso do sul, erdei da minha mãe que é gaucha neto...

    ResponderExcluir
  6. Minha avó era Mendes, sou do Paraná.

    ResponderExcluir
  7. Meu sobrenome é Mendes de Mossoró Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
  8. meu sobrenome e mendes minha familia era de sao simao sp e vivero em santos

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Claudio Mendes. Meu avo era Celestino Gonçalves Mendes e eu sou de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. o sobrenome do meu pai tbm é Mendes da Silva, ele é de Minas Gerais

      Excluir
    2. o sobrenome do meu bisavô é Mendes da Silva e ele veio da Bahia para Luz-MG

      Excluir
    3. meu biso! não sei, mas meu avô e meu pai é mendes, e são de Minas Gerais

      Excluir
  11. Sou Mendes e sou de Coimbra- portugal e vivo em Espinho

    ResponderExcluir
  12. sou mendes e nasci em sp< mas o meu pai é de minas gerais
    Fiquei sabendo que o nome é de origem judaica, sabe alguma coisa sobre isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Ilo Mendes Boucinha de Dom Pedrito no RGS e tenho a convicção de que os Mendes são de origem judaíca.O escritor Moacir Mendes Scliar, judeu, que escreveu A estranha nação de Rafael Mendes é a pista.Abraços. Ilo Mendes

      Excluir
  13. SOU MANUEL MENDES DE MEDEIROS FILHO DO RIO DE JANEIRO
    HER DEI O MENDES DE MEU PAI QUE ERA PORTUGUES DA CIDADE DO PORTO

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Anchieta Mendes , de Juazeiro do Norte -CE., herdei do meu pai.

    ResponderExcluir
  15. meu sobrenome é Mendes,eu herdei da minha mãe. Vitória-ES

    ResponderExcluir
  16. Daniel
    meu sobre nome eh Mendes,herdei do meu pai,que nasceu no ceará,que por sua vez herdou de sua mãe,minha avó.

    ResponderExcluir
  17. Meu sobrenome é mendes, sou do Piaui

    ResponderExcluir
  18. Edivar Mendes, Apodi RN. Orgulho por um mendes.meu pai é edivar mendes, meu avô francisco mendes do ceara, aqui no apodi somos em torno de mil mendes.

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Jair V.V.Mendes, sou de Macaíba-Rn, nosso sobrenome veio de Barcelona que é interior de São Gonçalo do Amarante e que faz parte da grande Natal-Rn. Estou fazendo pesquisa a pouco tempo, sou Mormón e nós temos o costume de fazer Genealogia e História da Família, por esse motivo cheguei até este blog, quem quiser mais informações de suas famílias, nós temos o maior acervo Genealógico do mundo, claro, nem tudo tem lá, pois se não eu não estaria pesquisando em outros lugares. Se alguém quiser se comunicar meu e-mail é kleitonmoriancomer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. :D Meu Sobre Nome é Mendes...
    Herdei da Minha mãe,que por vez herdou de minha Vó,que herdou do meu Bisavô, Terto Mendes...

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Rute Mendes,minha familia é de Minas Gerais,acho que Minas é o estados que mais tem mendes no país !!!

    ResponderExcluir
  22. Meu sobrenome e Mendes,sou de Foz do Iguaçu - PR

    ResponderExcluir
  23. Flávio L. Mendes
    Sou de Goiânia-Go. Erdei o Mendes de meu avô, que VEI de MG.

    ResponderExcluir
  24. Meu sobrenome é Mendes e eu sou do Rio Grande Do Sul

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é André Mendes, moro em taubaté Sp, porem minha família vem do sul de Minas gerais, meu avô ( Clodovil Mendes) nasceu em uma cidade fundada pelos seus antepassados a cidade chama Eloi Mende. meu pai Ivair Mendes Nasceu Cordislândia tambem no sul de MINAS. email... andremendes@live.com

    ResponderExcluir
  26. Nossaa!! Também tenho o sobrenome Mendes, herdei do meu pai que é neto de portugueses. Infelizmente não sei de que parte de Portugal eles vieram pois, quando foram procurar a cidade não existia mais, e os habitantes se espalharam. Meu pai nasceu em Alvorada do Sul, no Paraná, e eu nasci e moro em Manaus-Amazonas.
    Priscilla Mendes

    ResponderExcluir
  27. Meu nome é Marcos Maurício Mendes Lima, natural de Belo Horizonte, (Minas Gerais),filho de José Desidério de Lima(descendente dos Arvellos) e de Leda Mendes. Leda, por sua vez,natural de Entre-Rios de Minas era filha de Caio Mendes e de Isaura de Oliveira Mendes(família Ribeiro de Oliveira),natural de Entre-Rios de Minas), filho de José da Rocha Mendes, por sua vez filho de Firmino Rocha Mendes(natural de Barbacena),cuja profissão era Juiz de Orfãos(em Santos Dumont),casado com a italiana Engracia Vitalina. Acredito eu,que os pais de Firmino,cristão novos, vieram da Espanha,passando primeiramente pela Ilha de Madeira,em Portugal.

    ResponderExcluir
  28. Sou Renata Mendes, do RJ.Herdei da minha mãe, que herdou do meu avô, de Pernambuco. Parece que a maior concentração está ao norte do Brasil.

    ResponderExcluir
  29. ola tbm sou mendes na verdade ribeiro mendes..herdei do meu pai que veio de Ipirá- BA

    ResponderExcluir
  30. Tbm sou Mendes - nasci em João Pessoa-PB o sobrenome e do meu pai e ele nasceu em Coremas-PB

    ResponderExcluir
  31. Sou Katia Regina Mendes, nasci em São Paulo,hoje moro em Campinas/SP, meu Pai Vantil Mendes, meu avó Clemente Mendes, são oriundos do norte de Minas Gerais, vindos para São Paulo na década de 50. Sabemos de parentes no Mato Grosso do Sul, no Amapá, mais a maioria dos filhos de Clemencia e Clemente Mendes moram em São Paulo Capital. meus avós eram primos e se casaram por isso acho tem Mendes pra todo lado! Saudações!

    ResponderExcluir
  32. sou mendes meus avos sao do paraná, meus tios sao de faxinal PR, londrina PR, juenvilhe SC e minha familha q chegou em sao paulo á 20 anos algum parente perdido aiii kkkkk

    ResponderExcluir