sábado, 23 de abril de 2011

Brasão da Família Tavares

O sobrenome Tavares vem da palavra latina Talavus, nome comum de algumas plantas, desta forma Tavares seria um lugar com muitos Talavus, surgindo primeiro na forma de Thalavares e com a pronúncia se tornou Tavares, este denominou regiões em Portugal, na atual cidade de Mangualde. Dessa forma o sobrenome Tavares é de origem toponímica, ou seja, as pessoas vindas das regiões chamadas Tavares adotaram o nome por sobrenome.
Teria o cavaleiro Pedro Viegas adotado à alcunha Tavares no seculo XIII, após receber o Senhorio de Tavares, e viria dele o ramo nobre da família.
Ao lado o brasão da família Tavares de Portugal, com cinco estrelas vermelhas de seis raios.

27 comentários:

  1. meu sobre nome é de plata kkkkkkkkkkkkk
    - Kássio Tavares

    ResponderExcluir
  2. NÃO PROCEDE, O NOME "TAVARES", É DERIVATIVO DE "TAFARES", POIS NA REGIÃO ONDE FICA MANGUALDE E VISEU, HAVIAM CAMPOS DE TAFAR, UMA PLANTA RASTEIRA DA REGIÃO, E NO SEC XII, UM CAVALEIRO DE NOME IGNORADO, RECEBEU O TITULO DE SENHOR DOS TAFARES,POR SE DESTACAR NAS LUTAS CONTRA OS MOUROS, ASSENHOROU-SE DE UM CASTELO, E SEUS DESCENDENTES CORROMPERAM O NOME PARA TAVARES COM O PASSAR DOS SÉCULOS.........IGNORA-SE O PRIMEIRO A CHEGAR AO BRASIL PORTANTO ESSE SOBRENOME...

    ResponderExcluir
  3. Será verdade isso ja me falaram que o sobrenome era do cavaleiros da tabula redonda

    ResponderExcluir
  4. que chique,meu sobrenome é um nome de uma planta...
    Bem sou Helton Tavares...

    ResponderExcluir
  5. ola! bom eu gostaria de saber meu passado minha família foi separada e minha avo materna nunca pode falar o nome de minha bisavó materna sendo assim nao sei nada sobre os meus antepassados! por favor se puderem me ajudar agradeço e muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comunique com Rute T.Tavares em Nanuque MG, pois é uma pesquisadora neste sentido: 33 3621 1832.

      Excluir
    2. Voce sabe o email de Rute Tavares? Eu também sou Tavares.Grata

      Excluir
  6. Olá me chamo Patrícia Tavares, porém meus antepassados imigraram ai Barsil, a muitos anos e procuro alguma coisa que consiga provar minha descendência.. O nome que tenho é Laurentino Tavares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Nanuque tem a Rute T.Tavares, a qual pesquisa profundamente. 33 36211832.

      Excluir
  7. Maravilhoso !!! Estivemos em Portugal.
    Foi maravilhoso ver o brasão da família "Tavares" no Palácio Nacional de Sintra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ely.Me chamo Hilda tavares. Por favor, voce fotografou o brasão? Não terei nunca uma chance de ir a Portugal. Por favor, poderia passar, se existir, a foto do brasão, para o meu whatsapp (22) 981527719 Agradecida, deixo-lhe um abraço.

      Excluir
  8. Lucas Teixeira Tavares, como posso adquirir?

    ResponderExcluir
  9. Os primeiros tipos de plantas encontradas no monte Tabor era chamadas de Carvalhos de Tabor (Quercus ithaburensis) Árvores de Tabor. -Tsvory Tavoty Ttavory Tavori Tawory Tavoly Tavoy Tavorya Tvaory Tavoyr Tavroy Tvora Tavora, Thalavares Talabares Tabares Tavares. Logo a origem em si vem de quem morava na região do monte Tabor em Israel. Esta é a mais lógica no momento pra mim...

    ResponderExcluir
  10. Visitem o Blog do Sargento Tavares
    http://blogdosargentotavares.blogspot.com.br/
    (44) TIM 9963.6167 - Maringá - Paraná

    ResponderExcluir
  11. Eu sou Marcela Tavares P., neta de Ermirio Tavares e Theodora.

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana.. o meu é Tavares de Lima que tem origem em Pernambuco. Criei um blog sobre a genealogia de minha família paterna.

    http://tavaresdelima.blogspot.com.br/2014/03/josepha-alvares-tavares-de-lima.html

    ResponderExcluir
  13. Na Sala dos Brasões do Palácio Nacional de Sintra em Portugal as estrelas do brasão da família Tavares tem oito pontas, tu coloca uma foto com as estrelas de 6pontas, Um diz que o sobrenome descende de uma planta Talavus, outro diz que é derivativo de "TAFARES"? Alguma informação tem alguma procedência?de onde saiu estas informações?documentação?isso parece jogo de futebol quedos tem uma opnião, que todo mundo é juiz, mas ninguém comprova nada...rzrzrz

    ResponderExcluir