domingo, 10 de abril de 2011

Brasão da Família Borchardt

O sobrenome Borchardt é de origem toponímica vindo do baixo-alemão (niederdeutsch), idioma falado no norte da Alemanha, Borchardt surgiu na junção da palavra burg, que significa castelo, e a palavra harti, que significa forte, dessa forma Borchardt seria castelo forte ou cidade forte. O sobrenome foi adotado por diversas famílias nobres na Idade Média, o registro mais antigo do sobrenome Borchardt data de 1316, no chamado Stralsunder Bundesbrief, um acordo assinado na cidade de Stralsund, na Pomerânia, uma região ao norte da Alemanha e Polônia, nesse documento é mencionado um nobre chamado Henneke Borchardes.
Do norte da Alemanha o sobrenome chegou à Polônia, na França e nos Países-Baixos, Borchardt ganhou diversas variações, como Burchard ou Burkhard, na França, e Borcharen, na Holanda, entre muitas outras, por ser um nome de origem toponímica muitas destas famílias não tem laço consanguíneo entre e si e colecionam uma série de brasões diferentes nos países onde originaram suas variações.
Ao lado o brasão da família Borchardt, o lema da família é DEO FAVENTE, que significa “Com a graça de Deus” ou “Deus me favoreceu”.

3 comentários:

  1. Sou brasileira, da família Borcard (aportuguesado)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A explicação está correta, porém o brasão certo é nas cores azul e verde, com um castelo e dois pinheiros.

    ResponderExcluir