sexta-feira, 29 de abril de 2011

Brasão da Família Paulino

O sobrenome Paulino está relacionado a São Paulo, um dos santos mais populares na Europa medieval, por isso existem famílias Paulino na Inglaterra, França Espanha, Portugal, Itália, Alemanha e no Flandres, é claro que nem todas com a mesma grafia, algumas surgiram de forma toponímica, já outras de forma patronímica, mas todas influenciadas pela figura de São Paulo, este foi um apóstolo e escreveu vários livros do novo testamento bíblico, Paulo originalmente se chamava Saulo, que significa grande, e perseguia os cristãos, porém um dia ele encontrou com Jesus no caminho de Damasco e se converteu, a partir daí Saulo passou a usar o nome Paulo, que significa pequeno.

Paulino vem do nome latino Paulinus, que significa pequeno Paulo ou relacionado a Paulo, o nome Paulinus ou Paullinus já era usado desde os tempos romanos, geralmente os filhos de homens chamados Paulo eram batizados com o nome Paulino, ou os devotos de São Paulo, além de São Paulino de Nola, São Paulino de Treveris e São Paulino de Aquilea.

Ao lado o brasão da família Paulino da Espanha.



61 comentários:

  1. Uma das famílias mais importantes da Europa medieval

    ResponderExcluir
  2. Eu queria ver o da família Lentz mas não achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Familia Lentz em: http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/05/brasao-da-familia-lentz.html

      Excluir
  3. Pode ser que não tem colocado, Lentz NoobWorld.

    ResponderExcluir
  4. Ademir Paulino de Souza - não estou conseguindo copiar o brasão da família Paulino. Meu pai nasceu em Arceburgo-MG

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Jamille as suas características parece muito com a minha família vc parceiro muito mesmo acho que somos primas me chama no whatsapp (11) 9 8686-1625

      Excluir
  6. Boa noite!!!
    Gostaria de ajuda para descobrir a origem da minha família. Minha vô materna tinha Paulino em seu primeiro sobrenome.

    Aguardo ajuda.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Juliani minha avo por parte de pai tinha paulino e meu avo por parte de mae tinha paulino como primeiro sobrenome e eu tenho Paulino como meu primeiro sobrenome. gsotaria de saber se voce descobriu algo sobre a origem do seu sobrenome? obrigado desde ja! eu estou pesquisando isso tbm qualquer ajuda seria de bom tamanho.

      Excluir
    2. Oi Charlie!
      Ainda estou fazendo pesquisas. Por enquanto nada substancial.
      A família da minha Nona é da cidade Cavalcante-GO.
      Aconselho a ir aos cartórios fazer pesquisa.
      Abraço.

      Excluir
  7. Boa noite!!!
    Gostaria de ajuda para descobrir a origem da minha família. Minha vô materna tinha Paulino em seu primeiro sobrenome.

    Aguardo ajuda.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!!!
    Gostaria de ajuda para descobrir a origem da minha família. Minha vô materna tinha Paulino em seu primeiro sobrenome.

    Aguardo ajuda.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Minha família carrega esse sobrenome. tenho mais de treze tios que herdaram esse sobrenome dos meus avós. queria saber mais para ver se descubro onde se encontram meus tios avós, que perderam contato com meus avós, acho que moram em Minas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou do sul de Minas. Tenho muitos parentes aqui com o sobrenome Paulino

      Excluir
    2. Também tenho Paulino que veio do avô Joaquim paulino da costa

      Excluir
    3. Vc sabe o nome deles? Eu procuro parentes nossos com esse sobrenome que herdamos do meu bisavô

      Excluir
    4. Vc sabe o nome deles? Eu procuro parentes nossos com esse sobrenome que herdamos do meu bisavô

      Excluir
    5. Meus avôs eram mineiros também e herdei o sobrenome Paulino deles

      Excluir
    6. Meu pai e franco paulino da costa e mora na e vei de minas pra bahia e ficaram algums em minas e outros foram para o para, ele fala que tem um irmao por nome de joaquim paulino da costa pode ser irmaos

      Excluir
    7. Meu pai e franco paulino da costa e mora na e vei de minas pra bahia e ficaram algums em minas e outros foram para o para, ele fala que tem um irmao por nome de joaquim paulino da costa pode ser irmaos

      Excluir
    8. Oi. Eu pesquiso a História da minha família. Eu possuo o sobrenome Paulino em meu nome e pesquiso muito. Você pode entrar em contato comigo por whatsApp 092 99364-9352

      Excluir
    9. Oi. Eu que comentei esse post amterior

      Excluir
  10. Respostas
    1. Eu procuro parentes nossos com esse sobrenome que herdamos do meu bisavô João paulino da Silva e Joana Maria da conceição

      Excluir
    2. Eu procuro parentes nossos com esse sobrenome que herdamos do meu bisavô João paulino da Silva e Joana Maria da conceição

      Excluir
    3. Olá eu tenho um tio que já é falecido com o nome de João ele era natural de Pernambuco será se é o mesmo?

      Excluir
  11. Bem, Meu nome real, é Raphael Fernando Paulino, más, meu Avô era negro... Isto esta certo, sendo que esta família, é de grande parte Européia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ralph,
      Me chamo Diogo Paulino e meu Bisavô se chamava Antônio Paulino de França e sei que meu avo era negro, tlvez seja normal, uma vez que são todos de origem mineira

      Excluir
  12. Bem, Meu nome real, é Raphael Fernando Paulino, más, meu Avô era negro... Isto esta certo, sendo que esta família, é de grande parte Européia...

    ResponderExcluir
  13. bem meu nome e maria luzanira da silva rodrigues, filha de maria nazaré paulino da silva. neta de Jose paulino da silva e de dona maria Julia da conceição, minha mãe nasceu em saboeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luza.
      O pai da minha nona tinha esse nome José Paulino da Silva.
      A familia residia em Cavalcante-,Go.
      Vc conhece alguém nesta cidade?

      Excluir
  14. OLÁ PAULINOS, VAMOS INTERAGIR E NOS CONHECER MAIS!!!

    ResponderExcluir
  15. OLÁ PAULINOS, VAMOS INTERAGIR E NOS CONHECER MAIS!!!

    ResponderExcluir
  16. Que legal não sabia que paulinos eram da espanha

    ResponderExcluir
  17. eu tenho 2 tios e 5 primos com o sobre nome paulino . meus pai eram do parana e atualmente somo de rondonia , queria saber mais das pessoas que tem esse sobre nome paulino.

    ResponderExcluir
  18. nós somos de fortaleza -ce e atualmente moramos e são paulo,nossa família e nordestina e se não estou enganada, parte da família paulino veio do rio grande do norte, e ao se casarem no ceará deu origem ai a uma grande família paulino mas exatamente no Iguatu e algumas outras cidades próximas.Paulino era sobrenome de meu avó, minha avó era conceição da silva, que posteriormente passou a se chamar Julia da conceição paulino.

    ResponderExcluir
  19. o bom e que se coloque o nome completo de seus avós assim agente saberá se somos parentes ou não, que acham? No Ceará na cidade do Iguatu todos os paulinos e da mesma família neste caso a minha.conheço muito pouco deles vim para são paulo com 15 anos de idade vou sempre para fortaleza mas nunca ao Iguatu fico sem graça não sei quem devo procurar pois meus país são falecidos ai fica difícil localizar alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luza tudo bem ? entao meu sobrenome e Pulino tbm e meu bisavos vieram do rio grande do sul depois foram para o Ceara, parte dela foi para o maranhao depois Para, gostaria de saber mais sobre minha origem e descobrir a origem do meu sobrenome. se voce pudesse entrar em contato comigo seria legal.

      Excluir
  20. Meu pai era de minas ,seio o local certo,nome dele é José paulino dias

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Minha mãe e meus tios são da cidade de Iguatu e tem o sobrenome Paulino. Meu avô era Enéas Paulino de Sousa. Lembro de um tio-avô que se chamava Francisco (Fransquinho) que casou-se com Emilia e tiveram filhos que tenho certeza que ainda moram em Iguatu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu bisavô José Paulino de Sousa e minha bisavó Josefa Maria da Conceição

      Excluir
    2. Olá meu bisavô José Paulino de Sousa e minha bisavó Josefa Maria da Conceição

      Excluir
  23. Minha mãe e meus tios são da cidade de Iguatu e tem o sobrenome Paulino. Meu avô era Enéas Paulino de Sousa. Lembro de um tio-avô que se chamava Francisco (Fransquinho) que casou-se com Emilia e tiveram filhos que tenho certeza que ainda moram em Iguatu.

    ResponderExcluir
  24. Ola,eu tenho o sobrenome paulino e procuro saber a origem dele e se tenho alguma raiz europeia! gostaria de saber como eu comeco a procurar esses documentos e descobrir de onde vem meus bisavos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá entre em contato comigo 092 99364-9352

      Excluir
    2. Olá meu bisavô José Paulino de Sousa e minha bisavó Josefa Maria da Conceição acho que eles sao da paraibada de uma cidade chamada souza.

      Excluir
    3. Olá meu bisavô José Paulino de Sousa e minha bisavó Josefa Maria da Conceição acho que eles sao da paraibada de uma cidade chamada souza.

      Excluir
    4. Sou do interior da Paraíba. Meu avô é José Paulino de Amorin e minha vó Maria do Socorro Paulino .

      Excluir
    5. Será que tem algum parentesco?

      Excluir
  25. Sou da família Paulino e meu pai era de Pernambuco e aos 16 anos veio para São Paulo e nunca mais voltou a sua terra, gostaria de um dia encontrar meu tios e tias pois meu pai não sabe mais informações sobre a sua família. Segue meu email ge-lam@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Oi .. o meu pai também. Espera ai ... ... Gerson é você ???

    ResponderExcluir
  27. Legal ainda que o meu seja na escrita Paulina é maravilhoso saber a origem de seu sobrenome. Meus pais são mineiros

    ResponderExcluir
  28. O nome do meu esposo é Joao Paulino.Filho de Manoel Paulino e Maria Odete Pereira.Nasceu em Milagre Ceará procura Parentes.Entrem em contacto

    ResponderExcluir
  29. oi o nome da minha bisavó é Bernadete Schetz eu queria saber o significado, a origem e a historia de como chegou no Brasil.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite pessoal!
    Estou buscando informaçőes sobre
    Antonio Luis Paulino da Silva.
    Se souberem algo como nome dos pais, onde nasceu e etc, peço que me enviem.
    Agradeço.

    ResponderExcluir