terça-feira, 5 de abril de 2011

Brasão da Família Kalinowski

O sobrenome Kalinowski (pronuncia-se Kalinófsqui) e suas variações Kalinowa, Kalinowska, Kalinawskas, Kalinowscy entre outros, surgiram na Polônia e são de origem toponímica, ou seja, o apelido era dado a pessoas vindas de locais chamados Kalinow, Kalinowa ou Kalinowo, nomes muito comuns a regiões na Polônia, esses nomes podem ter surgido na referência a uma planta chamada rosa-de-gueldres, que em polonês se chama koralowa.

O ramo nobre da família Kalinowski na Polônia foi fundado por Martin Kalinowski, no século XVI, este foi o maior proprietário de terras da Polônia Oriental, seus domínios ficavam na costa esquerda do rio Dniestre. Seu filho Alexander Valenty Kalinowski (Walenty Aleksander Kalinowski) governou a Vinnytsia e Bratslav na atual Ucrânia, nesse período a família Kalinowski expandiu ainda mais os seus domínios, o castelo da família Kalinowski ficava em Husiatyn na antiga Podólia.

Acima o brasão em vermelho com uma seta e duas estrelas com seis raios, pertence a família Kalinowski da Polônia, por vezes a cor da seta muda de prata para ouro. O outro brasão pertence à família Kalinowski da Silésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário