segunda-feira, 4 de abril de 2011

Brasão da Família De Paula

Existem famílias Paula ou De Paula em muitos países da Europa, como França, Itália, Espanha e Portugal, isso porque é um sobrenome de origem batismal, dessa forma as famílias nestes países não tem parentesco de sangue entre si. O sobrenome surgiu na referência a São Paulo, São Francisco de Paula ou Santa Paula Romana, pois os nascidos nos dias destes santos eram batizados com seu nome na crença de que conseguiriam a proteção dos santos, especialmente no dia de São Francisco de Paula, celebrado em dois de abril, este nasceu na cidade de Paula, na Calábria, foi o fundador da Ordem dos Mínimos e serviu a coroa francesa.

O nome Paula é a forma feminina do nome Paulo, do latim Paulus, que significa pequeno. Além da origem batismal, algumas famílias surgiram de forma toponímica, ou seja, na referência a locais com o nome Paula.

Acima os brasões de duas famílias De Paula, o esquartelado de verde com uma arvore e de ouro com duas faixas vermelhas, pertence à família De Paula da Espanha, já o outro, esquartelado com um leão negro e um coração verde coroado, pertence a família De Paula da França.

106 comentários:

  1. que legal eu gostei muito do que eu li a cima um grande abraça de marcelo donizeti de paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É os "De Paula", hoouuu!!

      Lásaro de Paula - Fortaleza - Ceará- Brasil

      Excluir
    2. Eu tambem sou de Paula , meu nome e Célia de Paula sou do Paraná meus pais sao de la nasci la e vim pra São Paulo, Jacarezinho Paraná gostei de saber a minha origem do meu sobrenome. ..

      Excluir
    3. Eu tambem sou de Paula , meu nome e Célia de Paula sou do Paraná meus pais sao de la nasci la e vim pra São Paulo, Jacarezinho Paraná gostei de saber a minha origem do meu sobrenome. ..

      Excluir
    4. Eu tambem sou de Paula , meu nome e Célia de Paula sou do Paraná meus pais sao de la nasci la e vim pra São Paulo, Jacarezinho Paraná gostei de saber a minha origem do meu sobrenome. ..

      Excluir
    5. Eu tambem sou de Paula , meu nome e Célia de Paula sou do Paraná meus pais sao de la nasci la e vim pra São Paulo, Jacarezinho Paraná gostei de saber a minha origem do meu sobrenome. ..

      Excluir
    6. Muito bom. Não é bem uma origem, mas interessante. Sou Alexandra Aparecida de Paula, Mogi das Cruzes-SP e meu pai Antônio Alexandre de Paula era mineiro de Nepomuceno, sul das Gerais.

      Excluir
    7. Mais interessante.

      http://www.usinadesolucoes.com.br/depaula.html

      Excluir
    8. Sou um de Paula também, nascido em 1979, e minha ascendência toda nasceu em Pindamonhangaba até onde consegui buscar, que chega com António de Paula em 1890, já sei pai Francisco António de Paula ainda estou tentando buscar origens

      Excluir
    9. Muito interessante!! Sou uma de Paula também, nascida em Cubatão, São Paulo, mas meus pais são de Coimbra - Minas Gerais. Hoje moro no RJ e por aqui, dificilmente encontro um de Paula. Em Minas, percebo que é mais comum.

      Excluir
  2. Qual a fonte dessa informações?

    ResponderExcluir
  3. eu estou em busca da historia da minha familia que seria de paula e que pelo que me consta tem parte na historia de patos de minas.... onde posso buscar mais informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há várias famílias De Paula em Minas, incluindo vi um link no google da genealogia destas tais famílias.
      um desconhecido De Paula

      Excluir
    2. Meu avô era mineiro também, mas não sei de qual cidade

      Excluir
    3. Minha Avo é mineira cidade de Bambuí
      tenho mtos parentes em quase toda região do triangulo mineiro

      Excluir
    4. Oii minha família materna veio de Bambuí ha mais de 40 anos, qual o sobrenome de sua família? Vai ver somos parentes ahahah!

      Excluir
    5. Meu avô veio de Minas, nome dele é Benedito Felipe de Paula, e toda minha família paterna tem o sobrenome Felipe de Paula . rs

      Excluir
    6. Que legal eu so Mateus de Paula meu avo e de minas gerais

      Excluir
    7. eu sou De PAULA e meus familiares vieram de Carangola, Minas Gerais!

      Excluir
    8. Gostei... Sou de Paula, embora seja Macário de Paula e minha familia possui uma particularidade quanto a todos os homens serem Macário de Paula... Nao encontro nada do Macário ou Macário de Paula mesmo... Alguem pode me ajudar?

      Excluir
    9. Gostei... Sou de Paula, embora seja Macário de Paula e minha familia possui uma particularidade quanto a todos os homens serem Macário de Paula... Nao encontro nada do Macário ou Macário de Paula mesmo... Alguem pode me ajudar?

      Excluir
    10. Meu sobrenome também é De Paula. Meu avô(Geraldo Americo de Paula) disse que nasceu na região de Três Corações(Infelizmente ele já morreu). Não conheço ninguém da família que ficou em Minas Gerais.

      Excluir
    11. Sou seu irmão. Me chame no Zap 21983133704

      Excluir
    12. Sou seu irmão. Me chame no Zap 21983133704

      Excluir
    13. Sou seu irmão. Me chame no Zap 21983133704

      Excluir
  4. Estou muito orgulho de ter sobrenome de PAULA

    ResponderExcluir
  5. Sou do ceára tenho o sobrenome de PAULA sou fascinado pela a “historia” da minha família, mais ainda por que todos tem olhos azuis.
    Fico fascinado por eu e todos os membros da minha família todos mesmo ter os olhos azuis acho isso uma tradição que veio lá de Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de que região vc é, meu pai é de caninde e tem o sobrenome de Paula..

      Excluir
    2. Tanto "de Paula" como "Vieira" ou junção dos dois sobrenomes são comuns num povoado chamado Paripueira, no municipio de Beberibe-CE. Lá é fácil achar as origens pois existem poucos sobrenomes, 4 dominantes, além dos dois citados tb aparecem Pereira e Rocha e alguns Lima. (Praticamente todos parentes entre si ainda hoje). O povoado foi fundado por um português chamado Raimundo Vieira (escrito na igreja central local). Meus bisavôs parternos moravam ali, eram José de Paula Vieira (1888) casado com Marcionilia Lima Vieira (pais da minha avó, Maria de Lima Vieira-1921) e Antônio de Paula Vieira (1852), casado com Josefina Vieira da Rocha (pais do meu avô, Serafim Vieira da Rocha-1911-2013). Ambos primos entrei si. Segundo minha avó, registros podem ser encontrados nas igrejas de Beberibe e Aracati (principalmente essa).

      Excluir
    3. Meu avô veio de Mossoró (CE), seu nome era Inácio Antônio de Paula. Ele veio para o Amazonas, e aqui formou nossa família de Paula. Somos Sabino de Paula.

      Excluir
    4. Seja bem vinda ao "clã" dos De Paula!!

      Lásaro de Paula - Fortaleza -CE

      Excluir
  6. ahah sou portuguesa e o meu nome é Cláudia de Paula, nem nunca soube a história mas qem souber qe me diga sff (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bem com você?
      Meu nome é Glauco de Paula - sou brasileiro, meu avô é de Portugal o nome dele é Antonio Benedito de Paula.
      Você algo sobre ele? Caso saiba entre em contato no meu E-mail

      glauco_paula@hotmail.com

      Grato.

      Excluir
    2. nossa legal,tbm sou Cláudia de Paula,sou do sul de minas!

      Excluir
  7. Olá, meu sobrenome também é de Paula e meu pai era mineiro, próximo a São Sebastião do Paraíso. Adorei saber um pouco da história de minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrenome também é De Paula. Meu avô(Geraldo Americo de Paula) disse que nasceu na região de Três Corações(Infelizmente ele já morreu). Não conheço ninguém da família que ficou em Minas Gerais.

      Excluir
  8. Gente que legal... Meu pai é do PR e minha mãe MG, e eu SP rsrs... Não tenho contato com meus parentes. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma tia que foi embora a muito tempo para o PR, ela é de Minas, gostaria de saber o nome de seus avós maternos.

      Excluir
    2. Olá boa tarde !!! O meu avô paterno era escravo e colonizado na cidade de Pirassununga, deram o nome e alforria como: João De Paula Pereira, e casou-se com Maria Egydia Smithy..(minha avó era de família alemã).Que salada né? kkk .. O meu papai foi batizado como Luiz De Paula Pereira, porém quando ele constituiu família com minha mamãe (Maria Rita De Paula) ele o meu papai retirou o sobre nome "Pereira" e passamos a administrar o nome DE PAULA OK?

      Excluir
    3. Também me chamo Luís Antonio de Paula. Não sei porque tenho este sobrenome, uma vez que meu avô paterno assinava Vieira e já meu pai é Paula... nem ele sabe o porque (tudo uma grande confusão)

      Excluir
    4. Tanto "de Paula" como "Vieira" ou junção dos dois sobrenomes são comuns num povoado chamado Paripueira, no municipio de Beberibe-CE. Lá é fácil achar as origens pois existem poucos sobrenomes, 4 dominantes, além dos dois citados tb aparecem Pereira e Rocha e alguns Lima. (Praticamente todos parentes entre si ainda hoje). O povoado foi fundado por um português chamado Raimundo Vieira (escrito na igreja central local). Meus bisavôs parternos moravam ali, eram José de Paula Vieira (1888) casado com Marcionilia Lima Vieira (pais da minha avó, Maria de Lima Vieira-1921) e Antônio de Paula Vieira (1852), casado com Josefina Vieira da Rocha (pais do meu avô, Serafim Vieira da Rocha-1911-2013). Ambos primos entrei si. Segundo minha avó, registros podem ser encontrados nas igrejas de Beberibe e Aracati (principalmente essa).

      Excluir
  9. Olá, me chamo Wanderson de Paula e meu avó era da cidade de Muniz Freire no ES, ele se chamava Antônio de Paula e Silva e mudou-se para a cidade de Venécia.
    Primos de Muniz Freire quero fazer contato, wanderson.wpb@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Sou de Mogi das Cruzes-sp e carrego o sobrenome também!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde pessoal, é muito interessante o assunto em pauta, porém seria de muito contágio adquirir uma esfinge ou brasão familiar com mais de um século passado rsss...mas fico contente que os nossos nomes, deram e vieram de origens distintas. ok abraços.

    ResponderExcluir
  12. minha familia tem brazao da familia de paula so nao sei qual e e si tenho decendenciaa vc olha isso por min si for possivel ou como faço pra axar

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Cesar Augustus Pereira de Paula. A família do meu pai era de Minas. Tenho ainda muitos primos mas não mais tios. Não sei exatamente de que região eram, mas meu pai comentava que eram da região de Ubá. Se alguém puder me informar de algum parentesco por favor me avisem...

    ResponderExcluir
  15. Também sou de Paula da cidade de Mercês M.G., e todos os anos nos reunimos para celebrar.

    ResponderExcluir
  16. Ola, meu bisavô tem o nome de João Batista de paula e minha bisa Malvina Candida Batista de Paula, até onde sei moravam em Arceburgo em Mina Gerais. Alguém tem alguma informação sobre eles?...obrigada Pessoal.

    ResponderExcluir
  17. Olá, sou De Paula também e nasci em Governador Valadares ...

    ResponderExcluir

  18. História da Família de Paula

    DE PAULA: Sobrenome de origem portuguesa com os nomes de batismos dos Imperadores do Brasil:

    Dom Pedro I: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José

    Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon

    Dom Pedro II: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula

    Leocádio Miguel Rafael Gabriel Gonzaga

    A família de Paula é registrada no Brasil em 1820, com o casamento entre o português

    Senhor José de Paula com a brasileira Dona Maria de Paula.

    Deste casamento nasceu então Francisco Mariano de Paula.

    A esta família já pertenceram barões, coronéis e inconfidentes.

    Na sala dos túmulos do Museu de Ouro Preto, um dos ancestrais

    desta família está enterrado ao lado de Tiradentes, pois lutaram pela mesma causa.

    Os de Paula construíram grande parte do estado de Minas Gerais, no Brasil.

    Fonte: Usina de Soluções Tecnologia da Informação

    ResponderExcluir
  19. meu nome maria aparecida de paula, meu jose maria de paula falecido,avos paternos maria luiza de jesus e jose juliao da fonseca.
    de Patos minas paulaluzdourada@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. meu nome maria aparecida de paula, meu jose maria de paula falecido,avos paternos maria luiza de jesus e jose juliao da fonseca.
    de Patos minas paulaluzdourada@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Edmilson Rodrigues de Paula,pai nascido em Cambuí MG,meu avô é Dezidério,nada a ver com nada,parece que era de um padrinho este sobrenome.

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Ivane Francisco de Paula, meu era Sylvio Francisco de Paula, meu avô era José Francisco de Paula, sei que meu avô era de Minas, ele veio fugido para o Rio de Janeiro, não tenho noção qual a cidade em Minas que ele era, gostaria muito de saber. Meu email ivanedepaula@yahoo.com.br quem puder ajudar-me agradeço.

    ResponderExcluir
  23. Meu nome é Ivane Francisco de Paula, meu era Sylvio Francisco de Paula, meu avô era José Francisco de Paula, sei que meu avô era de Minas, ele veio fugido para o Rio de Janeiro, não tenho noção qual a cidade em Minas que ele era, gostaria muito de saber. Meu email ivanedepaula@yahoo.com.br quem puder ajudar-me agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Eduardo de Paula este é meu sobrenome tambem, com origem no estado de Goias, adoraria saber da minha arvore genealogica, tentei mas é dificil descobrir

    ResponderExcluir
  25. Eduardo de Paula este é meu sobrenome tambem, com origem no estado de Goias, adoraria saber da minha arvore genealogica, tentei mas é dificil descobrir

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal,me chamo Gislaine Cristina de Paula também sou da família de Paula, estou tentando montar minha árvore genealógica, meus avos eram, da cidade de
      Passos, Minas Gerais, José Ricardo de Paula casado com Sebastiana Cândida de Jesus de Paula, não sei o nomes de seus irmãos, mas gostaria de saber, se alguém souber de algum parentesco me avisa por favor meu email é gislainecristinapaula@Yahoo.com.br

      Excluir
    2. Olá pessoal,me chamo Gislaine Cristina de Paula também sou da família de Paula, estou tentando montar minha árvore genealógica, meus avos eram, da cidade de
      Passos, Minas Gerais, José Ricardo de Paula casado com Sebastiana Cândida de Jesus de Paula, não sei o nomes de seus irmãos, mas gostaria de saber, se alguém souber de algum parentesco me avisa por favor meu email é gislainecristinapaula@Yahoo.com.br

      Excluir
  27. Oi pessoal da família DE PAULA meu nome é Delton ferreira de Paula tb estou a procura do antepassado dos meus avós. Minha avó se chama maria de Paula moramos em Uberlândia Mg mas ela é nascida em Panamá go tenho vários parentes em Panamá e goiatuba go. Meu imail deltinho51@hotmail.com se alguém souber de algo me mande imail.

    ResponderExcluir
  28. Meu nome é Valmira Bernardina de Paula, meu pai se chamava Acácio José de Paula, se alguém tiver conhecimento sobre parentes nossos, ou se algum parente nos reconheça meu e-mail: vallmmira@hotmail.com pode se comunicar comigo. Fico agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou lucia de paula pereira meus avos eram de minas gerais cidade de diamantina manoel de paula pereira e miiha avo secunda de paula pereira

      Excluir
  29. FAMILIA DE PAULA DE JUIZ DE FOA , MINAS GERAIS , COM ORIGEM EM LIMA DUARTE E OLARIA , SUL DE MINAS TB ...
    MESCLADO COM FAMÍLIA CUNHA , MAIS ALGUÉM ASSIM ...

    ResponderExcluir
  30. Meu pai é nascido em Nova Resende MG e hoje reside no Paraná.

    ResponderExcluir
  31. Meu pai (1947) e meu avô (1930) ambos nasceram em Nova Resende-MG.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite parentes distantes, acabei de fazer uma pagina no facebook sobre nosso sobrenome, por favor curtam https://www.facebook.com/famdepaula

    ResponderExcluir
  33. Sou "de Paula" e meus avós paternos são de Viçosa, MG

    ResponderExcluir
  34. Sou "de Paula" e meus avós paternos são de Viçosa, MG

    ResponderExcluir
  35. Sou "de Paula" e sou de são paulo Capital, minha vó de Pernanbuco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie também sou de Paula e meu avô também veio de Recife Pernambuco Casa Amarela

      Excluir
  36. Sou "de Paula" e sou de são paulo Capital, minha vó de Pernanbuco.

    ResponderExcluir
  37. Meu nome é Hélio Costa de Paula, meu pai ELLES PEREIRA DE PAULA, era do espirito santo, tenho muito orgulho em carregar esse sobrenome, pois meu pai, era um pai de verdade!!

    ResponderExcluir
  38. eu tbm sou da família Paula o meu bizavo paterno e de itquira minas geras gerais e se chama joao de Paula meu email f.maior.100@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Meu nome é João Paulo. Meu avô se chamava José Rodrigues de Paula e veio da cidade de Bambui e se mudou para a cidade de Ibia. Meus pais moram em Campos Altos e tenho parentes em todo triângulo mineiro.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia, gostaria de salientar que este texto posta do em relação a família de Paula pelo fato de algumas pessoas receberem o sobrenome de Paula por haver dias de santos não quer dizer que não exista parentesco ou outros do mesmo sobrenome. Essa afirmação no texto é erronio e deve ser retificado.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, gostaria de salientar que este texto posta do em relação a família de Paula pelo fato de algumas pessoas receberem o sobrenome de Paula por haver dias de santos não quer dizer que não exista parentesco ou outros do mesmo sobrenome. Essa afirmação no texto é erronio e deve ser retificado.

    ResponderExcluir
  42. meu avó se chama Francisco de paula , ele é de minas gerais e era casado com Liberalina de jesus , minha mãe se chama Eni Jesus de Paula

    ResponderExcluir
  43. ahaha, nem imaginava q poderia ser um nome de batismo. rs
    meus avós e meu pai tb são de minas. meu pai é de Mantena, nasceu em 1940. meu avo era Loureano Firmino e minha avó, Marciana Maria de Jesus. nao entendo pq o sobrenome do meu pai é Martins de Paula. rsrs

    ResponderExcluir
  44. ahaha, nem imaginava q poderia ser um nome de batismo. rs
    meus avós e meu pai tb são de minas. meu pai é de Mantena, nasceu em 1940. meu avo era Loureano Firmino e minha avó, Marciana Maria de Jesus. nao entendo pq o sobrenome do meu pai é Martins de Paula. rsrs

    ResponderExcluir
  45. Eu sou das Minas Gerais, para ser mais exata de Muriaé (minha família pertencia a uma fazenda nas redondezas de Itamuri, distrito de Muriaé) Meu nome é Célia Aparecida Goulart de Paula. Meus pais : Maria Jose de Andrade de Paula e Pedro perreira de Paula. Eu quase não conheço a família de meu pai, mas gostaria muito e saber mais sobre.
    Desde já deixo o meu abraço, agradecida por ter encontrado este blog.
    Também sou blogueira, deixarei aqui meus links:
    http://amovoceemcristo.blogspot.com.br/
    http://sensiblidade2.blogspot.com.br/
    http://sensibilidadeemcristo.blogspot.com.br/
    Estarei aguardando sua visita e também estarei seguindo seu blog. Deixo aqui o meu pedido se possível colocar esta matéria em um de meus blogs. Estarei aguardando uma resposta. Paz seja contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Célia, sou de Muriaé- MG, Meu Pai - Deoclecio de Paula Vilela, é da família Paula, aqui tem muitos, com esse sobrenome, essa família se estende de Carangola-MG até Itaperuna -RJ

      Excluir
    2. Ola, Célia, sou de Muriaé- MG, Meu Pai - Deoclecio de Paula Vilela, é da família Paula, aqui tem muitos, com esse sobrenome, essa família se estende de Carangola-MG até Itaperuna -RJ

      Excluir
  46. Minha origem do nome De Paula veio do meu Pai, José Batista de Paula, nascido na região de Alegre Espirito Santo, filhos de Ozonino Batista De Paula e Maria Candida de Jesus. Não tenho conhecimento da família do meu pai, pois se alguém estiver alguma informação, aceitarei.

    ResponderExcluir
  47. Também, sou de Paula. Segundo meu tio avó, que já desencarnou a mais de 25 anos com mais de 90 anos, me disse certa vez que seus ancestrais teriam chegado ao Brasil vindo de Portugal em 1820. Acredito que essa história seja verdadeira e que alguém muito próximo o tenha contado. naquela época a comunicação era difícil e só poderia ter chegado até a ele, sendo passada de pais para filho etc. Minha tia, tinha umas conversas meio estranha em relação sua origem mais que nunca foram valorizadas, algumas frases deixadas, e que hoje com curiosidade começo a me dá conta mais não tenho mais como saber, pois nem para os filhos ela contou o porque de tais palavras, pois ela também desencarnou sem dizer o porque de tais palavra, só a filha mais velha ainda comenta, mais também não tem explicações. Bom sou de Beberibe Ce e tenho muita curiosidade em saber detalhadamente minha origem.

    ResponderExcluir
  48. que legal sou wesley moises de paula adorei o que li

    ResponderExcluir
  49. que legal sou wesley moises de paula adorei o que li

    ResponderExcluir
  50. Meu nome é leidilene Maria Cândido, filha de Zeferina clara que é filha de antenor de Paula dias e Maria clara de Oliveira residiam em vai volta,distrito de tarumirim MG

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de homenagear hoje, quando com carinho, celebramos cinco anos do falecimento do grande humorista chico anisio,sua esposa Mag de Paula.

    ResponderExcluir
  53. eugenio domingos de paula sou natural de bento gonçalves rs

    ResponderExcluir