segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Valdez

O sobrenome Valdez e suas comuns variações, Valdes e Baldez, surgiram na Espanha, alguns creem que tenham origem em Sevilha no Principado de Astúrias, no norte do território espanhol, onde estaria o Solar dos Valdez, que pertenceu a Pedro Melendez de Valdés.
O sobrenome Valdez é patronímico, ou seja, está relacionado ao nome do pai do individuo. Tradicionalmente, os filhos de homens que tinham o nome com o radical Baldo, como Ubaldo e Teobaldo, ganhavam o apelido de Valdez, que significaria o filho de Baldo, já o nome Baldo vem das línguas germânicas e significa “ousado”, na Espanha era comum a variação visigótica Balderico, que significa “senhor ousado ou audacioso”, dessa forma Valdez significa “o filho do ousado ou o filho do audacioso”.
O sobrenome Valdez teria passado a Portugal com Gonçalo Mendes de Valdés, os seus descendentes serviram na Índia e por seus serviços receberam o brasão em vermelho, com um elefante de sua cor armado de prata, sustentando uma torre ligada por cintas de prata.

4 comentários: