sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Fraga e Brasão da Família Fragoso

Os sobrenomes Fraga e Fragoso podem ser associados à mesma palavra, fragosus, que traduzida do latim significa “acidentado”, ou num sentido mais simples “terra rochosa ou acidentada”.
O sobrenome Fraga ou Fragoa surgiu na antiga província da Beira e a família parece descender de João da Fraga, juiz das sisas e direitos reais do rei D. Afonso V.
O sobrenome Fragoso seria uma variação do sobrenome italiano Fulgosi ou Fulgoso que teria chegado a Portugal por meio de Pedro Fragosi, filho de Octaviano Fragosi, o duque de Gênova. Pedro Fragosi recebeu algumas mercês do rei D. João III e seus descendentes mudaram Fulgosi para Fragoso.
Em Portalegre no Alentejo existia uma família Fragoso mais antiga, esta foi à família de Duarte Fragoso, um nobre que viveu nos tempos do rei Dinis I de Portugal.
O brasão dos Fraga é em prata com um vulcão de suas cores, já o brasão da família Fragoso é em azul com três sóis de ouro.

11 comentários:

  1. Adorei o texto, sou da família Fraga e me interesso por sua história.
    Saudações e sucesso!
    Guti Fraga

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber a origem do meu sobrenome.
    Lúcia Fraga

    ResponderExcluir
  3. Na verdade somos todos anônimos na humanidade. Hoje com cerca de 7 bilhões de seres humanos.
    O nome não é tão importante vale o caráter.
    Paulo Fragoso

    ResponderExcluir
  4. Legal, minha esposa se chama Suzyane Cibeira Fraga, seria legal se existisse um livro com a arvore genealogica de nossas familias. Eu Sou da familia Costa, mas só tem gente pobre queria conhecer meus parentes ricos hehehe

    ResponderExcluir
  5. legal tava mesmo pesquisando meu sobre nome achei muito legal. nicael fragoso

    ResponderExcluir
  6. Bah! Mto interessante, sou gaúcho de São Leopoldo, mas meu nome é Fragozo, com Z que pra mim foi erro do escrivão, pois meu avó é com S. Adorei saber um pouco da história e origem do meu sobrenome, estou tentando obter mais informações, quem quiser me adicionar no face é Ivan Fragozo Mnn, e caso tenha um site ou algum e-mail de alguém que saiba mais sobre o sobrenome Fragoso, ficarei grato se puder me passar, meu e-mail é fragozo.ivan@gmail.com. Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Jorge luiz Gomes Fraga 18 de março de 2014, sou Gaucho de Porto Alegre. tenho 51 anos.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom saber sobre a história de meus antecedentes !!!

    ResponderExcluir
  10. meu nome rozinaldo m fragoso nasci em pernambuco mais me orgulhop de minha familia e agora sabendo que minha origem é de portugal

    ResponderExcluir