sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Fraga e Brasão da Família Fragoso

Os sobrenomes Fraga e Fragoso têm origem na mesma palavra, fragosus, que traduzida do latim significa acidentado, ou num sentido mais simples terra rochosa ou acidentada. Ambos os sobrenomes são de origem toponímica, essas alcunhas definiam que o indivíduo vinha de um lugar rochoso ou chamado Fraga ou Fragoso, como a cidade de Fraga, em Aragão, na Espanha, esta cidade foi ocupada pelos romanos, depois na Idade Média foi ocupada pelos mulçumanos, logo foi palco de uma importante batalha, em 1134 quando o rei de Aragão Alfonso el Batallador lutou para defender Fraga dos mulçumanos, após a batalha o rei não resistiu aos ferimentos e morreu, só em 1149 Fraga volta para as mãos dos cristãos. Quanto a Fragoso, é o nome de uma freguesia portuguesa fundada em 1127 por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, com o nome de São Vicente de Fragoso. Além da família ibérica existe uma família Fragoso italiana.

Acima as armas da família Fraga de Portugal, com um campo de prata e uma montanha encandecente, e ao lado o brasão da família Fragoso portuguesa, com um brasão de fundo azul e tres sois de ouro.


10 comentários:

  1. Adorei o texto, sou da família Fraga e me interesso por sua história.
    Saudações e sucesso!
    Guti Fraga

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber a origem do meu sobrenome.
    Lúcia Fraga

    ResponderExcluir
  3. Na verdade somos todos anônimos na humanidade. Hoje com cerca de 7 bilhões de seres humanos.
    O nome não é tão importante vale o caráter.
    Paulo Fragoso

    ResponderExcluir
  4. Legal, minha esposa se chama Suzyane Cibeira Fraga, seria legal se existisse um livro com a arvore genealogica de nossas familias. Eu Sou da familia Costa, mas só tem gente pobre queria conhecer meus parentes ricos hehehe

    ResponderExcluir
  5. legal tava mesmo pesquisando meu sobre nome achei muito legal. nicael fragoso

    ResponderExcluir
  6. Bah! Mto interessante, sou gaúcho de São Leopoldo, mas meu nome é Fragozo, com Z que pra mim foi erro do escrivão, pois meu avó é com S. Adorei saber um pouco da história e origem do meu sobrenome, estou tentando obter mais informações, quem quiser me adicionar no face é Ivan Fragozo Mnn, e caso tenha um site ou algum e-mail de alguém que saiba mais sobre o sobrenome Fragoso, ficarei grato se puder me passar, meu e-mail é fragozo.ivan@gmail.com. Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Jorge luiz Gomes Fraga 18 de março de 2014, sou Gaucho de Porto Alegre. tenho 51 anos.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom saber sobre a história de meus antecedentes !!!

    ResponderExcluir