domingo, 20 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Moreira e Brasão da Família Morais

O sobrenome Moreira tem origem no nome de uma árvore, a amoreira. O apelido foi tomado da freguesia de Santa Maria de Moreira, no concelho de Celorico de Basto, hoje Santa Maria de Moreira é chamada de Moreira do Castelo, lá está situada a Casa da Torre de Pedro Pires Moreira, de quem descende a família Moreira.
Pedro Pires Moreira foi o senhor da Torre e Honra de Moreira e viveu nos tempos dos reis Sancho I e Afonso II de Portugal. O brasão da família Moreira é em vermelho com nove escudetes de prata, cada um carregado de uma cruz florenciada em verde.
O sobrenome Morais ou sua comum variação Moraes, também tem relação com a mesma árvore, a amoreira, locais com muitas amoreiras recebiam o nome de Morais, ou em espanhol, Morales, o sobrenome seria toponímico de um lugar chamado Morais na antiga província de Trás-os-Montes, outros defendem que o sobrenome passou da Espanha para Portugal.
O brasão dos Moraes é partido com o primeiro em vermelho, com uma torre de prata sobre um rio; o segundo é de prata com uma amoreira arrancada em verde.

17 comentários:

  1. Olá meu nome é Luciane Moreira gostaria de saber se ao longo de sua pesquisa não escontraste o brasão dos Espíndolas ou Espindulas de origem em Santa Catarina e Rio Grande do Sul??Se tiver algo a respeito poderia me enviar.
    lucianesereia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    Sou da família Morais/Moraes, que foram para MG, gostaria de saber se existe arvore genealógica e se pode me ajudar com a pesquisa. grato
    alexdemorais75@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Minha curiosidade é a mesma do colega Alex... Sou Morais que é da Paraíba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samy, também sou da Paraíba. Meu avô paterno é da cidade de Areia e vieram para Campina Grande na decada de 60. Se vc obteve algum resultado nessa pesquisa, agradeceria se pudesse compartilhar!

      Excluir
    2. Samy e Thiago, meu avô paterno também é da paraíba, precisamente da época de 40, compartilhe caso tenham novidades.

      Excluir
    3. Samy e Thiago, meu avô paterno também é da paraíba, precisamente da época de 40, compartilhe caso tenham novidades.

      Excluir
  4. Oi boa noite, Estou na mesma situação do Alex e da Samy não sei nada de nada.Pra dizer que não sei o nome do meu Pai que é Mário Morais.Espero que possam me ajudar.

    Vou deixar meu email.marinhomorais157@gmail.com

    Obrigado!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu tambem estou na duvida de mario e de alex e samy meu pai e Sebastiao Medeiros de Morais eu queria da eu descendo. minha e Lais dos Santos Morais e eu me chamo Mauricio dos Santos Morais

    ResponderExcluir
  6. eu tambem estou na duvida de mario e de alex e samy meu pai e Sebastiao Medeiros de Morais eu queria saber da onde eu descendo. minha mae e Lais dos Santos Morais e eu me chamo Mauricio dos Santos Morais queria saber se eu tenho descendia portuguesa, espanhola e Italiana e se tenho algum parente ancestral nobre tipo rei

    ResponderExcluir
  7. olá,gostaria de saber mais a respeito da origem da família Morais/Moraes,e a a árvores genealógica.

    ResponderExcluir
  8. Ressaltando,sou da Bahia,o nome da minha mãe é Roseli da Silva Morais.Queria saber se meu sobrenome tem alguma ligação com o ex-presidente,Prudente de Morais.
    rosecassia11@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. queria saber o significado no brasao, as nove cruz verde...
    Carlos Moreira
    crogeriom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. super show sua pesquisa muito legal mesmo ,,,meu nome é neuma marques moreira....

    ResponderExcluir
  11. pode enviar para mariomoraisneto@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Estou procurando o brasão para trabalho da Escola da minha neta. Sei que meu sobrenome vem da minha bisavó que nasceu no dia em que foi assinada a Lei do Ventre Livre e então foi registrada com o sobrenome do dono do Engenho em Laranjais ou Laranjeiras no Município de Cantagalo, RJ. Um aparte da família foi registrada com Morais e outros Moraes, na minha pesquisa consegui descobrir que o dono do engenho era o Barão de São Clemente , Alvaro Pereira de Moraes, mas a pesquisa é muito longa e não consigo chegar ao Brasão. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber se há alguma relação com a familia Moreira do estado do Pará, achei interessante e quero saber se tenho algum laço com esta familia?

    ResponderExcluir