domingo, 20 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Moreira e Brasão da Família Morais

O sobrenome Moreira tem origem no nome de uma árvore (também conhecida como amoreira), acredita-se que esta árvore era muito comum em Portugal durante a Idade Média, por isso houve o uso do nome na nomenclatura de vários lugares em Portugal, entre estes está à freguesia de Moreira no conselho de Maia, citada desde o século X. Assim sendo o sobrenome Moreira é de origem topográfica, leveva o apelido aqueles que procediam de uma região chamada de Moreira, e estes locais por sua vez recebiam este nome por causa das moreiras, além de Portugal existem famílias Moreira na Espanha e na Itália.




O sobrenome Morais ou sua comum variação Moraes, também tem relação com a mesma árvore, a moreira, locais com muitas moreiras recebiam o nome de Morais, ou em espanhol, Morales, dessa forma aquele que vinha de lugares com estes nomes os adotaram, um destes lugares é a freguesia de Morais da antiga província de Trás-os-Montes, hoje no conselho de Macedo de Cavaleiros.

11 comentários:

  1. Olá meu nome é Luciane Moreira gostaria de saber se ao longo de sua pesquisa não escontraste o brasão dos Espíndolas ou Espindulas de origem em Santa Catarina e Rio Grande do Sul??Se tiver algo a respeito poderia me enviar.
    lucianesereia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    Sou da família Morais/Moraes, que foram para MG, gostaria de saber se existe arvore genealógica e se pode me ajudar com a pesquisa. grato
    alexdemorais75@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Minha curiosidade é a mesma do colega Alex... Sou Morais que é da Paraíba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samy, também sou da Paraíba. Meu avô paterno é da cidade de Areia e vieram para Campina Grande na decada de 60. Se vc obteve algum resultado nessa pesquisa, agradeceria se pudesse compartilhar!

      Excluir
  4. Oi boa noite, Estou na mesma situação do Alex e da Samy não sei nada de nada.Pra dizer que não sei o nome do meu Pai que é Mário Morais.Espero que possam me ajudar.

    Vou deixar meu email.marinhomorais157@gmail.com

    Obrigado!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu tambem estou na duvida de mario e de alex e samy meu pai e Sebastiao Medeiros de Morais eu queria da eu descendo. minha e Lais dos Santos Morais e eu me chamo Mauricio dos Santos Morais

    ResponderExcluir
  6. eu tambem estou na duvida de mario e de alex e samy meu pai e Sebastiao Medeiros de Morais eu queria saber da onde eu descendo. minha mae e Lais dos Santos Morais e eu me chamo Mauricio dos Santos Morais queria saber se eu tenho descendia portuguesa, espanhola e Italiana e se tenho algum parente ancestral nobre tipo rei

    ResponderExcluir
  7. olá,gostaria de saber mais a respeito da origem da família Morais/Moraes,e a a árvores genealógica.

    ResponderExcluir
  8. Ressaltando,sou da Bahia,o nome da minha mãe é Roseli da Silva Morais.Queria saber se meu sobrenome tem alguma ligação com o ex-presidente,Prudente de Morais.
    rosecassia11@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. queria saber o significado no brasao, as nove cruz verde...
    Carlos Moreira
    crogeriom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. super show sua pesquisa muito legal mesmo ,,,meu nome é neuma marques moreira....

    ResponderExcluir