quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Rosa

O sobrenome Rosa é comum em quase todos os países da Europa, tendo variações na Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha entre outros, sendo as mais comuns Roze, Larose, Roz, Roos, Rosen e Roza, sua origem é a palavra em latim rosa, que é o nome de uma das flores mais conhecidas no mundo.

O sobrenome foi adotado por algumas famílias por causa do nome próprio Rosa, em alguns lugares da Europa os homens de pele rosada levavam este apelido, também famílias que usavam a rosa como símbolo adotaram o sobrenome, na Idade Média a rosa era o símbolo da Virgem Maria, por isso a sua popularidade, na Idade Média também era tradição brisurar as armas dos filhos com rosas para indicar que estes não eram os primogênitos, em geral era o sétimo filho que levava o símbolo da rosa. Famílias judias da Europa Central e Oriental adotaram o sobrenome Royz, uma variação do alemão Rosen.

Acima o brasão da família Rosa da Espanha, e ao lado o brasão da família Rose da França.

34 comentários:

  1. legal os brasões mas vou fazer um pra minha familia combinando mais com a vida no campo
    de onde meu pai veio!

    ResponderExcluir
  2. Meu sobrenome também é Rosa, eu queria ter mais informações sobre a minha familia

    ResponderExcluir
  3. eu também sou Rosa. Do Nordeste. Gosto muito do meu nome. `
    A todos os Rosa, meus cuprimentos..

    ResponderExcluir
  4. tambem sou Rosa, e meu pai que é o Rosa veio de lages, (Elson Rogério Correa da Rosa)gostaria de saber como achar antepasado, saber mas sobre , tipo arvore genealogica vlw

    ResponderExcluir
  5. Sandro Rosa Pedra

    Olá, tambem sou Rosa, meu avô era filho de porgueses, veio para o Brasil ainda pequeno.

    ResponderExcluir
  6. Também tenho o sobrenome Rosa, de SC na cidade de Campo Belo do Sul. Mas não me lembro se era o pai ou avô da minha vó que é do Rio Grande do Sul só não sei qual cidade.

    ResponderExcluir
  7. ola eu tbm me chamo luis felipe da silva rosa , minha bisa vó veio da tem descendência de franceses e tbm tem rosa no nome dela

    ResponderExcluir
  8. Eaew Meu nome é Felipe Luis Rosa moro em Ituporanga sc,tenho curiozidade d sabe sobre o meu sobrenome Rosa e descobri c tenho parentes pra fora do brasil.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Adriano Pavanati E. da Rosa, meu pai é José Carlos da Rosa, e meu avô é Nilson Mendes da Rosa, meu bisavô é José Luiz da Rosa onde é filho de Luiz Antonio da Rosa, e neto de Antonio José Pereira da Rosa e bisneto de José Pereira da Rosa, segundo algumas informações que obtive, o sobrenome da Rosa ou Rosa é muito comum na região sul, principalmente entre RS e SC, pois trata-se de um sobrenome Açoriano com ascendência Flamenga/Belga, familia que provem do colonizador de Flandres Pieter Roose, onde seu nome foi aportuguesado nos Açores para Pedro da Rosa, e isso aconteceu com outros sobrenomes como: Goulart/Goulard, Bittencourt/Bethencourt, Brum/Van der Bruyn, da Silveira/ Van der Haagen, Luiz/Looze, Dutra/ Van Huerter e etc...tudo pelo fato da ilha dos Açores ser colonizada não só pelos portugueses, mas também por franceses, belgas, italianos, espanhóis, ingleses, norte americanos, mouros, judeus...por isso podemos encontrar alguns traços genéticos de belgas em muitas famílias descendentes de açorianos, uma delas é a cor do olho, azuis e verdes e o cabelo loiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Açores apenas foram colonizados por Portugueses e por um punhado de Bretões (da França) e Flamengos (da Holanda). Não houve mouros nem italianos por lá, nem espanhóis nem Ingleses.

      Excluir
  10. todos da minha familia por parte de pai levam este nome,mais de 50 ou até 100.este nome como em diversos lugares atravessa geraçoes carregando amor, alegria e o doce perfume dessa flor encantadora.hoje tenho orgulho de me chamar ROSA!

    ResponderExcluir
  11. Sou Jose Eduardo Rosa, na minha familia todos levam o sobrenome por causa do meu pai, como sou o unico homem da familia apenas eu levo adiante para gerações futuras,minha filha e esposa usam o Rosa. No caso de minhas irmãs os filhos delas alguns não adotaram o sobrenome.Um sobrenome forte que nos enchem de alegrias pois levamos para frente nossas origens.

    ResponderExcluir
  12. Oi Jose graças ao meu avô que se chama Jose Roza tive este nome, sou a unica menina por parte de pai e tenho 4 irmaos

    ResponderExcluir
  13. oi pessoal meu nome é roberta da rosa,rosa parte de pai(josé roberto da rosa,jà falecido) moro na grande porto alegre rs , gostaria de encontrar outros rosa, abraços e aguado anciosa.

    ResponderExcluir
  14. minha família é todo mundo do sobrenome Rosa e depois que meu irmão disse um pouco sobre a origem dos Rosas fiquei curiosa em saber um pouco mais.

    ResponderExcluir
  15. Relembrando que o sobrenome da Rosa/Rosa, não é um sobrenome muito comum em Portugal, as famílias Rosa que existem no continente português surgiu em Portugal em 1503 com a chegada de uma família Irlandesa com o varão Mac de Rose que na época veio ao Reino português trabalhar nas finanças do Reino, tendo adotado o Sobrenome "da Rosa", mais tarde os descendentes dessa família vieram para o Brasil com o Varão Sotero da Rosa, e alguns deles ficaram por lá, porém poucos, tanto que quase não predomina esse sobrenome pelo Portugal, no entanto essas famílias Rosa que veio do Portugal, se concentraram mais nas regiões centroeste, sudeste e nordeste do Brasil, sendo que a família Rosa nessas regiões do Brasil não é tão comum quanto na região sul do Brasil, pois no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná tivemos a colonização açoriana, e o sobrenome da Rosa/Rosa é muito comum nos Açores, existem inúmeras famílias da Rosa nos Açores, porém, mais concentrada no grupo central dos Açores, essa família surgiu através da colonização flamenga nos Açores, pois o sobrenome da Rosa que veio dos Açores é um sobrenome que provém da Bélgica região de Flandres, que se originou através do sobrenome flamengo Van der Roosen, que provém do patriarca colonizador flamengo Pieter Van der Roosen, que ao chegar aos Açores seu nome foi aportuguesado para Pedro da Rosa, surgindo assim a numerosas famílias da Rosa nos Açores e depois no sul do Brasil, contudo, os da Rosa que descendem dos Açores e que estão radicado aqui no sul do Brasil, são famílias lusa-flamenga, açorianos com ascendência belga, que embora esteja miscigenados com outras etnias, como portugueses etc..muitas pessoas que descendem dessas famílias, puxaram traços genéticos de flamengos em seus aspectos físicos, como olhos claros, azuis ou verdes, cabelos loiros e pele clara. Lembrando então que embora o sobrenome tenha uma grafia totalmente português, ele não provêm do português e sim do flamengo, e não é só as famílias da Rosa dos Açores que possuem essa tal ascendência, também temos outras famílias que são ascendentes de estrangeiros e que tiveram seus nomes e sobrenomes aportuguesados, como os belgas: da Silveira = Van der Haegen, da Rosa = Van der Roose, da Rosa = De Rouzé, Dutra = Van Huerter, Goulart = Van Gouvaert, Brum = Van der Bruyn, da Terra = Van Aertricky, Luís = Looze, Borges = Van der Berg, Grotas = Grootes, e entre outros, já os franceses são: Bittencourt = Bethencourt, Labate = Labat, Nolete = Nolet, e entre outros sobrenomes e de outras etnias que imigraram para os Açores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muitos Portugueses loiros e de olhos azuis, basta vir cá para confirmar. A taxa de olhos azuis supera os 20% e de olhos claros em geral aproxima-se do 30%. De facto metade dos Portugueses fenotipicamente são mediterrâneos ocidentais e outra metada bem Atlanticos.
      Devo dizer que o apelido Rosa é invulgar em todo o país inclusive nas ilhas dos Açores. Não se trata de um apelido com qualquer tipo de pedigree uma vez que a maior parte destes apelidos não têm qualquer ligação entre si e pertencem a descendentes de enjeitados e de orfãos de Guerra Peninsular do início do século XIX.

      Excluir
  16. Outro fato importante, é válido lembrar que existem outro ramo de família da Rosa que também teve seu nome aportuguesado no mundo português, trata-se de um patriarca que nasceu em Arras norte da França por volta de 1642, onde essa região pertencia a Flandres e no entanto era uma região flamenga, esse colonizador se chamava Guillaume De Rouzé, que morou alguns anos em Lisboa e mais tarde seu ramo familiar se radicou nos Açores, seu nome também foi aportuguesado para Guilherme da Rosa, dando origem a outro ramo de família flamenga Rosa........Vale lembrarmos que esses sobrenomes como da Silveira, da Rosa, Goulart, Luiz, que vieram dos Açores, e assim como todos sobrenomes portugueses de Portugal que foram trazidos pelos portugueses, foram adotados por famílias indígenas e principalmente por pelos escravos africanos que aqui estavam, quando houve a colonização açoriana na região sul, muitas famílias negras e indígenas receberam esses sobrenomes dos seus chefes portugueses e açorianos, é por isso, que existem famílias negras e indígenas com sobrenomes da Silveira, da Rosa, Goulart e entre tantos outros, porém, outro fato que não podemos esquecer, é que houve e que há a miscigenação de brancos e negros e índios, no entanto, o sobrenome Rosa de uma família negra ou índia, pode ser descendente de um branco ou não, para confirmar, é necessário, investigarmos os antepassados para comprovarmos a verdadeira origem dos sobrenomes e de onde eles realmente vieram. Se você for brasileiro descendente de açorianos, ou até mesmo os açorianos dos açores, mas que não tem nenhuma mistura recente de etnias de imigrantes que imigraram recentemente para o Brasil, e que seja totalmente luso açoriano e que é portador de um desses sobrenomes como da Rosa, ou Goulart, Silveira etc, e possuem traços genéticos belga, cabelos claros e principalmente olhos azuis ou verdes, fica ainda mais fácil comprovar que vc realmente descende de flamengos dos Açores, embora já faz a séculos atrás que esses imigrantes colonizaram os Açores e se misturaram com portugueses, hoje muitas pessoas possuem muito forte esses traços genéticos, atravessando gerações e gerações, em muitas delas representam esses traços, porém outras já não, e outras nem tanto. Os portugueses de Portugal mesmo, dificilmente possuem olhos azuis, verdes e cabelos loiros, geralmente são pele clara ou amorenada, cabelos pretos, ou castanhos, e em sua maioria olhos escuros, tem características diferentes dos povos de Flandres, os flamengos possuem uma semelhança muito parecidas com os Alemães, Holandeses, Poloneses, Ingleses e Suíços ou seja, com povos do norte da Europa, quase todos possuem olhos claros, e são loiros, e contudo, muitos dos portugueses dos Açores são diferentes em suas características dos portugueses de Portugal, tudo pelo fato da colonização flamenga nos Açores.

    ResponderExcluir
  17. Estou muito feliz por saber a origem do meu sobrenome, meu nome é Flávia Rosa e amei o Brasão da família Rosa.

    ResponderExcluir
  18. ola eu sou Marcio Rosa, meu rosa e portugues da regiao de traz dos montes

    ResponderExcluir
  19. Muito Bom Saber a respeito dos nossos Sobrenomes,não é mesmo..?Meu Nome é Carlos Rosa e sinceramente desconheço a origem,mas vem dos meu familiares Mineiros

    ResponderExcluir
  20. meu sobrenome também é rosa sou de primavera do leste mato grosso meu sobrenome veio da minha avó materna que veio
    da bahia ela era de cor.

    ResponderExcluir
  21. Bons dias á todos , me chamo LUÍS PAULO SALVADOR ROSA , procurava por informações á respeito da família do meu pai que é da Família Rosa de minas Gerais, se alguém souber de algo e provavelmente for meu parente (coisa que eu não duvido dado o tamanho que ele diz que a família têm) por favor entre em contato pelo face Luis Paulo Salvador Rosa SV.

    ResponderExcluir
  22. Eu também tenho sobrenome rosa minha avó era filha de italiana moro em sp cotia

    ResponderExcluir
  23. Eu me recuso a ter um urubu no Brasão da família Rosa!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Claudia Rosa, meu avô era de Portugal e eu me recuso a ter um urubu no Brasão. Até pq esses apresentados não seriam de Portugal. Como encontro um Brasão Rosa português????

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é karinna pires da rosa sou filha de eurides Oliveira da rosa e neta de eurides da rosa e eu sul do Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Rangel Rosa, e estou iniciando uma pesquisa para saber de onde vem a minha familia. Como se percebe, lendo esse post, existe a possibilidade de ser de varios paises europeus. A minha pergunta vai se alguem da regiao norte do RS conseguiu rastrear o Pais de origem. Meus pais sao de Sananduva RS.

    ResponderExcluir