quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Lino

O sobrenome Lino vem da palavra em latim linum ou do grego linus, que significa “linho”, por vezes ganha o sentido de "puro e límpido como o linho". Segundo a mitologia, Lino era o filho do deus Apolo e da musa Urânia e ele teria inventado o ritmo e a melodia. Em outras versões, Lino era filho do adivinho Anfiarau e da musa Terpsícore, Lino foi um dos mestres de Hércules e ficou encarregado de ensinar-lhe música, em uma de suas aulas Lino criticou Hércules, que nervoso atirou sua lira na cabeça de seu mestre e o matou. O nome Lino era muito comum entre os gregos e os romanos, tanto que o segundo papa se chamava Lino, o Papa Lino foi o segundo Bispo de Roma e sucedeu São Pedro, em vida ele operou muitos milagres como a cura da filha do cônsul Saturnino, porém foi o próprio Saturnino que ordenou sua decapitação, São Lino é um santo da Igreja e seu dia é comemorado em 23 de setembro.
O sobrenome pode ter surgido em referência a São Lino, os nascidos no dia do santo ou os devotos dele assumiam esse cognome, alguns acreditam que o sobrenome também pode ter surgido nos diminutivos de outros nomes ou sobrenomes, como Ângelo-Angelino.
Acima o brasão da família Lino da Itália, com um campo vermelho e dois leões de ouro. A família Lino surgiu no Norte da Itália, é possível que Lino tenha sido usado pela primeira vez como sobrenome de uma família na Lombardia, entre o séculos XIV e XV.
Na Espanha também há uma família Lino, e além da origem religiosa do nome, se crê que o sobrenome Lino na Espanha possa ser ocupacional, em referência a profissão de fiandeiro ou tecelão de linho, da Espanha o sobrenome chegou a Portugal. Ao lado o brasão da família Lino da Espanha, com um campo vermelho e um campanário de ouro coberto de negro e um lambel de prata em chefe.

40 comentários:

  1. Amei saber tudo isso,eu sou Lino,e sempre fui curiosa p saber algo sobre o meu sobrenome:-)

    ResponderExcluir
  2. yeah...sabia que meu sobrenome tinha algo forte!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber das minhas raizes

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. eu adorei saber sobre o meu sobrenome

    ResponderExcluir
  6. eu adorei saber o significado do meu sobrenome

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito! Sempre quis saber de onde vem o "Lino" e agora sei minhas raízes.

    ResponderExcluir
  8. Qual a dimensão da família Lino no velho continente? Aqui no Brasil ao que me parece, ela não é tão grande. Além disso, temos que estar sempre atento pois muitos insistem em escrever Lima no lugar de Lino. Tenho orgulho do meu nome: Narciso Lino. Sempre soube que se trata de um nome forte. Abraços aos Lino!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Portugal igual. Temos de soletrar para que saia Lino, e não Lima, limo...

      Excluir
  9. Aí pessoal, sugestão para que 23 de setembro seja marcado, além de ser início da primavera para nós moradores abaixo da linha do equador, ou, como muitos consideram, o início de um novo período...,seja também o dia da família Lino.
    Abraço fraterno a todos...

    ResponderExcluir
  10. Muito bom saberr valew grande abraçss"

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Também sou lino e sempre preciso soletrar meu sobrenome ou então sai lima limo....adorei ver esta matéria sempre tive curiosidade em saber

    ResponderExcluir
  13. bom dia, realmente meu avo nascido em Portugal chamava-se Do Oliveira lino e aqui no brasil meu pai foi registrado como De oliveira Lima.

    ResponderExcluir
  14. bom dia, realmente meu avo nascido em Portugal chamava-se Do Oliveira lino e aqui no brasil meu pai foi registrado como De oliveira Lima.

    ResponderExcluir
  15. Algum descendente de MANOEL LINO DOS SANTOS?

    ResponderExcluir
  16. Eu sou de londrina pr meu nome Aparecido lino dos santos, nascido em 26/07/1956, busco minhas origens, no meu certidão não consta nome do pai, minha mãe Luzia gentil

    ResponderExcluir
  17. Eu sou de londrina pr meu nome Aparecido lino dos santos, nascido em 26/07/1956, busco minhas origens, no meu certidão não consta nome do pai, minha mãe Luzia gentil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é nelci lino dos santos sera que somos parentes entre em contato facebook francy e hudyson

      Excluir
    2. meu nome é nelci lino dos santos sera que somos parentes entre em contato facebook francy e hudyson

      Excluir
  18. Puts. Sempre quis saber de onde veio o "Lino". Chato ter só soletrar meu sobrenome quando vou me escrever em algo; a pessoa sempre coloca "Lima". Veey. Gostei de saber minhas raízes. Italiano. Quem diria. kkkk.

    -Luan Lino Soares

    ResponderExcluir
  19. Meu vo chamava messias Lino da Silva, minha vó Amélia vitamina da Silva, era novo quando eles faleceram so me lembro q eles falavam meu estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que ele era irmão de Raimundo Lino da Silva, que também, de vez enquanto falava estranho. parece que era em alemão.

      Excluir
    2. Meu Mail e sidneysantosr@hotmail.com ,Quem sabe somos parentes,abracos

      Excluir
  20. Meu vo chamava messias Lino da Silva, minha vó Amélia vitamina da Silva, era novo quando eles faleceram so me lembro q eles falavam meu estranho, sempre tive curiosidade de saber mais sobre a minha origem pois não conheço nenhum irmão do meu vos

    ResponderExcluir
  21. Meu vo chamava messias Lino da Silva, minha vó Amélia vitamina da Silva, era novo quando eles faleceram so me lembro q eles falavam meu estranho, sempre tive curiosidade de saber mais sobre a minha origem pois não conheço nenhum irmão do meu vos

    ResponderExcluir
  22. Sou Vanessa Lino e adorei saber a origem d meu sobrenome.

    ResponderExcluir
  23. Sou Vanessa Lino e adorei saber a origem d meu sobrenome.

    ResponderExcluir
  24. Gostei da descrição mas gostava de saber qual o brasão portugues.

    ResponderExcluir
  25. O nome do meu vô é Antônio Satonino Lino 😍😍


    ResponderExcluir
  26. O nome do meu vô é Antônio Satonino Lino 😍😍


    ResponderExcluir