quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Duarte

O sobrenome Duarte é de origem patronímica, sendo a variação espanhola do nome inglês Eduard, que em anglo-saxão significa guardião.

Acredita-se que o nome Eduard ganhou popularidade em terras hispânicas por causa do rei inglês Eduard o Mártir, que quando começou a reinar um cometa cortou os céus, o que para os astrólogos significava que Eduard tinha a aprovação de Deus para seu reinado, ele impediu o crescimento do paganismo e reconstruiu vários mosteiros na Inglaterra. No ano 1001 ele foi canonizado.

Outro famoso rei inglês foi Eduard o Confessor, que passou sua adolescência no exílio na Normandia, quando se tornou rei ele fez uma peregrinação até a tumba de São Pedro, após isso recebeu a ordem do Papa de construir a Abadia de Westminster no local onde um pescador tinha tido uma visão de São Pedro, Eduard o Confessor era um homem muito religioso e uma semana após o término da construção da Abadia de Westminster ele morreu e lá foi enterrado em 1066, em 1161 Eduard foi canonizado pelo Papa Alexandre III.

19 comentários:

  1. Muito interessante a criação desse Blog, Parabéns ao idealizador, pois eu faço parte da família Duarte, e através desta página pude resgatar a essência do nome. Obrigado.

    Roberto Duarte.

    ResponderExcluir
  2. Bacana em esse blog eu tbm faço parte da familia Duarte ....
    email pra contato
    reginaldoeduard@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a criação desse Blog, Parabéns ao idealizador, pois eu faço parte da família Duarte, e através desta página pude resgatar a essência do nome. Obrigado.
    alleckssandro t. duarte

    ResponderExcluir
  4. olá, faço parte da família Duarte e moro em MG no sul de minas, em Três Corações, aqui existem 3 famílias Duarte que não se conectam até onde sei, Meu pai afirma que o avô dele era português e isso gera uma idiossincrasia na origem do nome até onde consigo levá-lo, pra mim até então a origem do nome era portugesa..qualquer esclarecimento meu e-mail é: mtdfpsique@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A origem do sobrenome em terras portuguesas se dá em função de D. Duarte que recebeu o seu nome em homenagem ao avô de sua mãe, o rei Eduardo III da Inglaterra. Desde muito jovem, D. Duarte acompanhou o seu pai nos assuntos do reino, sendo portanto um herdeiro preparado para reinar; em 1412 foi formalmente associado à governação pelo pai, tornando-se seu braço direito.
      duartejr72@gmail.com

      Excluir
  5. Duarte tenho muito orgulho desse nome @eltonnduarte

    ResponderExcluir
  6. meu msn é robson_duarte30@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Moro em Fortaleza ceará e tbm sou Duarte.muito legal. quero inteiragir com outros Duartes,srsr

    ResponderExcluir
  8. Abraço e felicitações dos Duartes aqui do Sul (RS)

    ResponderExcluir
  9. Muinto bom o blog

    abçs a todos da Familia Duarte

    Adriano Duarte de Nortao de MT
    Até

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Muito informativo. Duartes, uní-vos! Ass: Rodrigo Duarte

    ResponderExcluir
  12. eu também me chamo Duarte sou do rio de janeiro mais meus avós são de recife da região de casa amarela, tinha um tio ele disse os meus primos são os dono da frabrica pitu também tenho curiosidade em saber porque é um nome muito bonito SIGNIFICADO DE DUARTE
    Qual o significado do nome Duarte: VARIANTE DE "EDWARD". GUARDIÃO, PRÓSPERO.

    SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME DUARTE - ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: D
    Muito atencioso, e apegado à família possui um senso maternal muito forte, é o tipo de pessoa que gosta de se sentir útil e necessário, com isso chega a assumir mais responsabilidades do que realmente pode suportar. Não costuma voltar atras em suas palavras. Muito ocupado, raramente se permite algumas horas livres para o lazer. Mas deve tomar cuidade em não se tornar dependente ou infantil ao extremo, para isso não deve se pendurar nos outros.

    SIGNIFICADO DO NOME DUARTE - SUA MARCA NO MUNDO!
    DISCIPLINA,PRATICIDADE,LEALDADE,CONFIABILIDADE,GOSTO PELO TRABALHO,SOLIDEZ E EFICIÊNCIA.
    Confiança e lealdade é o que se pode esperar da pessoa cuja personalidade é marcada pelo número 4. Alguém que não admite superficialidade e covardia. Muito produtiva e eficiente, faz de sua bandeira a prudência e a disciplina. Com os pés no chão, não se deixa levar por nada que se mostre leviano ou propostas sedutoras demais. Pontual e responsável com seus compromissos, demonstra sempre uma grande estabilidade, fator que a faz respeitável por aqueles que a conhecem. Não deixa nada por acabar e respeita todos os regulamentos, por isso muitas vezes é considerada conservadora. Sua sobriedade não a permite ser muito extravagante, preferindo sempre um estilo mais clássico até no se vestir. Bom senso e discrição são marcas de alguém que leva à sério seus relacionamentos pessoais e profissionais. Uma tendência negativa é a de se tornar inflexivel e sistemática demais com detalhes. Uma forma de equilibrar este ponto e aproveitar as boas vibrações do seu número da personalidade é começar aceitando e considerando mais as opiniões dos outros. Assim a confiabilidade que lhe conferem terá ainda mais valor.

    ResponderExcluir
  13. Meus bisavos são portugueses chegaram no periodo BRASIL-Colonia e então sempre achei que o nome da familia Duarte era de origem portuguesa

    ResponderExcluir
  14. Adorei o Blog, minha irmã que encontrou somos Duarte, sempre tive interesse em saber de onde vinha esse nome e o que significava. Elizângela Duarte

    ResponderExcluir
  15. Muito bom trabalho, se tiver algo sobre a vinda da familia para a America do Sul

    ResponderExcluir