sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Brasão da Família Duarte

O sobrenome Duarte é de origem patronímica, sendo a variação espanhola do nome inglês Eduard, que em anglo-saxão significa "guardião".
O nome Eduard pode ter ganhado popularidade em terras hispânicas por causa do rei inglês Eduard o Mártir, que quando começou a reinar um cometa cortou os céus, o que para os astrólogos significava que Eduard tinha a aprovação de Deus para seu reinado, ele impediu o crescimento do paganismo e reconstruiu vários mosteiros na Inglaterra. No ano 1001 ele foi canonizado.
Outro famoso rei inglês foi Eduard o Confessor, que passou sua adolescência no exílio na Normandia, quando se tornou rei ele fez uma peregrinação até a tumba de São Pedro, após isso recebeu a ordem do Papa de construir a Abadia de Westminster no local onde um pescador tinha tido uma visão de São Pedro, Eduard o Confessor era um homem muito religioso e uma semana após o término da construção da Abadia de Westminster ele morreu e lá foi enterrado, Eduard foi canonizado pelo Papa Alexandre III.
O sobrenome Duarte é patronímico do nome próprio Duarte e teria passado da Espanha para Portugal. A família Duarte espanhola teria surgido na cidade de Sevilha, na Andaluzia, estes seriam descendentes do rei português Duarte I de Portugal, outros dizem que Duarte seria uma variação dos sobrenomes Ugarte ou Huarte, que geraram “De Ugarte” ou “De Huarte” e posteriormente Duarte.

44 comentários:

  1. Muito interessante a criação desse Blog, Parabéns ao idealizador, pois eu faço parte da família Duarte, e através desta página pude resgatar a essência do nome. Obrigado.

    Roberto Duarte.

    ResponderExcluir
  2. Bacana em esse blog eu tbm faço parte da familia Duarte ....
    email pra contato
    reginaldoeduard@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a criação desse Blog, Parabéns ao idealizador, pois eu faço parte da família Duarte, e através desta página pude resgatar a essência do nome. Obrigado.
    alleckssandro t. duarte

    ResponderExcluir
  4. olá, faço parte da família Duarte e moro em MG no sul de minas, em Três Corações, aqui existem 3 famílias Duarte que não se conectam até onde sei, Meu pai afirma que o avô dele era português e isso gera uma idiossincrasia na origem do nome até onde consigo levá-lo, pra mim até então a origem do nome era portugesa..qualquer esclarecimento meu e-mail é: mtdfpsique@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A origem do sobrenome em terras portuguesas se dá em função de D. Duarte que recebeu o seu nome em homenagem ao avô de sua mãe, o rei Eduardo III da Inglaterra. Desde muito jovem, D. Duarte acompanhou o seu pai nos assuntos do reino, sendo portanto um herdeiro preparado para reinar; em 1412 foi formalmente associado à governação pelo pai, tornando-se seu braço direito.
      duartejr72@gmail.com

      Excluir
  5. Duarte tenho muito orgulho desse nome @eltonnduarte

    ResponderExcluir
  6. meu msn é robson_duarte30@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Moro em Fortaleza ceará e tbm sou Duarte.muito legal. quero inteiragir com outros Duartes,srsr

    ResponderExcluir
  8. Abraço e felicitações dos Duartes aqui do Sul (RS)

    ResponderExcluir
  9. Muinto bom o blog

    abçs a todos da Familia Duarte

    Adriano Duarte de Nortao de MT
    Até

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Muito informativo. Duartes, uní-vos! Ass: Rodrigo Duarte

    ResponderExcluir
  12. eu também me chamo Duarte sou do rio de janeiro mais meus avós são de recife da região de casa amarela, tinha um tio ele disse os meus primos são os dono da frabrica pitu também tenho curiosidade em saber porque é um nome muito bonito SIGNIFICADO DE DUARTE
    Qual o significado do nome Duarte: VARIANTE DE "EDWARD". GUARDIÃO, PRÓSPERO.

    SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME DUARTE - ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: D
    Muito atencioso, e apegado à família possui um senso maternal muito forte, é o tipo de pessoa que gosta de se sentir útil e necessário, com isso chega a assumir mais responsabilidades do que realmente pode suportar. Não costuma voltar atras em suas palavras. Muito ocupado, raramente se permite algumas horas livres para o lazer. Mas deve tomar cuidade em não se tornar dependente ou infantil ao extremo, para isso não deve se pendurar nos outros.

    SIGNIFICADO DO NOME DUARTE - SUA MARCA NO MUNDO!
    DISCIPLINA,PRATICIDADE,LEALDADE,CONFIABILIDADE,GOSTO PELO TRABALHO,SOLIDEZ E EFICIÊNCIA.
    Confiança e lealdade é o que se pode esperar da pessoa cuja personalidade é marcada pelo número 4. Alguém que não admite superficialidade e covardia. Muito produtiva e eficiente, faz de sua bandeira a prudência e a disciplina. Com os pés no chão, não se deixa levar por nada que se mostre leviano ou propostas sedutoras demais. Pontual e responsável com seus compromissos, demonstra sempre uma grande estabilidade, fator que a faz respeitável por aqueles que a conhecem. Não deixa nada por acabar e respeita todos os regulamentos, por isso muitas vezes é considerada conservadora. Sua sobriedade não a permite ser muito extravagante, preferindo sempre um estilo mais clássico até no se vestir. Bom senso e discrição são marcas de alguém que leva à sério seus relacionamentos pessoais e profissionais. Uma tendência negativa é a de se tornar inflexivel e sistemática demais com detalhes. Uma forma de equilibrar este ponto e aproveitar as boas vibrações do seu número da personalidade é começar aceitando e considerando mais as opiniões dos outros. Assim a confiabilidade que lhe conferem terá ainda mais valor.

    ResponderExcluir
  13. Meus bisavos são portugueses chegaram no periodo BRASIL-Colonia e então sempre achei que o nome da familia Duarte era de origem portuguesa

    ResponderExcluir
  14. Adorei o Blog, minha irmã que encontrou somos Duarte, sempre tive interesse em saber de onde vinha esse nome e o que significava. Elizângela Duarte

    ResponderExcluir
  15. Muito bom trabalho, se tiver algo sobre a vinda da familia para a America do Sul

    ResponderExcluir
  16. Eta família Porreta...
    Roberto Duarte Belém-Pa

    ResponderExcluir
  17. Joao Vitor Duarte, Contagem/MG - sobrenome veio do lado da mãe.

    ResponderExcluir
  18. Pedro Duarte. Portugal. ("Maria da Luz Duarte", a minha bisavó materna/paterna, os meus pais são primos direitos, ela faleceu quando eu tinha 4 anos ainda me lembro toda vestida de preto com um xaile preto e muito velhinha, atualmente tenho 31 anos.) Email: pdr_duarte@hotmail.com "La familia Duarte
    La genealogía al servicio de la historia" Boletín del Archivo General de la Nación
    Año LXIX, Vol. XXXII, Núm. 117 pdf http://www.idg.org.do/capsulas/febrero2008/BAGN_2007_No_117_55-77.pdf

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Oi...
      Eu também sou da Família Duarte por parte do meu pai.
      .Rio de janeiro

      Excluir
    2. Oi...
      Eu também sou da Família Duarte por parte do meu pai.
      .Rio de janeiro

      Excluir
  20. Eu também sou da Família Duarte Rio de janeiro

    ResponderExcluir
  21. Eu também sou da Família Duarte Rio de janeiro

    ResponderExcluir
  22. EU TAMBEM FAÇO PARTE DA FAMILIA DUARTE , DA BAHIA.

    ResponderExcluir
  23. Faço parte desta Família LINDA...Com muito Orgulho, em Linhares- ES

    ResponderExcluir
  24. Que família enormeeee!!! eaí parentes hahahaha ��

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Oi também sou um Duarte, moro no Rio grande do sul em São Gabriel cidade localizado na região fronteira. Minha família veio do Uruguai a mais ou menos cem anos, e imagino que seja de origem espanhola, pelo idioma e costumes dos meus antepassados.
    Diogo Lima Duarte

    ResponderExcluir
  27. Também sou Duarte de Benedito novo meu bisavó era de Portugal Manuel Duarte. Meu avó também era Manuel Duarte teve alguns irmãos Orlando, Alfredo , Henrique e Emília que eu me lembro.

    ResponderExcluir
  28. Tenho um arvore no site MyHeritage, familia BezerraDuarte, visitem e de repente somos parentes..

    ResponderExcluir
  29. Tenho um arvore no site MyHeritage, familia BezerraDuarte, visitem e de repente somos parentes..

    ResponderExcluir
  30. Olá, Willison Duarte de Lima - Manaus-AM
    Origem da Família Duarte no Brasil, Conforme relato a abaixo:
    Família Duarte

    Os Duarte são família conhecida aqui no Brasil. Pode ser que todos não tenham a mesma origem e ancestrais, mas a história de surgimento da família é basicamente a mesma. Confira abaixo algumas informações, curiosidades e brasão da família Duarte.

    O sobrenome Duarte, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

    Origem da família Duarte

    Este é um sobrenome que ganhou a sua forma em Portugual, embora as suas palavras de origens não tenham surgido por lá. Ele é classificado como um patronímico, uma vez que deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar.

    O nome Duarte é uma modificação da forma antiga, mais arcaica: Eduarte. Este pode vir tanto do francês Edouart, quando do Inglês Edward. Como nome próprio ele era mais utilizado como uma variação de Eduardo, nome este bastante popular no Brasil. Assim os filhos do Sr. Duarte passaram a serem conhecidos apenas como “Fulano Duarte” – e assim se propagou ao longo dos tempos.

    Curiosidades

    O nome que deu origem ao sobrenome (Edward, Edouart, Eduardo) tem o significado de guardião.

    Variantes do sobrenome Duarte

    Mesmo com tantas variantes no nome próprio que deu origem ao sobrenome, o mesmo não ganhou muitas formas durante o tempo. Por onde foi disseminado entre os descendentes, o mesmo permaneceu Duarte. Este também é um fato curioso, uma vez que suas palavras de origem possuem muitas variações e traduções para outras línguas.

    Brasão da Família Duarte

    Um dos brasões encontrados para a família Duarte é feito de um escudo partido em quatro. A primeira e a quarta parte possuem um grifo de ouro, enquanto a segunda e terceira são feitas de xadrez em vermelho e ouro. Por cima destas quatro partes se vê um novo escudo de prata com uma rosa vermelha.

    Este é um escudo bem bonito e fácil de reconhecer. Confira logo abaixo algumas fotos de modelos de escudos da família Duarte. Não deixe de reparar nas diferenças e principalmente nas semelhanças entre eles.

    ResponderExcluir