sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brasões das Famílias Carvalho, Carvalhais, Carvalhal e Carvalhal Bem-feito

O sobrenome Carvalho tem origem em uma árvore de mesmo nome, o carvalho é uma árvore imponente que constitui grandes florestas e bosques de carvalhos, que são chamados de carvalhais, e no seu singular carvalhal.
Durante a Idade Média vários profissionais dependiam dos carvalhos, sendo eles lenhadores, marceneiros, construtores de casas, caçadores e criadores de porcos, é provável que sejam estes os primeiros a usarem Carvalho como apelido.
A presença destas árvores serviu também para denominar regiões, como o Morgado de Carvalho nas terras de Coimbra, que pertenceu a Bartolomeu Domingues, quem se acredita ser o primeiro a usar o apelido Carvalho, outros dizem que foi seu avô Pelagius Carvalis quem instituiu o ramo nobre da família Carvalho, deles descenderia o ilustre Sebastião José de Carvalho e Melo, o primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.
Quanto aos sobrenomes Carvalhais e Carvalhal seriam variações do sobrenome  castelhano Carvajal, que por sua vez surgiu na apologia a terras onde havia carvalhos, referências mais antigas ao sobrenome Carvalhal datam do início do século XIV, em que é citado certo D. Álvaro Gil de Carvajal, que seria o patriarca da linhagem nobre da família Carvalhal, este por sua vez era bisneto de Gonçalo Gonçalves de Carvajal, quem alguns autores consideram ser filho do rei D. Bermudo II de Leão. O nome Carvajal teria se tornado Carvalhal na geração seguinte a de D. Álvaro Gil de Carvajal.
Já a família Carvalhal Benfeito descende de Diogo Fernandes, quem o rei D. João III deu uma quinta no couto de Alcobaça.

11 comentários:

  1. gostei de ver que os brasões são acompanhados de
    uma explicação historica perfeita
    osvaldir

    ResponderExcluir
  2. não encontrei o da minha família... Chuff ou Cezar. você sabe de algo?

    ResponderExcluir
  3. Oi Faltou comentar o Brasão dos Carvalho( o azul). fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  4. Amei a história e achei lindo o brasão da família Carvalhal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. És de onde. Eu sou português e sou Carvalhal

      Excluir
  5. CARLHO MEU SOBRENOME , MINHA MÃE ERA CARVLHO E MEU PAI TAMBÉM

    ResponderExcluir
  6. Nossa meu sobrenome e Carvalhais gostei muito de saber sobre ele. Quero mais informações pois quero muito montar minha árvore genealógica.

    ResponderExcluir
  7. Meu bisavó era um português chamado Catulino Carvalhal, que teve 22 filhos com uma filha de escravos, por volta de 1800. Minha avó, que nasceu em 1902, e sendo uma dos últimos filhos, não foi criada por eles e sim pela madrinha, não tendo assim, contato com os demais irmãos.
    Você sabe aqui no Brasil quem o primeiro Carvalhal?

    ResponderExcluir
  8. Meu bisavó era um português chamado Catulino Carvalhal, que teve 22 filhos com uma filha de escravos, por volta de 1800. Minha avó, que nasceu em 1902, e sendo uma dos últimos filhos, não foi criada por eles e sim pela madrinha, não tendo assim, contato com os demais irmãos.
    Você sabe aqui no Brasil quem o primeiro Carvalhal?

    ResponderExcluir