quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Brasão da Família Maia


Maia é o nome de uma planta muito comum em Portugal, considerada por alguns daninha, anteriormente usada na confecção de vassouras. A origem do sobrenome Maia esta ligada a uma região em Portugal do mesmo nome, a região se estendia por quase todo o norte do atual Portugal, hoje Maia e apenas um pequeno município, o nome Maia já era usado pelos habitantes desta região como sobrenome desde antes da própria fundação do país de Portugal, segundo a lenda o primeiro rei português, Dom Afonso Henriques, foi educado junto a família Mendes da Maia, que já governava a antiga região de Maia, na época a região era governada pelo famoso cavaleiro Gonçalo Mendes da Maia, que entrou para historia portuguesa pela sua constante luta contra os mouros.

46 comentários:

  1. tenho o sobrenome maia e gostaria se possivel saber mais sobre . Desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
  2. Meu sobrenome também é Maia e minha família veio da Bahia, tem alguma ligação? Será que sou parente da moça ai de cima? xD
    Desde já agradeço pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos Vinícius eu Sou de SP e minha Família e de Itabuna - BA depois vamos ver se tem ligação?
      e os meu Bisavô e de Portugal...

      o meu msn e liderazeitona@hotmail.com vamos ver isso..!!!

      Excluir
    2. maia e muito comum em portugal minha familia tbm e maia mas maia simboliza uma seita sigana em portugal

      Excluir
    3. Meu nome e Thais Gomes Maia tenho origem espanhola e portuguesa sera que tem algum parentesco?
      Minha avó paterna chamava-se Maria Claro Maia e nasceu em Santa Bárbara/MG e eu nasci em Juiz de Fora/MG se souberem de algo entrem em contato comigo

      Excluir
  3. Eu tenho o sobrenome Maia e sou descendente de portugues e alemao.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome completo é Francisca Ysmaela Queiroz De Souza Maia creio eu que tenho decendecia com portugues e queria saber um pouco mais sobre á cultura mais agradeço se me desse mais informação
    Meu email é:ysmaelamaia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. minha vo se jamava Eleoteria maia mantero, sera que tenho decendencia portuguesa

    ResponderExcluir
  6. Goostei! Tenho que fazer um trabalho sobre o brasão da família Maia! meu nome é Beatriz Santos Maia aaain eu amo Meu nome Maia e vcs sabem que o sobrenome maia é Decedente de Árabe néé?? Até existe uma Espada chamada "espada maia" Legaaaaau néééé? aposto que vcs nao sabiam sobre Isso. Tchau Maias! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. eu tbm sou maia e amo demais... meu filho sente mior orgulho do NOME MAIA

      Excluir
  7. Meu sobrenome é Maia e minha família é da Bahia, Cidade Itabuna tem alguma ligação? Será que sou parente do cara ai de cima?
    Desde já agradeço pelas informações.

    ResponderExcluir
  8. A minha familia é do norte tambem,mas devido a um erro com o meu bisavo,o nome foi mudado para Maio!

    ResponderExcluir
  9. Tenho o sobrenome MAIA, por parte da minha mãe e avó! Os meus avós viviam no Castêlo da Maia (Maia - Porto), na encosta do monte onde havia o Castêlo!

    Cândida Maia - Peniche, Portugal

    ResponderExcluir
  10. A FAMÍLIA MAIA NO BRASIL TEVE ORIGEM EM 1503 NA CIDADE CATOLÉ DO NORTE NA PARAÍBA. POR ESSA RAZÃO QUE TEM BASTANTE MAIA NO NORDESTE.

    ResponderExcluir
  11. Oi naverdade os maias sao portuguses e vinherao p/ o brasil em 1508 erao os cavalarisos do rei,joaquim jose alves medeiros maia e seu irmao manoel jose alves medeiros maia, na formaçao das capitanias receberao ordem de adeministrarem o franco noroeste da capitania que hoje e a cidade de catole do rocha,mas amtes chamava-si barro vermelo tamto que ainda existe uma area chamada sim na regiao, dai afamilia deciminouse pelo brasil(bem isto e que meos avos contarao eque ouvirao dos vos deles e existe documentos muito antigos que provao este fato).

    ResponderExcluir
  12. Olá, me chamo Sávio Maia e minha descendência veio da Paraíba minha avó tem esse sobrenome, mas moro em Brasília desde 78 e tenho 35 anos então minha vida inteira morei aqui. Gostaria de saber onde morou a primeira família maia do Brasil?

    ResponderExcluir
  13. pow meu nome é Anderson Philippe Rodrigues Maia , quero saber mais sobre a familia maia.

    ResponderExcluir
  14. MEU BISAVO HORÁCIO MAIA, MEU AVO JOÃO DOS SANTOS MAIA VIERAM PARA BARRA MANSA DE SAPUCAI RJ

    VALDIRARBEX@BOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  15. Tenho como apelido Maia e sou portugues

    ResponderExcluir
  16. Hoje eu desobri que minha tataravó era India e meu tataravô era Português ... Eu achei o maximo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meeeo Izabela a meus tataravos são tambem india e portugues! são de Catole do Rocha !


      bru.amaia@gmail.com se quiser mandar um e mail pra ver se somos parentes ! manda ae

      Excluir
  17. Bom meu pai era português da cidade de Matosinhos da região do Porto . Será que o Maia de nosso nome vem dessa família ? Afinal eu pelo menos o uso com muito orgulho .

    ResponderExcluir
  18. https://www.facebook.com/pages/Fam%C3%ADlia-Maia/105412229544190

    ResponderExcluir
  19. Vamos organizar um encontro Nacional dos MAIAS, q Acham?

    ResponderExcluir
  20. Meu avô veio de Portugal, não sei exatamente qual região.

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vcs nao queria saber da origem maia por que era de uma seita sigana que trapaceava as pessoas tbm mechamo rodrigo maia

    ResponderExcluir
  22. Ola aqui no sul tambem tem bastante maia eu sou suelen maia e aqui na regiao central tem muitos, sou muito orgulhosa somos descendentes de italianos e portugueses, achei super legal ver os diferentes relatos..

    ResponderExcluir
  23. Olá galera Maia.
    Fico surpreso em ver tanto depoimento legal e outros n tão legais. Fiquei surpreso em ver que a maioria dos meus nomes estão ligadas de uma certa forma, me chamo Fábio Medeiros de Albuquerque Maia...totalmente Portuguesa mais sou baiano com descendência pernambucana. Meu pai é baiano e minha mãe pernambucana. Abraços a todos os parentes impotências..rsrs..

    ResponderExcluir
  24. Olá,tenho um grupo no facebook denominado de PESSOAS COM SOBRENOME MAIA, www.facebook.com/groups/pessoascomsobrenomemaia/
    quem quiser fazer parte é só solicitar .Sou a criadora do grupo.Serão bem vindos todos os Maias.

    ResponderExcluir
  25. Olá gente! Meu nome é Handressa Maia Benedetto. A única coisa que tinha certeza sobre a minha descendência era de que sou descendente de italiano pelo sobrenome Benedetto, mas estava em dúvida quanto o sobrenome Maia. Uma curiosidade é q todos os Maias do Brasil são da mesma família, ou seja, a família Maia é única no Brasil. Sou Amazonense e a minha família são os únicos Maias daqui..

    ResponderExcluir
  26. olá esse sobrenome Maia esta na minha família a muitos e muitos anos bem foi o q meu avo disse,.. meu avo se chama joão mendes da maia, minha mae, Lindamar mendes da maia, e eu wenderson maia de sousa. moro em um bairro perto de anapolis (goialandia) e minha familia e a unica com esse nome de maia...... mas assim tudo que eu sei ate hj e q os pais de meus bisavos sao portugueses.....sei naum mas acho q nos todos aki somos meios aparentados .....kkkkkkkkkk um abraço a todos os maias......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que beleza Wenderson! Meu nome é Bruno Maia de Sousa!! Sou da Bahia e meus pais e avós também!! Grande abraço!

      Excluir
  27. Minha família materna traz esse sobrenome com muita honra.
    Me chamo Rogério Honorato Maia Malentachi.

    ResponderExcluir
  28. Sim, pelo que sei os primeiros Maias que entraram no Brasil eram guardas do Rei e se estabeleceram em Catolé da Rocha - PB. E existe algo que os nossos antepassados esconderam das gerações futuras. Os Maias que vieram para o Brasil eram "Cristãos Novos", ou seja, judeus convertidos a força ao catolicismo. Muitos deles continuaram praticando o Judaísmo escondido, pois era proíbido na época. Vocês podem ver nesse link http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2302234 por exemplo, o processo de Salvador da Maia, acusado de Judaísmo pela inquisição portuguesa e deportado à portugal onde foi julgado. Devido a perseguição aos judeus, muitos Maias não passaram essas informações a seus filhos e acabou se perdendo através do tempo. Quem tiver oportunidade, visite o Museu Nacional Torre do Tombo em Portugal e verifique essas informações, vocês ficarão surpresos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio você tem mais informações sobre o sobrenome no Brasil, no meu caso é de Rezende Costa - MG. Abraço

      Excluir
  29. Também sou Maia e meu avô veio do Ceará para o Pará, seu nome Miguel de Souza Maia - o mais velho de 11 irmãos. Seu Pai, meu bisavô era portugues. Em Fortaleza vc anda pelas ruas e vários comércios tem nosso sobrenome. Segundo informações da família meu avô tinha uma irmã no Crato - cidade no interior do Ceará.

    ResponderExcluir
  30. Meu Nome e Darlan Maia Filho do Sargento Maia Neto de Joao e Maria Maia de Itabuna Ba no Nordeste a Família Maia e uma so

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é Jivago Maia, nasci em Brasília e minha família Maia é de Minas Gerais, Ituiutaba e Uberlândia.
    Acho muito interessante informação sobre a tradição da nossa família MAIA!! Um Abraço

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Olá, tenho muita vontade de saber qual é minha descendência, me chamo Inêz Maia, sobrenome paterno de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de obter um histórico mais preciso e detalhado acerca das origens da Família Maia;desde a Europa.Muito obrigado pela atenção.Cordialmente,Cleto Maia.

    ResponderExcluir
  35. Olá! Não tenho o sobrenome Maia porque meu pai tirou os sobrenomes de minha mãe quando me registrou. Mas, gostaria de saber se algum de vocês sabem do Sr. Lino Adriano Maia. Ele é meu tetravô, viveu aqui na Bahia (Salvador) e eu preciso saber se ele era português ou descendente.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite.Muito prazer.Respondo primeiramente à última pergunta:se ele de fato era um Maia,não pode ser de outra origem senão a portuguesa.Quanto ao paradeiro do mesmo_o seu tetravô_vou dar uma olhada e na sexta vc entra em contato comigo,para quem sabe assim,eu possa,talvez,te dizer alguma coisa,tá legal?Tudo de bom e até logo.Atenciosamente,Cleto J.V.Maia.

    ResponderExcluir