sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brasão da Família Amorim e Brasão da Família Morim

O sobrenome Amorim e sua comum variação, Morim, têm origem em uma freguesia portuguesa chamada Amorim, nome de origem latina, que significa local de amar ou dos amantes, as referencias mais antigas ao nome Amorim datam do século XI em citações a Paróquia de Santiago de Amorim, é importante lembrar que Santiago foi por muito tempo o santo protetor dos exércitos cristãos na península ibérica, talvez em referencia a ele o brasão da família Amorim( e Morim) trás a figura de cinco cabeças de mouros decapitadas, já que Santiago era também conhecido como Santiago matamouros, ou em geral o brasão se trata de uma apologia à guerra entre cristãos e mouros pelo domínio das terras ibéricas.
Ate hoje grande parte dos habitantes da freguesia de Amorim, tem o sobrenome Amorim, prova real que lá é o local da origem do sobrenome, o que conclui que ele era usado para indicar a origem das pessoas vindas de Amorim.

6 comentários:

  1. Antes de mais, gostaria de congratular o criador deste blog pela iniciativa de o ter criado, e pelo trabalho em enriquecê-lo e mantê-lo.

    Não posso deixar no entanto de comentar este post em particular. Gosto muito de Genealogia, embora tenha muito pouco tempo neste momento para aprofundar a minha árvore. Sou membro da família Morim, e sempre me deparei com uma grande falta de informação sobre esta família, na internet e literatura.
    Mas tenho a forte sensação, pela minha experiência de vida, que Morim não é uma variação COMUM do apelido Amorim. Não posso afirmar nem desmentir que a família Morim deriva da família Amorim. Mas posso e quero acrescentar que a família Morim parece estar menos difundida (pois a maior parte continua a viver na Póvoa de Varzim e Vila do Conde) e menos numerosa (basta fazer uma busca por nome nas páginas brancas), a nível nacional, que a Família Amorim.

    Cumprimentos cordiais

    Tiago Morim Matos

    ResponderExcluir
  2. Como eu faria para descobrir se faço parte de tão tradicional família.
    Thadeu pablo amorim.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Blog e gostaria de saber mais sobre a família.
    Necionita Ferreira de Amorim

    ResponderExcluir
  4. Está fantástico o blog, parabéns ao autor!
    Gostei de saber um pouco mais sobre o meu sobrenome.
    Sei, agora, que os meus antepassados estabeleceram-se em Trás-os-Montes :)

    ResponderExcluir
  5. gostei de saber o significado do meu sobrenome

    ResponderExcluir