sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brasão da Família Amorim e Brasão da Família Morim


O sobrenome Amorim é toponímico e surgiu na Galiza, num lugar chamado Amorim próximo à cidade de Tui, desta família descende também a família Morim. O sobrenome Amorim passaria a Portugal por várias vezes e por diversos ramos da família, como o que passou durante o reinado de D. João I, por meio de Hilário de Amorim que foi primeiro senhor da Torre de Amorim, este se fixou em Ponte de Lima e estava a serviço do duque de Lancastre.
Em Portugal há uma freguesia chamada Amorim, cujo nome é de origem latina e significa "local de amar ou dos amantes", as primeiras citações da freguesia de Amorim datam do século XI, sendo citada também nas Inquirições de 1220.
O brasão dos Amorins é em vermelho com cinco cabeças de mouros decapitadas sangrando postas em sautor, alguns as representam com toucado de azul e prata com as barbas de ouro.

19 comentários:

  1. Antes de mais, gostaria de congratular o criador deste blog pela iniciativa de o ter criado, e pelo trabalho em enriquecê-lo e mantê-lo.

    Não posso deixar no entanto de comentar este post em particular. Gosto muito de Genealogia, embora tenha muito pouco tempo neste momento para aprofundar a minha árvore. Sou membro da família Morim, e sempre me deparei com uma grande falta de informação sobre esta família, na internet e literatura.
    Mas tenho a forte sensação, pela minha experiência de vida, que Morim não é uma variação COMUM do apelido Amorim. Não posso afirmar nem desmentir que a família Morim deriva da família Amorim. Mas posso e quero acrescentar que a família Morim parece estar menos difundida (pois a maior parte continua a viver na Póvoa de Varzim e Vila do Conde) e menos numerosa (basta fazer uma busca por nome nas páginas brancas), a nível nacional, que a Família Amorim.

    Cumprimentos cordiais

    Tiago Morim Matos

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. sempre fui muito curioso sobre o meu sobrenome ... amo ser AMORIM

      Excluir
  3. Como eu faria para descobrir se faço parte de tão tradicional família.
    Thadeu pablo amorim.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Blog e gostaria de saber mais sobre a família.
    Necionita Ferreira de Amorim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho Ferreira de Amorim na minha familia, de onde a sua é?

      Excluir
    2. Também tenho Ferreira de Amorim na minha familia, de onde a sua é?

      Excluir
  5. Está fantástico o blog, parabéns ao autor!
    Gostei de saber um pouco mais sobre o meu sobrenome.
    Sei, agora, que os meus antepassados estabeleceram-se em Trás-os-Montes :)

    ResponderExcluir
  6. gostei de saber o significado do meu sobrenome

    ResponderExcluir
  7. Faço muito gosto em fazer parte da família Amorim.

    ResponderExcluir
  8. Sou Amorim brasileiro, gostaria de saber se há ligação com o Amorim português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode ter alguma ligação com o Amorim portuguesa. Famílias portuguesas se estabeleceram no Brasil desde o século XVI, sendo estes os desbravadores que vieram colonizar estas terras. Durante o século XIX houve um grande fluxo de famílias que imigraram da Europa para o solo brasileiro, se estabelecendo principalmente nas regiões sudeste e sul, para ocupar as áreas inabitadas do país e substituir o trabalho escravo nas fazendas.

      Excluir
  9. Procuro muito coisa também sobre a família Amorim, sou um
    Amorim de coração, acho que existe muito amor nela, não é a toa que o nosso nome tem bela palavra AMORim.

    ResponderExcluir
  10. GENTE O LEGAL É SABER INFORMAÇOES SOBRE OS AMORINS DO NORDESTE, POIS VIERAM TRES IRMAOS UM MORREU E O OUTRO CHAMADO DE ODO LUTERO CARNEIRO DE AMORIM ISSO É POR VOLTA DE 1850 ACHO SÓ PRA VCS TEREM IDEIA MINHA VÓ NASCEU EM 1921 ELA PODERIA SER NETA DELE....
    QUALQUER COISA A GENTE PODE FAZER UM GRUPO DA FAMILIA AMORIM A ORIGEM

    ResponderExcluir
  11. eu também faço parte desta família sou de Carangola MINAS GERAIS

    ResponderExcluir
  12. Top dizer que todos que somos amorim la atrás temos parentesco mas somos afastados pelo destino. "Rumo diferentes tomados" , só um pouquinho que descobrir da família que está próxima somos bem mais de 300 agora imagina se todos que foram separados, vamos dizer assim "500 anos" atrás se fossem tudo junto meu Deus acho que encherão uma cidade hshs

    ResponderExcluir
  13. Sobrenome herdado do meu saudoso avô, Dr. Pedro Amorim, de Natal - RN. Orgulho de ser Amorim!

    ResponderExcluir