sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brasão da Família Guimarães

O sobrenome Guimarães vem da palavra Vimaranes, alguns acreditam que a palavra venha da palavra germânica Wigmar, que significa cavalo de combate, dai surgiria o nome próprio Wimara, e consequentemente o nome de lugar Wimaranis, que significa terra de Wimara ou terra de cavalos de batalha.
O sobrenome se originou em uma região no norte de Portugal de mesmo nome, outrora chamada de Vimaranes, de onde acreditasse ter partido os primeiros conquistadores do território português, por isso o nome Vimaranes ganhou o sentido de conquistador, nesta região foi construída a cidade de Guimarães, por volta do século X, primeiro foi construído ali um mosteiro e logo após um castelo, o que atraiu pessoas que se fixaram ali, criando a cidade, o mosteiro recebia fartas doações de nobres e ate de reis, com isso, ele se transformou no Mosteiro Real Colegiada, que se tornou um local de peregrinação que atraia muita gente, o sobrenome Guimarães teria surgido no uso do nome desta região para indicar de onde essas pessoas vinham. Para os portugueses Guimarães é o berço da nação portuguesa, já que ali foi a capital do condado de Portucale instituída por D. Henrique e foi também o provável local do nascimento de D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique e o fundador do Reino de Portugal. Isso impulsionou a assimilação do sobrenome Guimarães pelos seus habitantes.

5 comentários:

  1. ola suo judson guimaraes suo felis porseum guimaraes

    ResponderExcluir
  2. quero saber a origem de Joaquim Gonçalves Guimarães que saiu de Pernambuco e foi morar no Maranhão no tempos das guerras dos mascates.qua foi que originou minha família Guimarães.
    surgiu de Joaquim gonçalves Guimarães com Teodora Martins Sousa e depois seus filhos Ercilia Sousa guimarães..

    ResponderExcluir
  3. eu tab sou Guimarães com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  4. meu sobre nome tmbm é guimaraes ..eu teria o direito de ter a cidadania portuguesa ..a familia da minha mae é de origem portuguesa tmbm

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber se os escudos muda de região pra região,por q gostaria de adquiri um pra coloca na sala....
    Felipe Gomes Guimarães

    ResponderExcluir