sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brasão da Família Guimarães

O sobrenome Guimarães vem do nome Vimaranes, que alguns creem vir da palavra germânica Wigmar, que significa “cavalo de combate”, desta palavra surgiria o nome Vímara, logo Vimaranes é patronímico e significa "filho de Vímara".
O sobrenome Guimarães se originou em uma região no Norte de Portugal, outrora chamada de Vimaranis, de onde acredita-se ter partido os primeiros conquistadores do território português.
Os primeiros senhores de Guimarães descendem de Vímara Peres, vassalo do rei Afonso III das Astúrias, nascido na Galiza no século IX e que partiu para reconquistar a região entre o Minho e o Douro, sendo o primeiro conde de Portucale e seu filho, Lucídio Vimaranes, o sucederia como conde. 
Vímara Peres fundou um burgo chamado Vimaranis que mais tarde se tornaria Guimarães. Por volta do século X foi construído em Vimaranis um mosteiro que recebia fartas doações de nobres e até de reis, com isso, ele se transformou no Mosteiro Real Colegiada, que se tornou um local de peregrinação.
O sobrenome Guimarães teria surgido no uso do nome desta região para indicar de onde as pessoas vinham. Guimarães é o berço da nação portuguesa, já que ali foi a capital do condado de Portucale instituída por D. Henrique e foi também o provável local do nascimento de D. Afonso Henriques, o fundador do Reino de Portugal. 

20 comentários:

  1. ola suo judson guimaraes suo felis porseum guimaraes

    ResponderExcluir
  2. quero saber a origem de Joaquim Gonçalves Guimarães que saiu de Pernambuco e foi morar no Maranhão no tempos das guerras dos mascates.qua foi que originou minha família Guimarães.
    surgiu de Joaquim gonçalves Guimarães com Teodora Martins Sousa e depois seus filhos Ercilia Sousa guimarães..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual a origem da familia do sr joaquim gonçalves guimarães

      Excluir
  3. eu tab sou Guimarães com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  4. meu sobre nome tmbm é guimaraes ..eu teria o direito de ter a cidadania portuguesa ..a familia da minha mae é de origem portuguesa tmbm

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber se os escudos muda de região pra região,por q gostaria de adquiri um pra coloca na sala....
    Felipe Gomes Guimarães

    ResponderExcluir
  6. Diz a lenda q a familia Guimarães desende-se de uma única linhagem sanguínea sendo assim todos parentes MSM depois de todos esses anos . Isso realmente e verdade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido muito, flavio...Muitos imigrantes portugueses originalmente sem sobrenome eram registrados aqui no Brasil com o nome próprio mais o nome da cidade ou região de onde provinham. Ex: Braga, Lisboa, Guimarães, Porto, Faro, Viana, Coimbra, etc.

      Excluir
  7. Bom meu nome e Max azedias eu gostaria de saber qual e a origem da família azedias e qual e o brasao porque eu não sei ficaria grato se voces me respondece ......

    ResponderExcluir
  8. Bom meu nome e Max azedias eu gostaria de saber qual e a origem da família azedias e qual e o brasao porque eu não sei ficaria grato se voces me respondece ......

    ResponderExcluir
  9. Sou Alexandre Carlos Guimarães de Cachoeiro de itapemirim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou Jorge GUIMARAS filho de ARTHUR GUIMARAES irmão de JOSÉ, de ARISTIDES, de ANTENOR,de MARIA GUIMARAES todos de Cachoeiro do Itapemirim ES.

      Excluir
  10. Sou Alexandre Carlos Guimarães de Cachoeiro de itapemirim.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde minha família Guimarães e originaria na cidade de Guimarães em Portugal.Poderiam mandar mais fatos ,sobre a origem do nome :Guimarães?Obrigado.Carlos Guimarães

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde minha família Guimarães e originaria na cidade de Guimarães em Portugal.Poderiam mandar mais fatos ,sobre a origem do nome :Guimarães?Obrigado.Carlos Guimarães

    ResponderExcluir
  13. Me chamo Euler Vieira Guimaraes. Me orgulho por ter este sobrenome nobre. Ser um Guimaraes e uma Honra.

    ResponderExcluir
  14. Me chamo Euler Vieira Guimaraes. Me orgulho por ter este sobrenome nobre. Ser um Guimaraes e uma Honra.

    ResponderExcluir
  15. BOA TARDE
    COMO FAÇO PARA OBTER DUPLA CIDADANIA ,MEU PAI NASCEU AQUI NO BRASIL.
    ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
    MEU NOME: VANI IZABEL J. GUIMARÃES. E-MAIL vani_guimaraes@msn.com.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Como faço para ter essa imagem do brasão sem as escritas do site?

    ResponderExcluir