sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brasão da Família Amorim e Brasão da Família Morim


O sobrenome Amorim é toponímico e surgiu na Galiza, num lugar chamado Amorim próximo à cidade de Tui, desta família descende também a família Morim. O sobrenome Amorim passaria a Portugal por várias vezes e por diversos ramos da família, como o que passou durante o reinado de D. João I, por meio de Hilário de Amorim que foi primeiro senhor da Torre de Amorim, este se fixou em Ponte de Lima e estava a serviço do duque de Lancastre.
Em Portugal há uma freguesia chamada Amorim, cujo nome é de origem latina e significa "local de amar ou dos amantes", as primeiras citações da freguesia de Amorim datam do século XI, sendo citada também nas Inquirições de 1220.
O brasão dos Amorins é em vermelho com cinco cabeças de mouros decapitadas sangrando postas em sautor, alguns as representam com toucado de azul e prata com as barbas de ouro.

39 comentários:

  1. Antes de mais, gostaria de congratular o criador deste blog pela iniciativa de o ter criado, e pelo trabalho em enriquecê-lo e mantê-lo.

    Não posso deixar no entanto de comentar este post em particular. Gosto muito de Genealogia, embora tenha muito pouco tempo neste momento para aprofundar a minha árvore. Sou membro da família Morim, e sempre me deparei com uma grande falta de informação sobre esta família, na internet e literatura.
    Mas tenho a forte sensação, pela minha experiência de vida, que Morim não é uma variação COMUM do apelido Amorim. Não posso afirmar nem desmentir que a família Morim deriva da família Amorim. Mas posso e quero acrescentar que a família Morim parece estar menos difundida (pois a maior parte continua a viver na Póvoa de Varzim e Vila do Conde) e menos numerosa (basta fazer uma busca por nome nas páginas brancas), a nível nacional, que a Família Amorim.

    Cumprimentos cordiais

    Tiago Morim Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também duvido. Porque a minha falecida tia dizia que os meus treta avós vieram do estrangeiro e que éramos de origem nórdica. E realmente todos os Morim tem olhos claros e cabelo loiro. dá que pensar. Cumprimentos

      Excluir
  2. Como eu faria para descobrir se faço parte de tão tradicional família.
    Thadeu pablo amorim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que se algum parente seu possuir o "de Amorim" há uma grande probabilidade de ser da família principal. Eu, por exemplo, não saberia pois o membro mais antigo que conheço na minha família é a minha bisavó Leopoldina Amorim, de o tal "de"

      Excluir
    2. Minha parte Amorim vem de uma familia que se instalou no Piauí em uma cidade chamada de jerumenha.

      Excluir
  3. Adorei o Blog e gostaria de saber mais sobre a família.
    Necionita Ferreira de Amorim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho Ferreira de Amorim na minha familia, de onde a sua é?

      Excluir
    2. Também tenho Ferreira de Amorim na minha familia, de onde a sua é?

      Excluir
  4. Está fantástico o blog, parabéns ao autor!
    Gostei de saber um pouco mais sobre o meu sobrenome.
    Sei, agora, que os meus antepassados estabeleceram-se em Trás-os-Montes :)

    ResponderExcluir
  5. gostei de saber o significado do meu sobrenome

    ResponderExcluir
  6. Faço muito gosto em fazer parte da família Amorim.

    ResponderExcluir
  7. Sou Amorim brasileiro, gostaria de saber se há ligação com o Amorim português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode ter alguma ligação com o Amorim portuguesa. Famílias portuguesas se estabeleceram no Brasil desde o século XVI, sendo estes os desbravadores que vieram colonizar estas terras. Durante o século XIX houve um grande fluxo de famílias que imigraram da Europa para o solo brasileiro, se estabelecendo principalmente nas regiões sudeste e sul, para ocupar as áreas inabitadas do país e substituir o trabalho escravo nas fazendas.

      Excluir
  8. Procuro muito coisa também sobre a família Amorim, sou um
    Amorim de coração, acho que existe muito amor nela, não é a toa que o nosso nome tem bela palavra AMORim.

    ResponderExcluir
  9. GENTE O LEGAL É SABER INFORMAÇOES SOBRE OS AMORINS DO NORDESTE, POIS VIERAM TRES IRMAOS UM MORREU E O OUTRO CHAMADO DE ODO LUTERO CARNEIRO DE AMORIM ISSO É POR VOLTA DE 1850 ACHO SÓ PRA VCS TEREM IDEIA MINHA VÓ NASCEU EM 1921 ELA PODERIA SER NETA DELE....
    QUALQUER COISA A GENTE PODE FAZER UM GRUPO DA FAMILIA AMORIM A ORIGEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima idéia. Eu sou cearense, meu vó morreu em 2010 com 97 anos

      Excluir
    2. Muito boa ideia. minha parte Amorim se localiza no piauí em uma cidade chamada Jerumenha. Meu bisa se chamava Etelvino de Souza Amorim e meu avô se chamava Armando amorim.

      Excluir
    3. Bom sei que o meu AMORIM vem da minha avó... sei que meus decendentes subiram o Rio São Francisco a procura de ouro, tanto que parte da minha família vem praticamente toda de uma região do norte de Minas Gerais banhada por um afluente do velho Chico . Este rio chama-se rio Urucuia que em Tupi suguinifica ouro na cuia ... pois a erosão da água nas pedras do rio formavam buracos que se pareciam com cuias, e o ouro depositavam-se no fundo destas fissuras ...
      Bom nasci numa cidade também ao norte do este do mineiro, que se chama PIRAPORA a navegação do rio só é possível até lá pois de PIRAPORA pra cima só cachoeira pira porá está a mais ou menos 150 KM da nascente isso seguindo o leito do rio ...

      Excluir
    4. oi eu sou Amorim também. vamos entrar em contato quem sabe se não somos primos.meu pai contava q meu bisavó veio de Portugal.e os irmãos do meu avô ninguém sabe pra onde foi .o meu bisavó era rico.e tinha fazendas na vaca brava em Sergipe é abandou tudo é veio pra Bahia.

      Excluir
    5. Minha avó nasceu em Casa Amarela , Pernambuco. Apesar de amar o meu sobrenome , não sei muito sobre ele .

      Excluir
  10. eu também faço parte desta família sou de Carangola MINAS GERAIS

    ResponderExcluir
  11. Top dizer que todos que somos amorim la atrás temos parentesco mas somos afastados pelo destino. "Rumo diferentes tomados" , só um pouquinho que descobrir da família que está próxima somos bem mais de 300 agora imagina se todos que foram separados, vamos dizer assim "500 anos" atrás se fossem tudo junto meu Deus acho que encherão uma cidade hshs

    ResponderExcluir
  12. Sobrenome herdado do meu saudoso avô, Dr. Pedro Amorim, de Natal - RN. Orgulho de ser Amorim!

    ResponderExcluir
  13. Meu biza chamava-se Quintiliano de Amorim e segundo minha falecida mãe ele era capitão de navio de escravos e se estabeleceu em Poço Verde-Sergipe, que segundo os mais velhos contam, ele fundou e deu esse nome ao lugar que hoje é uma cidade

    ResponderExcluir
  14. Que merda de sobrenome!Um brasão que advém de uma história racista e violenta. Como pode uma pessoa de bem se orgulhar?

    ResponderExcluir
  15. Sou do litoral paulista e a origem e do meu avo de Pernambuco tenho mais orgulho desse nome Amorim

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Ari G. Amorim, segundo minhas tias, a minha descendência na família Amorim veio através do Coronel João Amorim (coronel do exército de Portugal), o mesmo coronel que é citado na série Mad Maria, que foi apresentada pela rede globo.Uma vez entrei no site do exercito e vi que existiu um coronel João Amorim antigamente, só que não havia foto.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir