domingo, 2 de agosto de 2015

Brasão da Família Cotrim

O sobrenome Cotrim, também escrito Cutrim, vem do sobrenome inglês Coterel (ou Cotrel), apesar de muitos crerem que os Cotrim tenham vindo da Itália ou da França, na verdade eles vieram da Inglaterra e um ramo da família passou a Portugal no século XIV.
O sobrenome Cotrel vem da antiga palavra latina coterellus, que gerou o francês antigo coterel, este era um tipo de inquilino de uma casa no campo que pagava o aluguel de sua propriedade com serviço. Após a Conquista Normanda da Inglaterra, no século XI, surgiu a família Coterel inglesa, tal família passaria a Portugal por meio de Jaime Coterel, fidalgo e monteiro-mor do Infante D. Henrique.
Jaime Coterel veio a Portugal junto com a comitiva da princesa inglesa Filipa de Lencastre, que casou com o rei português João I de Portugal, mais tarde Jaime Coterel serviria ao filho do rei, o Infante Dom Henrique de Avis.
O sobrenome se adaptaria a língua portuguesa tornando Coterel em Cotrim. O brasão da família Cotrim é xadrezado de ouro e de azul, o timbre são três plumas em azul chapeadas de ouro.

7 comentários:

  1. fico feliz em saber mais da familia....

    ResponderExcluir
  2. No entanto, eu particularmente gostaria de saber mais sobre a família Cotrim...o Pai do meu Avô chamava César Garcês Cotrim, e veio São Tomé e Príncipe no princípio do séc.XX...Quero mais informações se puderem me ajudar agradeceria......

    ResponderExcluir
  3. No entanto, eu particularmente gostaria de saber mais sobre a família Cotrim...o Pai do meu Avô chamava César Garcês Cotrim, e veio São Tomé e Príncipe no princípio do séc.XX...Quero mais informações se puderem me ajudar agradeceria......

    ResponderExcluir
  4. fico feliz em saber mais da familia....

    ResponderExcluir
  5. sou neta de José Custodio Cotrim, meu nome é Azélia Maria Cotrim da Silva, é muito bom saber mais da familia. Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir