sexta-feira, 31 de julho de 2015

Brasão da Família Canto

O sobrenome português Canto é uma variação do sobrenome inglês e alemão Kant, que é ocupacional e está relacionado à palavra Chantre, do antigo francês. O Chantre era o mestre do coro ou cantor de salmos nas catedrais e mosteiros medievais.
O cavaleiro inglês João de Kant se estabeleceu na Galiza e seus descendentes vieram para Portugal, o nome Kant foi adaptado à língua portuguesa gerando o sobrenome Canto. Aos Cantos de Portugal foi dado o brasão em vermelho com um canto de uma muralha de prata em forma de ponta diminuída.
D. Pedro Anes do Canto, bisneto de João de Kant, passou aos Açores se estabelecendo na Ilha Terceira, gerando o ramo dos Cantos das Ilhas. Pelos seus serviços, D. Pedro Anes do Canto recebeu do rei D. João III o brasão em vermelho com um canto de uma muralha de prata, sobre ele uma torre de prata com quatro bombardas nas ameias lançando fogo.

9 comentários:

  1. meu nome é josé luiz souza do canto hehe,me diseram que eu era descendente de alemão, agora eu vi que estavam certo

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Keilla Canto Castro, eu já sabia pois meu vô sempre contou a história do nosso sobrenome..

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Keilla Canto Castro, eu já sabia pois meu vô sempre contou a história do nosso sobrenome..

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive curiosidade de onde veio sobre nome Canto .
    Meu pai é Canto.
    Mas que disse que este sobrenome veio da França.
    Mas lendo e é Alemão .Os meus avós paternos eram de olhos claros.

    ResponderExcluir
  6. Meu sobrenome é do Canto. Região do centro-oeste Mineiro/MG. Sempre quis saber minhas origens. Mas tem tanto "canto" "do canto" "chantos" "kent" no mundo que é quase impossível saber de onde vim.... se alguém tiver o sobrenome e quiser tentar achar alguma ligação, estou a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,sou do canto do Sul do Brasil,especificamente RS.

      Excluir
  7. Olá meu nome é Diego Canto de Jesus,região serrana do RJ, Teresópolis,sempre quis saber das minhas origens. Mas existem varias pessoas com este sobrenome, que fica dificil saber ao certo!
    Gostaria de achar o matriarca da família, para achar algum parentesco!

    ResponderExcluir