quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Brasão da Família Azevedo

O sobrenome Azevedo vem de uma palavra latina usada para denominar arbustos espinhosos, que foi de onde surgiu a inspiração para denominar uma região em Portugal, criando um sobrenome toponímico usado para indicar a origem das pessoas que viam da região de Azevedo.
A família Azevedo descende de D. Pedro Mendes de Azevedo, também chamado de Pero Mendes Azevedo, que foi o oitavo senhor do Couto de Azevedo, do qual tomou o nome por sobrenome, e cavaleiro do rei D. Sancho I de Portugal.
O brasão da família Azevedo é em ouro, com uma águia estendida em negro.

105 comentários:

  1. O pa!

    Eu creio que os Azevedos erão cavaleiros templarios franceses, que para nao serem sacrificados se refugiaram para Portugal e lá se estabeleceram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou um AZEVEDO,mas não recebo o nome Azevedo por que tenho descendência de varias familias ai não recebi todos os nomes! so recebi o sobrenome do meu pai!
      não sei muito da origem dos AZEVEDOS que meus familiares mais velhos da familia azevedo não sabem me informa!
      mas sei que viemos um pouco de portugal! mas não sei mas nada sobre essa parte de minha familia! sempre procuro sabe de onde viemos!
      a familia azevedo e muiiiiiito grande tenho parentes em varios lugares!
      e sempre procuro mas parentes dessa minha familia!

      Excluir
    2. Tbm tenho o sobrenome Azevedo, e tenho uma curiosidade enorme de saber mais sobre o mesmo.

      Excluir
    3. Me chamo ANTONIO JORGE DE AZEVEDO JUNIOR tambem tenho muitas curiosidades a respeito.

      Excluir
    4. Me chamo Renato ono da cruz azevedo,e também tenho muita curiosidade a respeito do meu sobrenome.

      Excluir
    5. A origem da família Azevedo vem de Portugal,especificamente de Lisboa.Eu sou um Azevedo e tenho parentes que sempre morarão em Lisboa,nasci no Brasil mais tenho dupla nacionalidade.

      Excluir
    6. sobrenome de uma nobre família portuguesa que tomou o seu nome de Azevedo, pelo lugar de origem e residencial original.
      DOM PEDRO MENDES DE AZEVEDO foi o fundador dessa família; não obstante em documento do ano de 1124, aparece um antecessor: DOM EGAS GOSENDES, que serviu ao rei Afonso V de Castela; o avô deste, DOM GOSENDES DE BAIÃO, foi nomeado Cavaleiro, estando ao serviço de Dom Fernando de Castela, casado com a Rainha Dona Izabel de Castela.
      Dentre os notáveis que levaram esse apelido, encontra-se IGNÁCIO AZEVEDO, português, missionário jesuíta, enviado ao Brasil. Em regresso à Europa, em 1570, foi martirizado pelos Huguenotes, sob as ordens de Jacob Sourie de La Rochelle.

      Excluir
    7. Oi Henry tudo bem?
      Que bom que vc sabe tanto e ainda tem dupla nacionalidade.
      Já pesquisei muito sobre os Azevedos mas adoro pesquisar mais,a origem no Brasil da minha família é proveniente da Região do Seridó.
      Um abraço.
      Regina Célia de Azevedo Ribeiro

      Excluir
    8. oi me chamo carlos alexandre azevedo meu pai jose carlos de azevedo esta preocurando tius dele ermoes de joventino maximo de azevedo de minas gerais o nome da cidadi parese ser tomagine nao sei bem mas quem pode ajudar obrigado

      Excluir
    9. tenho sobrenome azevedo,vi os comentarios que seria de lisboa,mas meu pai ( portugues de quem eu herdei o sobrnome) é de uma familia ao extremo norte de Portugal...como ja estudei por lá acredito que tenha alguma ligacao com o inicio do condado portucalense...mas nao pesquisei

      Excluir
    10. Ola, tudo bem, nunca tive dúvidas de que minha família seria originária de Portugal, até pelas características físicas. Mas gostaria de conhecer mais de lá, saber como eu tiro minha nacionalidade portuguesa, meu Avô era Francinet Pinto Alves de AZevedo sangue puro Português.

      Excluir
  2. Eu sou um azevedo...rss (Edison de Azevedo Filho) e acho que o cara desse comentário de cima joga RPG demais...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Consta no documento cedido pelo “The Historical Research Center”, de Londres, Inglaterra, o seguinte em cópia autêntica, que transcrevo para o conhecimento de todos:

    AZEVEDO – O apelido português Azevedo tem duas origens diferentes: primeiramente, de origem toponímica, isto é, que pertence à categoria de apelidos que derivam do nome do lugar de nascimento do primeiro portador do apelido. No caso, o apelido Azevedo provém diretamente de AZEVEDO, nome de um lugar situado no distrito de Cavado, em Portugal. Assim, esse apelido foi de origem toponímica para identificar a pessoa nascida em Azevedo.
    Os nomes toponímicos podem ser de origem lucrativa, de certas regiões geográficas ou artificiais, nas vizinhanças do lugar onde o primeiro a levar esse nome nasceu ou residiu; no caso o apelido Azevedo é a forma “aportuguesada” do apelido castelhano Acedido, o qual é derivado da palavra “acedo”, do castelhano antigo, que significa Árvore Sagrada, por sua vez derivada do latim “acrifolium”; daqui, então, que o apelido Azevedo se originou como um nome topográfico para identificar a uma pessoa que residia em ou perto de um lugar semeado com esse tipo de árvores ou arbustos chamados “AZEVOS” ou Acevos.
    Existe publicação em livro sob a guarda do Museu Histórico de Cabo Frio, ou Museu da Ordem Terceira, que relata a origem do nome AZEVEDO, também como sendo de época remota, da época dos mouros e mulçumanos, ou seja: ABDUL AZIZ  ACEVIS  ACEVEDO  e finalmente AZEVEDO. Tudo isso se passando pela invasão dos mouros em terras espanholas e posteriormente incorporadas à língua portuguesa.
    Azevedo é, então, o apelido ou sobrenome de uma nobre família portuguesa que tomou o seu nome de Azevedo, pelo lugar de origem e residencial original.
    DOM PEDRO MENDES DE AZEVEDO foi o fundador dessa família; não obstante em documento do ano de 1124, aparece um antecessor: DOM EGAS GOSENDES, que serviu ao rei Afonso V de Castela; o avô deste, DOM GOSENDES DE BAIÃO, foi nomeado Cavaleiro, estando ao serviço de Dom Fernando de Castela, casado com a Rainha Dona Izabel de Castela.
    Dentre os notáveis que levaram esse apelido, encontra-se IGNÁCIO AZEVEDO, português, missionário jesuíta, enviado ao Brasil. Em regresso à Europa, em 1570, foi martirizado pelos Huguenotes, sob as ordens de Jacob Sourie de La Rochelle.

    ResponderExcluir
  5. Origem do nome “AZEVEDO”


    Uma das origens para o segundo nome, dizem alguns autores, está ligada à obrigação dos judeus de se tornarem católicos e terem que adotar nomes cristãos em alguns países católicos da Europa (conhecidos como cristãos-novos em Portugal). São os sobrenomes que se originaram de nomes de plantas (árvores, flores, etc.). Com base nessas informações, concluímos que o sobrenome Azevedo tem sua origem nos judeus de Portugal, visto que vários sobrenomes de plantas têm sua origem naquele país (Pinheiro, Carvalho, Pereira, Laranjeira, etc.)
    Um lugar, p. ex., em que abundavam azevinho recebia o nome de azevedo. O solar, a herdade ou a vila com essas plantas podia receber também o nome de Azevedo, e a família ou as famílias que aí se formavam ou apenas moravam, ou daí procedentes, foram apelidadas de Azevedo, ou do Azevedo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Meu nome é Rivaldo de Azevedo Santos Silva. Este sobrenome tem origem nos Judeus que fugiram da Europa em Séculos passados persseguidos pela Igreja Católica e assim colocaram sobrenomes de Arvores para se identificarem. Ex: Cravo, Carvalho, Pereira, Oliveira e todos aqueles que tem sobrenomes de arvores são descendentes de Judeus perseguidos direta ou indiretamente.Nós entramos aquí no interior da Bahia (Alagoinhas) por Minas Gerais no começo do Século passado.

    Rivaldo de Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rivaldo, eu também sou da Bahia (Salvador), o senhor tem algum e-mail que possamos nos comunicar? tenho grande interesse em aprender história.

      Abraços.

      Excluir
  7. Olá sou da Família Mendes de Azevedo, e conforme sobre a origem do sobrenome total dos Mendes de Azevedo, são verdadeiras,sobre Judeus, e foragidos para Portugal, por causa da religião

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou da família Pinheiro de Azevedo e não sabia sobre o fato de os judeus perseguidos usarem nomes de árvores para facilitar a identificação. Meu primeiro sobrenome é pinheiro,o nome de uma árvore. Interessante descobrir que meu nome tem uma história por traz e que eu tenha antepassados que ficaram na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADILSON POR ACASO TEM ALGUM PARENTESCO COM ARISTIDES PINHEIRO DE AZEVEDO?

      Excluir
    2. Ola Karla, me chamo Jorge Azevedo Oliveira, moro no interior de SP e sou neto de Aristides Pinheiro de Azevedo.Vc o conheceu?

      Excluir
    3. Olá, sou Andréia dos Santos Azevedo, neta de Eujácio Pinheiro de Azevedo, será que seu avô tem algum parentesco com o meu???

      Excluir
    4. Adilson, sou Wilson Azevedo Ramos filho de Permínio de Azevedo Pinheiro,que nasceu e foi criado na região da chapada diamantina Lençóis/Barra de Estiva/Palmeiras, teve irmão e irmãs, um irmão chama-se Geraldino, sou neto de Francisco Azevedo e Joana Pinheiro, será que temos algum antepassado comum

      Excluir
    5. Meu nome e Ana Claudia Azevedo, filha de Francisco pereira De Azevedo e Maria rosa da Silva,nao conheço o meu pai, mas fui registada no seu nome,cuja certidão de nascimento traz os nomes dos meus avós paternos que são,António Pereira de Azevedo e Maria Teodora de Jesus,sonho conhecer meu pai, ou pelo menos alguém da família,agradeço desde ja.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Bom dia! Sou Azevedo, neto de Joaquim Pereira de Azevedo e Norma Lúcia santos azevedo. Gostaria de saber se temos algum grau de parentesco e saber mas sobre possíveis familiares.

      Excluir
    8. meu tataravo como falamos aqui se chamava Joaquim pinheiro de azevedo , e viveu no interior da banhia em cacule.

      Excluir
    9. O que sei da origem da minha família é de Sergipe.
      Aracaju e redondezas.

      Excluir
    10. O seu tataravô em tese é o meu, tendo como filho Casimiro Pinheiro de Azevedo, meu bisavô. Você possui algum documento dele ou que cita o nome dele (nascimento, batistério, óbito etc.)?
      No mais, agradeço antecipadamente. Abraços.

      Excluir
    11. Boa tarde Azevedo Brito.
      Tenho o certificado de reservista do meu avô Joaquim Pereira de Azevedo, ele serviu no 28º batalhão de caçadores de Sergipe, seu pai se chamava Antônio Pereira de Azevedo..

      Excluir
  9. Adilson por acaso vc tem algum parentesco com Mariano Pinheiro de Azevedo.

    ResponderExcluir
  10. Adilson por acaso vc tem algum patentesco com Maximino Pinheiro de Azevedo.

    ResponderExcluir
  11. Sou mais um Azevedo.. e é sempre bom conhecer sob o nome da família..

    ResponderExcluir
  12. Trabalho todos os dias com Israelenses e confesso que senti uma certa afinidade com os Judeus. Lembrando que é fácil se declarar fan dos Judeus aqui no Brasil visto que são geralmente ricos.

    ResponderExcluir
  13. Aasgeier é um apelido, meu nome é Alberto de Azevedo Beltrão!!!

    ResponderExcluir
  14. Os comentários apresentados são muito enriquecedor para nossa genealogia e ficamos cadê vez mais curiosos em saber mais, sobre nossas origens. Poderíamos ver os ramos familiares por estado e região no Brasil.
    Parabéns.

    Douglas Azevedo.
    (família originada em Garanhuns/PE)

    ResponderExcluir
  15. Jorge Azevedo Oliveira, neto de Aristides Pinheiro Azevedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, sou Wilson Azevedo Ramos filho de Permínio de Azevedo Pinheiro,que nasceu e foi criado na região da chapada diamantina Lençóis/Barra de Estiva/Palmeiras, teve irmão e irmãs, um irmão chama-se Geraldino, sou neto de Francisco Azevedo e Joana Pinheiro, será que temos algum antepassado comum

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá!Possivelmente sim, já que os Azevedo desembarcaram na Bahia e se estenderam por MG a princípio.Sou neto de Aristides Pinheiro de Azevedo.

      Excluir
  16. Moro em SP, familia reside em Caetite /BA proximo a divisa com MG.
    Em Lagoa Real/BA existe uma escola com nome de meu avo que jah e falecido.
    Familia se estendeu por MG, PR, SP e RJ...
    Desculpem os erros nao dah pra por acentos aqui.

    ResponderExcluir
  17. As chances dos Azevedos terem sido cavaleiros templarios nao e remota pelo contrario ha indicios que possivelmente foram.
    Logo apos se converterem de judeos para os chamados novos cristaos ficaram bem proximos da nobreza e da igreja catolica prestando servicos a esta.Alguns se tornaram monges ou jesuitas como Ignacio de Azevedo missionario jesuita enviado ao Brasil em 1570 e outros nomeados cavaleiros as ordens da igreja catolica.
    Em um documento, carta escrita por maos dos Cavaleiros Templarios Portugueses por volta do sec. XII ha uma citacao: "A heranca que tinham em Azevedo" (Azevedo era o nome de uma vila existente em Portugal de onde surgiu a familia de mesmo nome).
    Sabe-se que durante as cruzadas quando os templarios protegiam o caminho a terra Santa, Jerusalem, supostamente encontraram um tesouro escondendo-o para si, a igreja suspeitando deste fato escumulgou os cavaleiros e foram cacados um a um e executados pela mesma restando poucos que se exilaram em outros paises buscando refugio na maconaria onde supostamente existem ate os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  18. Legal. Sou Tâmara Cristina de Azevedo Lima e procuro parentes com o sobrenome Pereira de Azevedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara meu nome e Ana Claudia Azevedo, filha de Francisco Pereira de Azevedo, a quem estou procurando,a muito tempo, meus avós paternos, sao, António Pereira de Azevedo e Maria Teodora de Jesus,agradeço por qualquer informação,obrigada!!

      Excluir
    2. Oi Tamara meu nome e Ana Claudia Azevedo, filha de Francisco Pereira de Azevedo, a quem estou procurando,a muito tempo, meus avós paternos, sao, António Pereira de Azevedo e Maria Teodora de Jesus,agradeço por qualquer informação,obrigada!!

      Excluir
    3. Ana, minha avó reconheceu o nome de seus avós, temos grande chance de sermos parentes. Pode me retornar..

      Excluir
    4. Minha familia mesmo é muito grane na banhia, os sobrenomes da nossa familia é , azevedo, costa , pinheiro, gomes, farias, e brito são varios mas no meu caso so peguei o farias gomes. nossa raiz é da cidade de ibiassuce banhia

      Excluir
  19. eu sou um AZEVEDO,mas não recebo o nome Azevedo por que tenho descendência de varias familias ai não recebi todos os nomes! so recebi o sobrenome do meu pai!
    não sei muito da origem dos AZEVEDOS que meus familiares mais velhos da familia azevedo não sabem me informa!
    mas sei que viemos um pouco de portugal! mas não sei mas nada sobre essa parte de minha familia! sempre procuro sabe de onde viemos!
    a familia azevedo e muiiiiiito grande tenho parentes em varios lugares!
    e sempre procuro mas parentes dessa minha familia!

    ResponderExcluir
  20. A linhagem dos Azevedo é de Origem lusitana. Procede de D. Arnaldo de Baiao, cujo filho, Pedro Mendes de Azevedo, morto no cerco da reconquista de Viseu (seculo XI)foi o primeiro a usar o nome, da origem da casa que lhes pertencia.

    Sao procedentes da nobreza de origem Franca (reino dos francos e nao a frança actual) sendo mencionado que Arnaldo de Baiao seria da linhagem de Carlos Magno dos Francos (neto de filho ilegitimo)

    Consta tambem que fazem parte de varios grupos de Cavaleiros que se vieram instalar em Portugal para auxilio na reconquista, possivelmente parte do grupo que veio com o conde D. Raimundo, e mais tarde, ao serviço do Conde D; Henrique. Participaram os fidalgos da Casa de Azevedo ao lado de Afonso Henriques na Batalha de S.Mamaede, que venceram e abriram caminho para a fundaçao de Portugal, ao Lado dos Farias, e os da Maia. o Solar da Origem da Familia Azevedo Encontra-se no Norte de Portugal, na Freguesia da Lama-Concelho de Barcelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André. Poderia me dizer de onde conseguiu essas informações?

      Excluir
  21. A INQUISIÇÃO DA IGREJA CATOLICA ERA MUITO FORTE E MUITOS CRISTÃOS NOVOS COMO ERAM CHAMADOS VIERAM PARA O BRASIL TRABALHAR NA EXTRAÇÃO DO PAU-BRASIL... LEGAL SABER QUE TENHO DESCENDENCIA JUDAICA...

    ResponderExcluir
  22. assistam este video vc entenderá a história da inquisição da igreja principalmente contra os judeus; e verá como muitos judeus vieam poara aki no brasil... https://www.youtube.com/watch?v=yhLlKTWQ8yk&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  23. OS AZEVEDO:SESMARIAS EM MINAS GERAIS(DE 1711 a 1820)-segundo relação de Concessionários de Sesmarias organizado por José Xavier da Veiga,em 1900/APMMG:

    1713:Domingos Teixeira de Azevedo(Paulista)

    1723:Francisco de Araújo de Azevedo

    1724:Nicolau Carvalho de Azevedo(3 sesmarias)

    1745:Rafael Francisco de Azevedo

    1746:Antônio Pereira de Azevedo

    1745:João Dantas de Azevedo

    1748:Constantino Alves de Azevedo(3 sesmarias)

    1745:Rafael Freire de Azevedo

    1748:Fabião Pereira de Azevedo

    1751:Antônio Ferreira de Azevedo

    1753:Mathias Francisco de Azevedo

    1756:André Alves de Azevedo

    1755:Manuel da Silveira de Azevedo

    1757:Manuel Alves de Azevedo

    1758:Francisco de Araújo de Azevedo

    1759:Domingos Carvalho de Azevedo

    1760:Geraldo Fiuza de Azevedo

    1763:Domingos da Silva Azevedo

    1761:Antônio de Azevedo Mattos- seu requerimento de sesmaria na região de São João Del Rey,encontra-se arquivado no Arquivo Público Mineiro.Possivelmente, parente do antigo comerciante Manuel Soares de Azevedo,de São J.Del Rey.

    1761:Manuel Pereira de Azevedo

    1765:Manuel Vaz de Azevedo

    1764:Manuel Ferreira de Azevedo

    1765:João José de Azevedo

    1768:Mathias Francisco de Azevedo

    1773:José Marcelino de Azevedo

    1784:José Antônio de Azevedo

    1795:João de Deus Alves de Azevedo

    1795:Luiz Antônio de Azevedo

    1796:João Antônio de Azevedo

    1799:Patrício Alvares de Azevedo

    1801:José de Castro Azevedo

    1801:Antônio Fernandes de Azevedo

    1816:Faustino José de Azevedo

    1816:Maximiniano Antônio de Azevedo

    1818:Bonifácio Antônio de Azevedo

    1819:Leando José de Azevedo

    1818:Manuel Ferreira de Azevedo e

    1820:José Francisco de Azevedo.

    UMA MENSAGEM PARA REFLETIR:
    -Em um discurso do historiador Augusto de Lima Junior,no IHGMG,em 1960,ele faz uma reflexão muito interessante sobre nossa origem..."Uma nação pode desaparecer do mapa do mundo,sem que desapareça do mundo o povo que a constituiu.O povo judeu caminha pelas cinco partes do mundo,sem que desapareça a História do Mundo",tão vivo como,como nos tempos de Esdras,antes ou depois do cativeiro da Babilônia,entretanto,este mesmo povo vivendo do comércio,tinham no espírito a indestrutível força da releigião.Fôram perseguidos pela Inquisição,no entanto seu "espírito" nunca se modificou.Descalços,nus,feridos e perseguidos,os ideais judáicos criaram um paralelismo Cristão e,com este,continuaram a dar ao mundo um roteiro que formou o tipo de civilização em que vivemos.A religião é a forma mística da consciência histórica,porque ela revela aos homens sua origem comum,e os ensina a caminhar para um mesmo destino.Os judeus estão ai através do séculos,vestidos como nós,vivendo como nós,mas separados de nós por uma consciência histórica,que lhes é peculiar".





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de sabe se alguém conhece Leocádia de Azevedo essa mulher e minha avó que viajou por 6 meses de navio a vela ate o Brasil , aqui ela teve 4 filhos um deles se chama Manoel de Azevedo. um outro Guilherme de Azevedo e os outro não sei como se chamavam ,ele nasceram e Italcara uma cidadezinha no int do rio de janeiro .Sou muito curiosa pra sabe se tenho parentes aqui no Brasil ou la em Portugal , pois nunca conheci ninguém da família
      cara

      Excluir
  24. Minha mãe Aida de Souza Azevedo sei que a familía de minha mãe no caso a minha avó nasceram na Ilha Grande -rio de janeiro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vó se chamava Zalina de souza Azevedo e meu Pai se chama Zenildo de Souza Azevedo será que tem algum parentesco com a sra Aida ?

      Excluir
  25. Sou marcelly dos santos albuquerque de azevedo .

    ResponderExcluir
  26. Sou uma Azevedo e tenho muito orgulho rsrs Herdei do meu pai Como dizem minhas primas "Ô raça" não nego o sangue kk
    Raquel Viena Azevedo :)

    ResponderExcluir
  27. sera q todos os familiares Azevedo são ou fazem parte de um enorme complexo de família

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de saber se o Sr. Liberato Nunes de Azevedo tem descendência portuguesa. Ele foi o fundador da cidade de Lassance(MG)

    ResponderExcluir
  30. Olá sou da família Colman de Azevedo e não sabia de todas estas informações... Meus parentes dizem que nossa família adentrou não Brasil pelo Paraguai... E chegou naquele país quando da construção da primeira linha férrea da América latina, ligando Argentina ao Paraguai...

    ResponderExcluir
  31. sou tataraneto de Francisco da Silva Azevedo, nasceu em Penafiel, norte de Portugal e veio para Cachoeira Paulista - SP, Brasil.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Me chamo Eliana Azevedo Schausse
    Gostaria de sabe se alguém conhece Leocádia de Azevedo essa mulher e minha avó que viajou por 6 meses de navio a vela ate o Brasil , aqui ela teve 4 filhos um deles se chama Manoel de Azevedo. um outro Guilherme de Azevedo e os outro não sei como se chamavam ,ele nasceram e Italcara uma cidadezinha no int do rio de janeiro .Sou muito curiosa pra sabe se tenho parentes aqui no Brasil ou la em Portugal , pois nunca conheci ninguém da família

    ResponderExcluir
  34. Sou Robson Marques de Azevedo neto de caçule de Azevedo

    ResponderExcluir
  35. Jacira de Azevedo alguém já ouviu falar.
    Me chamo Luiz Carlos Santos de Azevedo Junior. Gostei de encontra, um pouco da minha genealogia.

    ResponderExcluir
  36. Jacira de Azevedo alguém já ouviu falar.
    Me chamo Luiz Carlos Santos de Azevedo Junior. Gostei de encontra, um pouco da minha genealogia.

    ResponderExcluir
  37. Avó paterna: Maria da Costa Azevedo (nome de solteira), natural da região do triângulo mineiro. Não herdei o sobrenome, porque havia um antigo costume em que "o homem dava nome à familia", logo meu pai herdou o sobrenome do pai dele e nao da mae. Mas sou extremamente curiosa em compreender as origens do mesmo.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua familia tem origem ai mesmo no ceará? estamos na bahia e meus antepassados possuem os mesmos sobrenomes seus. Vitor da silva azevedo meu trisavô, Heliodoro da silva azevedo, bisavô. somos originários do norte de minas.

      Excluir
  39. Saudações a todos os Azevedos deste Mundo. A minha familia paterna é do Ribatejo, Portugal. Poucas pessoas sabem que Azevedo é um campo de azevinho, uns arbustos espinhosos, acho o máximo - Filipa de Azevedo

    ResponderExcluir
  40. lindo meu sobrenome :D

    ResponderExcluir
  41. Eu pesquisei sobre esse assunto porque minha mãe tem origem Azevedo.

    ResponderExcluir
  42. Eu pesquisei pq queria saber onde surgiu o nome Azevedo meu sobrenome é Azevedo

    ResponderExcluir
  43. Eu pesquisei pq queria saber onde surgiu o nome Azevedo meu sobrenome é Azevedo

    ResponderExcluir
  44. BOA NOITE TAMBEM SOU UM AZEVEDO MEU PAI E DE ITAMARANTIBA MG

    ResponderExcluir
  45. BOA NOITE TAMBEM SOU UM AZEVEDO MEU PAI E DE ITAMARANTIBA MG

    ResponderExcluir
  46. Olá boa tarde. Gostaria de saber mais sobre a minha genealogia, sou Keviny Azevedo, neta de João Francisco de Azevedo (nascido em Garanhus em 1932) bisavô Manoel Francisco de Azevedo, se alguem tiver alguma informação meu e-mail é keviny16@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Olá boa tarde. Gostaria de saber mais sobre a minha genealogia, sou Keviny Azevedo, neta de João Francisco de Azevedo (nascido em Garanhus em 1932) bisavô Manoel Francisco de Azevedo, se alguem tiver alguma informação meu e-mail é keviny16@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Meu nome e Ana Claudia Azevedo, filha de Francisco pereira De Azevedo e Maria rosa da Silva,nao conheço o meu pai, mas fui registada no seu nome,cuja certidão de nascimento traz os nomes dos meus avós paternos que são,António Pereira de Azevedo e Maria Teodora de Jesus,sonho conhecer meu pai, ou pelo menos alguém da família,agradeço desde ja. Espirito Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Sou neto de Joaquim Pereira de Azevedo e Norma Lúcia santos azevedo, minha avó e nascida na Bahia e meu avô em Sergipe, os dois vieram juntos para o Rio de janeiro a mais de 60 anos.

      Excluir
    2. Pereira de Azevedo é familia de Nossa Senhora das Dores/Se. Você já conseguiu avançar na sua árvore?

      Excluir
    3. Bom dia!
      Encontrei muita gente que vive em Maruim/SE. Ainda em busca de mais informações.

      Excluir
  49. Gostaria de fazer o download desse brasão. Como faço?

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Olá Azevedos,
    Sou o Dênes Ribeiro de Azevedo, filho de Eurides Ribeiro de Azevedo e neto de Alfredo Ribeiro de Azevedo. Meu avô, Alfredo, já falecido, era de Curitiba-PR. Em função de separação precoce do casal e com isso meu pai acabou sendo criado unicamente pela mãe, não tenho contato com os parentes de Azevedo. Hoje moro em Dourados-MS. Alguém do fórum é do Paraná?

    ResponderExcluir
  52. Olá boa tarde Denis,meu pai se chama José pinheiro de Azevedo não conheço nem um parente do meu pai a sessenta anos atrás ele foi casado com minha mãe Odete Bernardo de azevedo eles moraram muito tempo em fazendas no interior de são Paulo na cidade de Jales ,minha mãe já é falecida e meu pai diz para minha mãe que ia para o mato grosso encontrar seus parentes e nunca mais apareceu isso já se faz 52 anos , gostaria muito de encontrar meus familiares sei que tenho primos tios , qualquer dúvida estou a disposição abraços

    ResponderExcluir
  53. Olá boa tarde Denis,meu pai se chama José pinheiro de Azevedo não conheço nem um parente do meu pai a sessenta anos atrás ele foi casado com minha mãe Odete Bernardo de azevedo eles moraram muito tempo em fazendas no interior de são Paulo na cidade de Jales ,minha mãe já é falecida e meu pai diz para minha mãe que ia para o mato grosso encontrar seus parentes e nunca mais apareceu isso já se faz 52 anos , gostaria muito de encontrar meus familiares sei que tenho primos tios , qualquer dúvida estou a disposição abraços

    ResponderExcluir
  54. Meus avós pai do meu pai João Pinheiro de Azevedo mãe do meu pai Etelvina luia de Jesus

    ResponderExcluir
  55. Minha família também e da região de Jacaraci , Caculé,e Malhada de pedra ,com certeza somos parentes anote meu zapp 19-987321600 ok

    ResponderExcluir
  56. sou um Azevedo também e lembro de uma história que o rei mandou parar de fazer brasões e na cúpula da cidade de listra tem o brasão de todos os nobres e os Azevedo ficavam próximo ao brasão do rei dom manuel o venturoso e que um dos primeiros Azevedo foi morto por ser um cavalheiro templário e acusado de roubo. ou seja a família Azevedo sempre teve importância na história mundial. ass Adriano de Alvarenga Azevedo

    ResponderExcluir
  57. Sou João de Deus Azevedo, meu pai Manoel Petronilho Azevedo, meu avô Petronilho Azevedo ... Gostaria de interagir com familiares Azevedo's do Brasil e do mundo ... azevedho@gmail.com ... 47-996028037 ...

    ResponderExcluir
  58. Minha esposa é descendente de Azevedo, gostaríamos de conhecer outros Azevedo da região de Estarreja.
    O avô dela se chamava Agostinho Marques de Azevedo.

    ResponderExcluir
  59. Boa Tarde a todos. Meu Bisavo era de PE e viveu em Gravata. Meu trisavo era Manoel Bernardo de Azevedo. Filho Antonio Bernardo de Azevedo. a familia Azevedo jubtou-se com os Marques. Alguem Saberia me dizer sobre a Familia Azevedo de PE, mas precisamente de Gravata? Obrigado

    ResponderExcluir
  60. Estou organizando o primeiro encontro da família Azevedo. O encontro será em Canela RS, no dia 07/04/2024. Para este evento, contamos com a presença dos descendentes de Idylio Pereira de Azevedo e Emília Maria de Brito.

    ResponderExcluir