quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Brasão da Família Azevedo

O sobrenome Azevedo vem de uma palavra latina usada para denominar arbustos espinhosos, provavelmente dai surgiu a expiração para denominar uma região em Portugal com este nome, criando um sobrenome de origem toponímica usado para indicar a origem das pessoas que viam da região de Azevedo.

36 comentários:

  1. O pa!

    Eu creio que os Azevedos erão cavaleiros templarios franceses, que para nao serem sacrificados se refugiaram para Portugal e lá se estabeleceram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou um AZEVEDO,mas não recebo o nome Azevedo por que tenho descendência de varias familias ai não recebi todos os nomes! so recebi o sobrenome do meu pai!
      não sei muito da origem dos AZEVEDOS que meus familiares mais velhos da familia azevedo não sabem me informa!
      mas sei que viemos um pouco de portugal! mas não sei mas nada sobre essa parte de minha familia! sempre procuro sabe de onde viemos!
      a familia azevedo e muiiiiiito grande tenho parentes em varios lugares!
      e sempre procuro mas parentes dessa minha familia!

      Excluir
    2. Tbm tenho o sobrenome Azevedo, e tenho uma curiosidade enorme de saber mais sobre o mesmo.

      Excluir
    3. Me chamo ANTONIO JORGE DE AZEVEDO JUNIOR tambem tenho muitas curiosidades a respeito.

      Excluir
    4. Me chamo Renato ono da cruz azevedo,e também tenho muita curiosidade a respeito do meu sobrenome.

      Excluir
    5. A origem da família Azevedo vem de Portugal,especificamente de Lisboa.Eu sou um Azevedo e tenho parentes que sempre morarão em Lisboa,nasci no Brasil mais tenho dupla nacionalidade.

      Excluir
    6. sobrenome de uma nobre família portuguesa que tomou o seu nome de Azevedo, pelo lugar de origem e residencial original.
      DOM PEDRO MENDES DE AZEVEDO foi o fundador dessa família; não obstante em documento do ano de 1124, aparece um antecessor: DOM EGAS GOSENDES, que serviu ao rei Afonso V de Castela; o avô deste, DOM GOSENDES DE BAIÃO, foi nomeado Cavaleiro, estando ao serviço de Dom Fernando de Castela, casado com a Rainha Dona Izabel de Castela.
      Dentre os notáveis que levaram esse apelido, encontra-se IGNÁCIO AZEVEDO, português, missionário jesuíta, enviado ao Brasil. Em regresso à Europa, em 1570, foi martirizado pelos Huguenotes, sob as ordens de Jacob Sourie de La Rochelle.

      Excluir
  2. Eu sou um azevedo...rss (Edison de Azevedo Filho) e acho que o cara desse comentário de cima joga RPG demais...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Consta no documento cedido pelo “The Historical Research Center”, de Londres, Inglaterra, o seguinte em cópia autêntica, que transcrevo para o conhecimento de todos:

    AZEVEDO – O apelido português Azevedo tem duas origens diferentes: primeiramente, de origem toponímica, isto é, que pertence à categoria de apelidos que derivam do nome do lugar de nascimento do primeiro portador do apelido. No caso, o apelido Azevedo provém diretamente de AZEVEDO, nome de um lugar situado no distrito de Cavado, em Portugal. Assim, esse apelido foi de origem toponímica para identificar a pessoa nascida em Azevedo.
    Os nomes toponímicos podem ser de origem lucrativa, de certas regiões geográficas ou artificiais, nas vizinhanças do lugar onde o primeiro a levar esse nome nasceu ou residiu; no caso o apelido Azevedo é a forma “aportuguesada” do apelido castelhano Acedido, o qual é derivado da palavra “acedo”, do castelhano antigo, que significa Árvore Sagrada, por sua vez derivada do latim “acrifolium”; daqui, então, que o apelido Azevedo se originou como um nome topográfico para identificar a uma pessoa que residia em ou perto de um lugar semeado com esse tipo de árvores ou arbustos chamados “AZEVOS” ou Acevos.
    Existe publicação em livro sob a guarda do Museu Histórico de Cabo Frio, ou Museu da Ordem Terceira, que relata a origem do nome AZEVEDO, também como sendo de época remota, da época dos mouros e mulçumanos, ou seja: ABDUL AZIZ  ACEVIS  ACEVEDO  e finalmente AZEVEDO. Tudo isso se passando pela invasão dos mouros em terras espanholas e posteriormente incorporadas à língua portuguesa.
    Azevedo é, então, o apelido ou sobrenome de uma nobre família portuguesa que tomou o seu nome de Azevedo, pelo lugar de origem e residencial original.
    DOM PEDRO MENDES DE AZEVEDO foi o fundador dessa família; não obstante em documento do ano de 1124, aparece um antecessor: DOM EGAS GOSENDES, que serviu ao rei Afonso V de Castela; o avô deste, DOM GOSENDES DE BAIÃO, foi nomeado Cavaleiro, estando ao serviço de Dom Fernando de Castela, casado com a Rainha Dona Izabel de Castela.
    Dentre os notáveis que levaram esse apelido, encontra-se IGNÁCIO AZEVEDO, português, missionário jesuíta, enviado ao Brasil. Em regresso à Europa, em 1570, foi martirizado pelos Huguenotes, sob as ordens de Jacob Sourie de La Rochelle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkk, jogou rpg demais, mas não é bem assim ele pode ter razão sobre os templários..

      Excluir
  5. Origem do nome “AZEVEDO”


    Uma das origens para o segundo nome, dizem alguns autores, está ligada à obrigação dos judeus de se tornarem católicos e terem que adotar nomes cristãos em alguns países católicos da Europa (conhecidos como cristãos-novos em Portugal). São os sobrenomes que se originaram de nomes de plantas (árvores, flores, etc.). Com base nessas informações, concluímos que o sobrenome Azevedo tem sua origem nos judeus de Portugal, visto que vários sobrenomes de plantas têm sua origem naquele país (Pinheiro, Carvalho, Pereira, Laranjeira, etc.)
    Um lugar, p. ex., em que abundavam azevinho recebia o nome de azevedo. O solar, a herdade ou a vila com essas plantas podia receber também o nome de Azevedo, e a família ou as famílias que aí se formavam ou apenas moravam, ou daí procedentes, foram apelidadas de Azevedo, ou do Azevedo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Meu nome é Rivaldo de Azevedo Santos Silva. Este sobrenome tem origem nos Judeus que fugiram da Europa em Séculos passados persseguidos pela Igreja Católica e assim colocaram sobrenomes de Arvores para se identificarem. Ex: Cravo, Carvalho, Pereira, Oliveira e todos aqueles que tem sobrenomes de arvores são descendentes de Judeus perseguidos direta ou indiretamente.Nós entramos aquí no interior da Bahia (Alagoinhas) por Minas Gerais no começo do Século passado.

    Rivaldo de Azevedo

    ResponderExcluir
  7. Olá sou da Família Mendes de Azevedo, e conforme sobre a origem do sobrenome total dos Mendes de Azevedo, são verdadeiras,sobre Judeus, e foragidos para Portugal, por causa da religião

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou da família Pinheiro de Azevedo e não sabia sobre o fato de os judeus perseguidos usarem nomes de árvores para facilitar a identificação. Meu primeiro sobrenome é pinheiro,o nome de uma árvore. Interessante descobrir que meu nome tem uma história por traz e que eu tenha antepassados que ficaram na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADILSON POR ACASO TEM ALGUM PARENTESCO COM ARISTIDES PINHEIRO DE AZEVEDO?

      Excluir
    2. Ola Karla, me chamo Jorge Azevedo Oliveira, moro no interior de SP e sou neto de Aristides Pinheiro de Azevedo.Vc o conheceu?

      Excluir
  9. Adilson por acaso vc tem algum parentesco com Mariano Pinheiro de Azevedo.

    ResponderExcluir
  10. Adilson por acaso vc tem algum patentesco com Maximino Pinheiro de Azevedo.

    ResponderExcluir
  11. Sou mais um Azevedo.. e é sempre bom conhecer sob o nome da família..

    ResponderExcluir
  12. Trabalho todos os dias com Israelenses e confesso que senti uma certa afinidade com os Judeus. Lembrando que é fácil se declarar fan dos Judeus aqui no Brasil visto que são geralmente ricos.

    ResponderExcluir
  13. Aasgeier é um apelido, meu nome é Alberto de Azevedo Beltrão!!!

    ResponderExcluir
  14. Os comentários apresentados são muito enriquecedor para nossa genealogia e ficamos cadê vez mais curiosos em saber mais, sobre nossas origens. Poderíamos ver os ramos familiares por estado e região no Brasil.
    Parabéns.

    Douglas Azevedo.
    (família originada em Garanhuns/PE)

    ResponderExcluir
  15. Jorge Azevedo Oliveira, neto de Aristides Pinheiro Azevedo.

    ResponderExcluir
  16. Moro em SP, familia reside em Caetite /BA proximo a divisa com MG.
    Em Lagoa Real/BA existe uma escola com nome de meu avo que jah e falecido.
    Familia se estendeu por MG, PR, SP e RJ...
    Desculpem os erros nao dah pra por acentos aqui.

    ResponderExcluir
  17. As chances dos Azevedos terem sido cavaleiros templarios nao e remota pelo contrario ha indicios que possivelmente foram.
    Logo apos se converterem de judeos para os chamados novos cristaos ficaram bem proximos da nobreza e da igreja catolica prestando servicos a esta.Alguns se tornaram monges ou jesuitas como Ignacio de Azevedo missionario jesuita enviado ao Brasil em 1570 e outros nomeados cavaleiros as ordens da igreja catolica.
    Em um documento, carta escrita por maos dos Cavaleiros Templarios Portugueses por volta do sec. XII ha uma citacao: "A heranca que tinham em Azevedo" (Azevedo era o nome de uma vila existente em Portugal de onde surgiu a familia de mesmo nome).
    Sabe-se que durante as cruzadas quando os templarios protegiam o caminho a terra Santa, Jerusalem, supostamente encontraram um tesouro escondendo-o para si, a igreja suspeitando deste fato escumulgou os cavaleiros e foram cacados um a um e executados pela mesma restando poucos que se exilaram em outros paises buscando refugio na maconaria onde supostamente existem ate os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  18. Legal. Sou Tâmara Cristina de Azevedo Lima e procuro parentes com o sobrenome Pereira de Azevedo.

    ResponderExcluir
  19. eu sou um AZEVEDO,mas não recebo o nome Azevedo por que tenho descendência de varias familias ai não recebi todos os nomes! so recebi o sobrenome do meu pai!
    não sei muito da origem dos AZEVEDOS que meus familiares mais velhos da familia azevedo não sabem me informa!
    mas sei que viemos um pouco de portugal! mas não sei mas nada sobre essa parte de minha familia! sempre procuro sabe de onde viemos!
    a familia azevedo e muiiiiiito grande tenho parentes em varios lugares!
    e sempre procuro mas parentes dessa minha familia!

    ResponderExcluir
  20. A linhagem dos Azevedo é de Origem lusitana. Procede de D. Arnaldo de Baiao, cujo filho, Pedro Mendes de Azevedo, morto no cerco da reconquista de Viseu (seculo XI)foi o primeiro a usar o nome, da origem da casa que lhes pertencia.

    Sao procedentes da nobreza de origem Franca (reino dos francos e nao a frança actual) sendo mencionado que Arnaldo de Baiao seria da linhagem de Carlos Magno dos Francos (neto de filho ilegitimo)

    Consta tambem que fazem parte de varios grupos de Cavaleiros que se vieram instalar em Portugal para auxilio na reconquista, possivelmente parte do grupo que veio com o conde D. Raimundo, e mais tarde, ao serviço do Conde D; Henrique. Participaram os fidalgos da Casa de Azevedo ao lado de Afonso Henriques na Batalha de S.Mamaede, que venceram e abriram caminho para a fundaçao de Portugal, ao Lado dos Farias, e os da Maia. o Solar da Origem da Familia Azevedo Encontra-se no Norte de Portugal, na Freguesia da Lama-Concelho de Barcelos.

    ResponderExcluir
  21. A INQUISIÇÃO DA IGREJA CATOLICA ERA MUITO FORTE E MUITOS CRISTÃOS NOVOS COMO ERAM CHAMADOS VIERAM PARA O BRASIL TRABALHAR NA EXTRAÇÃO DO PAU-BRASIL... LEGAL SABER QUE TENHO DESCENDENCIA JUDAICA...

    ResponderExcluir
  22. assistam este video vc entenderá a história da inquisição da igreja principalmente contra os judeus; e verá como muitos judeus vieam poara aki no brasil... https://www.youtube.com/watch?v=yhLlKTWQ8yk&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  23. OS AZEVEDO:SESMARIAS EM MINAS GERAIS(DE 1711 a 1820)-segundo relação de Concessionários de Sesmarias organizado por José Xavier da Veiga,em 1900/APMMG:

    1713:Domingos Teixeira de Azevedo(Paulista)

    1723:Francisco de Araújo de Azevedo

    1724:Nicolau Carvalho de Azevedo(3 sesmarias)

    1745:Rafael Francisco de Azevedo

    1746:Antônio Pereira de Azevedo

    1745:João Dantas de Azevedo

    1748:Constantino Alves de Azevedo(3 sesmarias)

    1745:Rafael Freire de Azevedo

    1748:Fabião Pereira de Azevedo

    1751:Antônio Ferreira de Azevedo

    1753:Mathias Francisco de Azevedo

    1756:André Alves de Azevedo

    1755:Manuel da Silveira de Azevedo

    1757:Manuel Alves de Azevedo

    1758:Francisco de Araújo de Azevedo

    1759:Domingos Carvalho de Azevedo

    1760:Geraldo Fiuza de Azevedo

    1763:Domingos da Silva Azevedo

    1761:Antônio de Azevedo Mattos- seu requerimento de sesmaria na região de São João Del Rey,encontra-se arquivado no Arquivo Público Mineiro.Possivelmente, parente do antigo comerciante Manuel Soares de Azevedo,de São J.Del Rey.

    1761:Manuel Pereira de Azevedo

    1765:Manuel Vaz de Azevedo

    1764:Manuel Ferreira de Azevedo

    1765:João José de Azevedo

    1768:Mathias Francisco de Azevedo

    1773:José Marcelino de Azevedo

    1784:José Antônio de Azevedo

    1795:João de Deus Alves de Azevedo

    1795:Luiz Antônio de Azevedo

    1796:João Antônio de Azevedo

    1799:Patrício Alvares de Azevedo

    1801:José de Castro Azevedo

    1801:Antônio Fernandes de Azevedo

    1816:Faustino José de Azevedo

    1816:Maximiniano Antônio de Azevedo

    1818:Bonifácio Antônio de Azevedo

    1819:Leando José de Azevedo

    1818:Manuel Ferreira de Azevedo e

    1820:José Francisco de Azevedo.

    UMA MENSAGEM PARA REFLETIR:
    -Em um discurso do historiador Augusto de Lima Junior,no IHGMG,em 1960,ele faz uma reflexão muito interessante sobre nossa origem..."Uma nação pode desaparecer do mapa do mundo,sem que desapareça do mundo o povo que a constituiu.O povo judeu caminha pelas cinco partes do mundo,sem que desapareça a História do Mundo",tão vivo como,como nos tempos de Esdras,antes ou depois do cativeiro da Babilônia,entretanto,este mesmo povo vivendo do comércio,tinham no espírito a indestrutível força da releigião.Fôram perseguidos pela Inquisição,no entanto seu "espírito" nunca se modificou.Descalços,nus,feridos e perseguidos,os ideais judáicos criaram um paralelismo Cristão e,com este,continuaram a dar ao mundo um roteiro que formou o tipo de civilização em que vivemos.A religião é a forma mística da consciência histórica,porque ela revela aos homens sua origem comum,e os ensina a caminhar para um mesmo destino.Os judeus estão ai através do séculos,vestidos como nós,vivendo como nós,mas separados de nós por uma consciência histórica,que lhes é peculiar".





    ResponderExcluir
  24. Minha mãe Aida de Souza Azevedo sei que a familía de minha mãe no caso a minha avó nasceram na Ilha Grande -rio de janeiro .

    ResponderExcluir
  25. Sou marcelly dos santos albuquerque de azevedo .

    ResponderExcluir