sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Brasão da Família Gomes

O sobrenome Gomes, tem sua origem em nomes batismais com o prefixo “gomo” ou “gome” que significa “homem”, provavelmente oriundo do latim, mas modificado pelos povos bárbaros, dessa forma Gomes significa “o filho de Gomo” ou “o filho do homem”, este sobrenome tem suas variações espanholas, Gomez, Gomiz ou até mesmo Comis, não se sabe ao certo se foi em Portugal ou Espanha que o sobrenome surgiu primeiro, apesar de aqueles que defendem a origem espanhola alegarem que tem as referências mais antigas. O sobrenome Gomes é um sobrenome bem popular e como a maioria dos sobrenomes de origem patronímica, tem diversas origens, desta forma não existe uma família Gomes, mas várias.




30 comentários:

  1. daora meu nome e joao marcos gomes santos

    ResponderExcluir
  2. legau meu nome é bruna gomes marques
    e sempre quis saber a 'origem'do sobrenome gomes
    valau muito TOP.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado msmo é que meu nome é Lucas Alexandre Gomes Marques e eu não sou teu parente próximo, Bruna. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. mt bom...
    meu nome é keylla maciel gomes da silva
    e sou descendente de portugueses, sempre quiz saber mais sobre a origem do meu sobrenome
    adorei

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a matéria. Solicito autorização para postagem no meu Blog. www.uenesgomes.com
    Atenciosamente.
    U.Gomes

    ResponderExcluir
  6. Meu nome completo é Lucas Gomes da Silva.

    Gomes de Silva seria então homens da selva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu nome é Lucas Gomes Ribeiro então Gomes Ribeiro seria Homem De Ribeiras


      Excluir
  7. Que ave é essa no meio do escudo? o que ela significa? vcs saberiam dizer? desde já agradeço

    ResponderExcluir
  8. a ave e da familia do pelicano "tenta ser um pelicano mas mal desenhado" a alimentar as crias com a propria carne " significa que pelos seus a tudo se sacrifica"
    Ass>Vitor Gomes

    ResponderExcluir
  9. Nao, a ave é uma cegonha e é o que as cegonhas fazem quando sabem wue nao cao conseguir alimentar as crias.
    Rasgam o peito com o bico e vao arrancando a carne para os filhos.

    ResponderExcluir
  10. Olá! MINHA FAMÍLIA É " GOMES MARCIANO " . MEU NOME É RUBIO, QUE QUER DIZER UMA COR EM ESPANHOL !
    QUAL A ORIGEM DESTE BRASÃO? FOI CRIADO PELO EDITOR DA PÁGINA OU É HISTÓRICA ?
    AGRADEÇO CONTATO!
    rubio.broth@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Como posto um novo tópico, brasão, neste Blog??? Eu tenho muito a contribuir.

    ResponderExcluir
  12. Rubio, o brasão é criado pelo nobre, rei, duque ou marquês, alta nobreza, que o confere, dentro das regras de heráldica, e segue o simbolismo histórico. No caso, o pelicano em sua piedade, como já foi explicado. Não é uma cegonha. É um pelicano mesmo. E data oficial de catálogo no minimo de 1509, pois já consta no Livro do Armeiro Mor, de Jean du Cros, bem como no livro do Anselmo Braacamp Freire, Brasões da Sala de Sintra.

    ResponderExcluir
  13. Meu clã, dos Doutel, tem varonia retrocedida nos Gomes, conforme o brasão esquartelado do Solar de Cabanelas, em Mirandela, concelho do Districto de Bragança, região trasmontana. Nele, vê-se 1.Gomes, 2.Doutel, 3.Almeida, 4.Costa, explicável fácil, pelo antepassado António José Gomes Doutel de Almeida, filho de uma Costa. Ah, naquela época, até o século XIX, usavamos o rito latino de nomes, o sobrenome materno DEPOIS do paterno. A forma anglo-americana é que virou padrão, invertendo. Espanha preservou o rito latino da nomenclatura. Dai a varonia pelos Gomes.

    ResponderExcluir
  14. O brasão realmente remonta ao fim fo século XV e início do XVI, época dos descobrimentos.
    Não há uma relação comprovada, mas nessa época foi importante piloto e mercador o plebeu Diogo Gomes. Suas façanhas podem ser conferidas no link: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/5014.pdf
    Diogo Gomes fez relevantes serviços para o rei D. Manuel na exploração da rota para a África, e ganhou um título de nobreza, (pequena nobreza).
    O interessante é que existe uma outra família Gomes, não se sabe se nobre, a de Dona Violante Gomes que era lindíssima e por ela apaixonou-se o infante D. Luís, irmão do rei D. João III, esse sim da alta nobreza, que com ela teve D. Antonio Gomes, (portanto neto de D. Manuel) e que viria em 1580 a reclamar o trono de Portugal por ser de alta nobreza por parte de pai. Porém perdeu esse direito para o Rei Felipe de Espanha sob acusação de sua ascendência judia por parte de mãe, que seria cristã-nova (judia convertida)
    Mas o brasão já existia nessa época, só que ninguém sabe quem era Pero Gomes o pai de Violante, que pode, não há como saber, mas pode portanto ser também descendente de Diogo Gomes. De fato muitos indícios ligam tudo isso.
    Diogo não era nascido em Portugal, mas supõe-se de Lagos na África. Outros Gomes também foram ditos como originários de Lagos, é o caso de Fernão Gomes, bem como outros não Gomes mas ligados às navegações, como Pero de Sintra, também nascido em Lagos.
    A grande maioria dos marinheiros, não pertencentes à nobreza, eram de fato judeus ou muçulmanos convertidos a cristãos, e não necessariamente nascidos em Portugal, portanto Diogo Gomes e todos esses Gomes de Lagos podem sim ter sido judeus, e Pero Gomes um seu filho, outro indício da relação do brasão com ele, é o fato do pelicano ser uma ave marinha e estar sobre fundo azul, cor do mar, e servir aí também de menção à abnegação e dedicação, e por último a linda Violante tinha como apelido "A Pelicana" que não me parece ser o pássaro melhor associado à beleza, mas mais provavelmente uma referência à família, no caso, seu brasão. "Ela é um dos pelicanos". Tudo indícios, mas infelizmente sem comprovação, até porque o usurpador Felipe de Espanha, tratou de destruir todos os documentos referentes a essa família.
    Se causa espanto saber que essas famílias são judias convertidas é bom saber que entre os financiadores das viagens marítimas de Portugal estavam grandes mercadores judeus, claro interessados em não depender mais do monopólio dos Venezianos e mercadores do Oriente Médio.
    Pois é, se voce for um Gomes pode até ter uma pontinha de sangue real, misturado com judeu, fora o resto. Pois isso é Portugal, sempre foi um povo que não teve freios para se miscigenar.

    ResponderExcluir
  15. Qualquer pessoa pode usar este brasão?

    ResponderExcluir
  16. Não entendi se a flor de liz é da realeza francesa porque está aí .sou de origem portuguesa com alemã.. ué kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. INFORMAÇÃO DA VERDADEIRA ORIGEM JUDAICA SEFARADITA DA FAMÍLIA GOMES POR FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN
    Boa noite!

    Para ajudar no esclarecimento melhor sobre as origens da família Gomes, eu estou enviando um texto de autoria do pesquisador e historiador brasileiro Flávio Rogério Ribeiro de Sá Cohen, que é um especialista em Genealogia judaica sefaradita no Brasil, e que inclusive teve muitos de seus estudos plagiados por pessoas de má fé que lhe solicitaram pesquisas sobre origens de famílias cristã-novas e publicaram na Internet como se elas fossem os autores , omitindo o nome desse grande pesquisador brasileiro. E com tanta cara de pau e cinismo , que no velho esquema de copiar e colar , repetiram até os eventuais erros de digitação dele. Portanto , quando vocês verem na internet estudos sobre as origens judaicas sefaraditas das famílias Gutierrez, Almeida, Carneiro, Marra, Lopes, Oliveira e outras , saibam que foi o Flávio quem pesquisou e levantou toda a bibliografia consultada. Bem , para judar vcs ... entao aí vai um pequeno estudo do Flavio de Sá Cohen sobre a família Gomes:

    INFORMAÇÃO DA VERDADEIRA ORIGEM JUDAICA DA FAMÍLIA GOMES , ,POR FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN

    SHALOM! BOM DIA A TODOS !

    MEU NOME É FLÁVIO DE SÁ COHEN. SOU JUDEU, FORMADO EM HISTORIA E EM BIOQUIMICA , COM ESPECIALIZAÇÃO EM GENEALOGIA , FILOLOGIA, HISTÓRIA ANTIGA, ANTROPOLOGIA CULTURAL, BIOLOGIA MOLECULAR E GENETICA DE POPULAÇÕES HUMANAS E ESTOU ME PREPARANDO PARA ME ESPECIALIZAR TAMBÉM EM MICROBIOLOGIA MOLECULAR. INFOMO ISTO A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO , PARA FUNDAMENTAR AS MINHAS INFORMAÇÕES QUE LHE SÃO PRESTADAS. E VISANDO CONTRIBUIR E ESCLARECER SOBRE A ORIGEM DO SOBRENOME DE FAMÍLIA GOMES. EU CONFIRMO A VOCÊS, DEPOIS DE PESQUISAR EM MAIS DE 100 TÍTULOS SOBRE HISTÓRIA , GENEALOGIA JUDAICA SEFARADITA E ASHKENAZITA, GENETICA JUDAICA, E INCLUSIVE CÓPIAS DE SEFER MOHEL, OU LIVROS/CADERNOS DE MOHELS, OU DE CIRCUNCISÃO QUE PELO MENOS O SOBRENOME GOMES GRAFADO COM ''S'' É SIM UM SOBRENOME DE ORIGEM JUDAICA SEFARADIM OU BENEI ANUSSIM COMPROVADA. AH SIM! E EU TAMBÉM DESCENDO DA FAÍLIA GOMES POR PARTE DA MAE DE MEU PAI!

    ELE SURGIU NA ÉPOCA DA ESPANHA DOMINADA PELOS VISIGODOS, JUNTAMENTE COM SUA VARIANTE ESPANHOLA GOMEZ, JÁ ANTES DO PERÍODO DA INQUISIÇÃO, E ANTES DOS CONCÍLIOS DE ORLEANS DE 538 DC E DOS CONCILIOS DE LATRAN E DE TOLEDO, QUE PROIBIAM OS CASAMENTOS MISTOS ENTRE JUDEUS, QUE ERAM MUITOS COMUNS ANTES E DEPOIS DOS MESMOS FOI ASSIM QUE SURGIRAM SOBRENOMES JUDAICOS TRASNLITERADOS OU ADAPTADOS DO HEBRAICO PARA AS LINGUAS LATINA E ATÉ MESMO O VISIGODO QUE ERA UMA LÍNGUA GERMANICA, FALADA NA PENINSULA IBERICA OU HISPANIA , COMO ERA CHAMADA ANTES DA CONQUISTA MUÇULMANA DE 811 D.C.

    CONTINUA .... POR FLÁVIO DE SÁ COHEN.....

    ResponderExcluir
  18. CONTINUAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA ORIGEM JUDAICA DA FAMÍLIA GOMES POR FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN
    (...)

    O APELIDO DE FAMÍLIA OU SOBRENOME GOMES OU GOMEZ SURGIU A PARTIR DA TRANSLITERAÇÃO OU COMBINAÇÃO DE SEU SOBRENOME HEBRAICO ORIGINAL QUE ERA GOM-LEVY COM A PALAVRA GERMÂNICA GOMOS OU GUMA, QUE SIGNIFICARIA HOMEM. POR SUA GRAFIA JUDAICA ANTIGA ORIGINAL IDENTIFICA-SE DE IMEDIATO QUE SUA LINHAGEM ISRAELITA ERA SACERDOTAL, PORQUE GOM LEVY SIGNIFICA ESTANDARTE, BANDEIRA OU ESCUDO DE LEVY, O QUE POR SUA VEZ IDENTIFICA O ANCESTRAL HEBREU MAIS ANTIGO DESSA FAMÍLIA , O QUAL ERA O LEVITA RESPONSÁVEL POR CONDUZIR O ESTANDARTE DA TRIBO DE LEVY E A ARCA DA ALIANÇA, DURANTE A MARCHA DOS FILHOS DE ISRAEL , QUANDO ATRAVESSARAM O SINAI EM DIREÇÃO A TERRA DE CANAÃ. UMA GRAFIA DE SOBRENOME DE RESTAURAÇÃO , ADOTADA POR ALGUMAS FAMILIAS DESCENDENTES DOS GOMES / GOMEZ , CRISTÃOS – NOVOS QUE RETORNARAM AO JUDAÍSMO, FOI O SOBRENOME HEBRAICO COHEN – GOMEL OU COHEN – GOMIEL, ATRAVÉS DOS QUAIS OS MESMOS REAFIRMAVAM SUA ORIGEM JUDAICA E SACERDOTAL LEVÍTICA OU COHANIN.

    MAS, NA DÚVIDA, ACONSELHO OS SENHORES LEITORES A PROCUREM FAZER TESTES DE GENEALOGIA GENETICA JUDAICA PELA EMPRESA FAMILYTREEDNA, SE TUDO CORRER BEM, PROVAVELMENTE , OS PRINCIPAIS MARCADORES GENETICOS DO CROMOSSOMO Y PATERNO PRESENTES NAS PESSOAS COM SOBRENOME GOMES DE ASCENDÊNCIA PATERNA ( LEMBRANDO QUE NO CASO DE MULHERES , O MATERIAL PARA O EXAME LABORATORIAL DEVE SER RECOLHIDO DO PAI, DO AVÔ PATERNO, DE UM TIO IRMÃO DO PAI, DE UM PRIMO FILHO DESSE TIO, DE UM IRMÂO FILHO DO MESMO PAI, OU DE UM TIO AVÔ IRMÃO DO PAI DO PAI,PORQUE TODOS HERDAM O MESMO CROMOSSOMO Y), BEM COMO , OS DE OUTRAS FAMILIAS PORTUGUESAS DE ORIGEM JUDAICA LEVITICA OU SACERDOTAL , COMO OS RODRIGUES, OS PEREIRA, OS CUNHA, OS MACHADO, OS SANCHEZ, OS SAENZ, OS SÁ OU SAA, OS ANTUNES, OS NAVARRO, OS NOVAES, E OS OLIVEIRA, POR EXEMPLO, DEVEM SER IGUAL AOS DAS FAMILIAS JUDAICAS OFICIAIS DAS PRINCIPAIS INHAGENS SACERDOTAIS E LEVITAS: COHEN, COEN, KOHEN, KOEN, HA-KOHEN, CANO, CÃO, AL -KOHEN, KUNHA , SACERDOTI, KAPLAN, KOOGAN, KAGAN ( DA SIGLA PARA FRASE EM ARAMAICO : KOHANEI SHILUCHEI DESHMAYA NINHU = ‘’OS SACERDOTES SÃO MENSAGEIROS DO CÉU’’, KATZ (DA SIGLA PARA FRASE EM HEBRAICO KOHEN ZEDEK = SACERDOTE DA JUSTIÇA, SACERDOTE JUSTO), MAZER (DA SIGLA PARA FRASE EM HEBRAICO : MIN ZERAT AHARON = ‘’ DA SEMENTE DE AARÃO’’) , RAPAPORT, SHAPIRO, KAHANE, QUINN, CONWAY, COHAN, AZULAI E SUAS VARIANTES (DA SIGLA PARA FRASE EM HEBRAICO: HA DEISHAH ZONAH VE’CHALLELAH LO YIKACHU = ‘’ AQUELE QUE NÃO DEVE TER UMA MULHER ESTRANGEIRA OU DIVORCIADA ‘’; HOROWITZ, EPSTEIN, DALMEDICO, SEGAL, CANTOR, LEVIN, LEVI, BEN LEVI, HALEVY, LEWINSKY, LEVINSON, KANTOR, CANTARINI., HAZAN, ETC.



    CONTINUA .... POR FLÁVIO DE SÁ COHEN.....

    ResponderExcluir
  19. CONTINUAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA ORIGEM JUDAICA DA FAMÍLIA GOMES POR FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN
    (...)

    OS PRINCIPAIS MARCADORES GENETICOS OU YAP DOS COHANIN OU COHEN HAPLOTIPO MODAL ,É O LIGADO AO HAPLOGRUPO J2 , OU MAIS PRECISAMENTE J2A , TAMBÉM CONHECIDO COMO J-M410. QUE FAZ DA PESSOA PORTADORA DO MESMO , UM DESCENDENTE DO SUMO SACERDOTE ZADOK HA-KOHEN, QUE UNGIU O REI SALOMÃO NA ANTIGUIDADE.

    EM PESQUISAS GENETICAS MAIS RECENTES , UTILIZANDO UM MAIOR NUMERO DE MARCADORES DO CROMOSSOMO Y OU PATERNO NO Y-STR , VISANDO GANHAR UMA MAIOR RESOLUÇÃO DE ASSINATURAS GENÉTICAS SUPERIORES E MAIS ESPECÍFICAS INDICOU QUE CERCA DA METADE DOS JUDEUS DE ORIGEM SACERDOTAL COMPARTILHAM UM CROMOSSOMO Y DO HAPLOGRUPO J1C3, TAMBÉM CONHECIDO COMO J-P58. OS PORTADORES DO MESMO POSSIVELMENTE PERTENÇEM A LINHAGEM DE AVIATAR BEN AIMELEK HA-KOHEN GADOL, O OUTRO SUMO SACERDOTE VIVO DA ÉPOCA DO REI DAVID,

    E QUE FORA DESTITUÍDO DO SACERDÓCIO PELO REI SALOMÃO, POR TER FAVORECIDO ADONIAS ,NAS PRETENSÕES AO TRONO DE ISRAEL, OU A UMA FAMÍLIA DE HOMENS LEVITAS COMUNS DAS CASAS DE GERSON OU MERARI QUE CASARAM COM MULHERES DA CASA DE AARÃO, E POR MOTIVOS HITÓRICOS DESCONHECIDOS ASCENDERAM DA POSIÇÃO DE SIMPLES LEVITAS A SACERDOTES OU COHANINS.

    TAMBÉM É ADMITIDO COMO UM MARCADOR GENÉTICO DO CROMOSSO Y OU PATERNO COMO DE LINHAGEM SACERDOTAL OU COHANIN O MARCADOR E1B1 OU HAPLOGRUPO V, MAIS EXATAMENTE E1B1B1C M123. E É IMPORTANTE ESCLARECER QUE ESTE É O MARCADOR GENÉTICO SACERDOTAL OU DE TODA TRIBO DE LEVY MAIS ANTIGO , PELO FATO DE TER SIDO DESCOBERTO NA LINHAGEM SACERDOTAL DOS SUMO-SACERDOTES SAMARITANOS ATUAIS DE ISRAEL, CUJOS ANCESTRAIS NUNCA SAÍRAM DA TERRA SANTA NOS ULTIMOS 4000 ANOS O QUE QUER DIZER QUIE PROVALVEMENTE OS J1 E O J2 SÃO MUTAÇÕES OU VARIAÇÕES DO MESMO. SE SEU EXAME DE DNA DO CROMOSSOMO Y APRESENTAR ESSA ASINATURA GENETICA E1b1b1c M123 , ISSO QUER DIZER QUE VC PERTENCE A LINHAGEM
    JUDAICA SACERDOTAL MAIS ANTIGA E PURA, NÃO IMPORTANDO SUA ORIGEM GENÉTICA MATERNA, QUE AQUI NO BRASIL SÃO MAJORITARIAMENTE INDIGENA E AFRICANA., NA PROPORÇÃO DE 33% DE LINHAGENS AMERÍNDIAS , MAIS 28% DE LINHAGENS AFRICANAS E, COMPLEMENTADAS POR MAIS 39% DE LINHAGENS EUROPÉIAS.

    OBSERVANDO-SE QUE OS DOIS PRINCIPAIS AGREGADOS DE MARCADORES GENETICOS COHANIN J1e E J2a, SÃO CONFIRMADOS COMO ESTANDO PRESENTES , EM SUA GRANDE MAIORIA, EM JUDEUS SEFARDITAS DE LINHAGEM LEVÍTICA OU SACERDOTAL, BEM COMO EM QUAISQUER POPULAÇÕES DE SEUS DESCENDENTES ESPALHADOS PELO MUNDO COM ORIGEM OU FUNDAÇÃO EM SUAS LINHAGENS MASCULINAS. O QUE QUER DIZER PRINCIPALMENTE BRASIL, AMÉRICA LATINA, MÉXICO, E NOS ESTADOS NORTE AMERICANOS DE NOVO MÉXICO, CALIFORNIA E TEXAS, LOCALIZADOS NO SUDOESTE DOS ESTADOS UNIDOS.


    CONTINUA .... POR FLÁVIO DE SÁ COHEN.....

    ResponderExcluir
  20. CONTINUAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA ORIGEM JUDAICA DA FAMÍLIA GOMES POR FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN
    (...)

    CABENDO RESSALTAR AIANDA QUE SEMPRE FOI MAIS NUMEROSA A PRESENÇA DE LEVITAS E COHANIN NAS ORIGENS DAS POPULAÇÕES SEFARADITAS , DO QUE NAS ASHKENAZITAS. ISTO PORQUE NA ÉPOCA DO SACERDOTE ESDRAS E DO RETORNO DOS EXILADOS JUDEUS DA BABILONIA PARA A TERRA DE ISRAEL, MUITOS LEVITAS NÃO RETORNARAM ,E PREFERIRAM RUMAR PARA O YEMEN, AFRICA DO NORTE, E PENINSULA IBÉRICA , PORQUE NÃO TINHAM SUSTENTO GARANTIDO NO ISRAEL RESTAURADO DEVIDO AO FATO DE QUE OS JUDEUS NÃO ESTAVAM AINDA RECOLHENDO O DÍZIMO NECESSÁRIO PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA E MANUTENÇÃ DE SUAS NUMEROSAS FAMÍLIAS.

    BEM , ESPERO TER CONTRIBUÍDO E AJUDADO NOS SEUS ESCLARECIMENTOS SOBRE A ORIGEM JUDAICA SEFARADITA DA FAMÍLIA GOMES . QUEM TIVER ALGUMA DÚVIDA SOBRE SOBRENOMES PORTUGUESES E ESPANHÓIS DE ORIGEM JUDAICA SEFARADIM, SE QUISER É FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN. MEU E-MAILS DE CONTATO SÃO :
    SACOHEN@BOL.COM.BR, FAIO1204CCB@YAHOO.COM.BR. E FACEBOOK: FLAVIO SA COHEN

    ATÉ A PRÓXIMA, E QUE O ETERNO E BENDITO D’US DE ISRAEL ABENÇOE A VCS E SUAS FAMÍLIAS GRANDEMENTE. AM YISRAEL CHAI ! BARUCH HASHEM!

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber por quê DOIS brasões?! Qual a diferença?! Ou um é Brasão e o outro Escudo?! Qual a diferença entre Brasão e Brasão de Armas?!

    ResponderExcluir
  22. eu sou gomes sou forte e sirvo o dono da força Jesus cristo o homem forte morreu pornos mas no terceiro dia resucitou aleluia

    ResponderExcluir
  23. Antonio .gostei muito desta sua materia ,Sou Assis de Lima Gomes.
    meu pai : Adonias Tertuliano Gomes,vc sabe a origem dos (Tertuliano Gomes)?

    ResponderExcluir
  24. Que foda meu nome e Ederson D'alessandro Espinelli Salvatore Gomes

    ResponderExcluir
  25. Alguém daqui tem origem na Ilha da Madeira ?

    ResponderExcluir
  26. Marcus Cohen,
    Onde posso fazer esse teste de DNA estando no Brasil. Moro em Recife. Pode me dar alguma orientação neste sentido?
    Obrigado,

    ResponderExcluir
  27. Sou Gomes também, rsss. Meu nome é Osvaldo Gomes Cruz. Gostei muito do brazão da Família Gomes ! E muito bonito! Por outro lado, até então, eu desconhecia o significado de "Gomes". Fiquei sabendo agora! Um abraço a todos!

    ResponderExcluir