sábado, 23 de junho de 2018

Brasão da Família Casagrande (Stemma della famiglia Casagrande)

O sobrenome italiano Casagrande é de origem habitacional que pode ter surgido para indicar que determinada família tinha ou morava próxima a uma casa grande. O apelido é bem difundido na Itália, suas referências mais antigas são da Região de Trento, porém os nobres Casagrande são oriundos do Vêneto, lugar onde nasceu Eugênio Casagrande, que mais tarde teria se estabelecido no Lácio.  Eugênio recebeu o brasão e título de Conde de Villaviera pelos serviços prestados ao rei Vítor Emanuel III da Itália, na guerra ítalo-austríaca no começo do século XX.

Brasão da Família Barbieri (Stemma della famiglia Barbieri)


O sobrenome Barbieri é italiano e surgiu no Norte da Itália, usado por famílias que durante a Idade Média tinham o ofício de barbeiro, que na Europa desse período além dos serviços dos barbeiros existentes hoje, os barbeiros medievais eram responsáveis por pequenas cirurgias, atendendo soldados feridos em batalha e camponeses, assim como realizavam o tratamento da sangria, que era muito comum na época. Isso colocou os Barbieri na classe média da burguesia emergente.
Os nobres Barbieri seriam da Região do Vêneto, onde sua nobreza já era confirmada desde o século XVII. Na Espanha também há uma familia Barbieri antiga que teria participado na Batalha de Alarcos junto a cavalaria castelhana contra o terceiro califa do Califado Almóada de Marrocos.
O sobrenome coleciona variantes como: Barberi, Barbierini, Barberini, Del Barbiere, Barberis, Barbieris, Barberielli, Barbiero e Berberi, porém todos se referem à mesma família.