terça-feira, 19 de maio de 2015

Brasão da Família Rocha

O sobrenome Rocha significa literalmente rocha e é de origem toponímica, indicando que quem usava este apelido tinha vindo de um local com rochas. Há quem diga que o sobrenome surgiu na França na forma de Roche e chegou a Portugal através de um cavaleiro francês ou flamengo que ajudou o rei D. Afonso III a conquistar terras na região do Algarve, tal cavaleiro recebeu terras do rei e seus descendentes passaram a usar o nome Rocha.
Outra família Roche a chegar a Portugal é de origem Irlandesa, chegou através de um cavaleiro de Fermoy que ajudou o rei D. João I de Portugal na guerra contra Castela, tal cavaleiro foi o pai de D. Gomes da Rocha, senhor de alguns lugares entre Douro e o Minho e que quando ficou viúvo se tornou o abade comendatário de Santa Maria de Pombeiro, na freguesia de Pombeiro de Ribavizela e depois bispo de Trípoli.

6 comentários:

  1. Prezados, nas minhas pesquisas, cheguei até 1632, com o casamento de Manuel Abranches do Minho, queria saber a freguesia com mais incidências de Abranches da região do Minho. Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Clistenes de Paula Rocha

    pense num nome bonito esse meu

    ResponderExcluir
  3. meu nome é Waleska Alves da Silva

    ResponderExcluir
  4. meu nome é Waleska Alves da Silva

    ResponderExcluir
  5. Nossa Eu possuo o sobrenome rocha

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Adriano Gomes da Rocha, muito bom saber minha origem

    ResponderExcluir