terça-feira, 26 de maio de 2015

Brasão da Família Ramos

O sobrenome Ramos surgiu na referência ao Domingo de Ramos, que é celebrado no domingo antes da Páscoa e comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o que marca o início da Paixão de Cristo. Segundo os evangelhos e a tradição cristã, Jesus chegou a Jerusalém montado em um jumento, o povo que havia ouvido falar dos milagres de Cristo, inclusive da ressurreição de Lázaro, esperava por Jesus ansiosamente e ao vê-lo todos o saudaram cantando salmos, com ramos de palmeiras e cobrindo caminho com suas vestes para cristo passar.
Na tradição católica o Domingo de Ramos é celebrado com uma procissão em que os fiéis levam ramos, tal procissão tem o objetivo de lembrar a vida e o sacrifício de Jesus dando início a Semana Santa.
Os nascidos nesse dia levavam o apelido Ramos, um costume medieval em que a criança ganhava o apelido com o nome do santo ou do evento religioso celebrado no dia de seu nascimento, como ocorreu com o sobrenome Reis que é uma referência ao Dia de Reis.
O sobrenome Ramos surgiu na Península Ibérica e por ser de origem religiosa é provável que as famílias Ramos não tivessem laço sanguíneo entre si.
O brasão dos Ramos de Portugal é esquartelado com o primeiro e o quarto de ouro com um leão em vermelho; o segundo e o terceiro de vermelho com um castelo de prata em chamas que saem do alto, da porta e das janelas; e com uma bordadura de prata e de vermelho, com oito peças com um leão em cada uma.

11 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER DE ONDE VEIO A FAMILIA RAMOS, E SE TODOS COM ESSE SOBRENOME SAO DA MESMA FAMILIA ??

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse sobrenome e eu achava esse nome feio Kiki que Lasy. ...

    ResponderExcluir
  3. Eu n achei o brasão da família Brasil

    ResponderExcluir
  4. Eu n achei o brasão da família Brasil

    ResponderExcluir
  5. Sou da família RAMOS e me sinto um privilegiado

    ResponderExcluir
  6. Sou da família RAMOS e me sinto um privilegiado

    ResponderExcluir
  7. Boa noite !!
    Gostei muito de saber da origem da minha família .

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Podemos um seguir o blog do outro? https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/

    ResponderExcluir