domingo, 24 de maio de 2015

Brasão da Família Aragão

O sobrenome português Aragão vem do nome da Casa Real de Aragão e teria chegado a Portugal com D. Pedro de Aragão, filho ilegítimo do rei Pedro III de Aragão.
D. Pedro de Aragão teria vindo a Portugal junto com sua meia-irmã a rainha Isabel de Aragão, que havia se casado com o rei português D. Dinis I de Portugal. Há quem diga que a família Aragão descende da própria rainha Isabel de Aragão ou das pessoas de sua comitiva.
O nome Aragão vem do nome dos rios Aragão e Aragão Subordan, nos Pirineus, no norte da Espanha e não tem um significado definido, podendo vir do celta ou do latim e até mesmo da mistura das duas línguas, significando “vale fluvial ou rio, grande ou importante ou também pico da montanha”.
Acima o brasão da família Aragão portuguesa que é idêntico às armas da Casa Real de Aragão, o timbre é um touro em vermelho com um sino de ouro preso por uma fita, por vezes representado também por um touro purpura armado e lampassado de vermelho.

14 comentários:

  1. E o sobrenome Silva. Qual a origem desta família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um sobrenome muito antigo,de origem europeia, é bem comum esse sobrenome no Brasil

      Excluir
    2. É um sobrenome muito antigo,de origem europeia, é bem comum esse sobrenome no Brasil

      Excluir
  2. E o sobrenome Silva. Qual a origem desta família?

    ResponderExcluir
  3. eu sabia q um sobrenome bonito assim não era inventado

    ResponderExcluir
  4. Temos direito a cidadania espanhola,ou portuguesa.

    ResponderExcluir
  5. Temos direito a cidadania espanhola,ou portuguesa.

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que meu pai dizia que o nome de Aragão vinha de um português que casou com uma Índia chamada de Lucrécia aqui no Brasil e este português era Aragão a muitos anos

    ResponderExcluir
  7. Em Sevilha existe um lugar lindo que se chana La Puerta de Aragòn

    ResponderExcluir
  8. Tudo errado! O brasão não é esse, e Aragão é da Espanha, existe uma província lá, teve reinado no século XII, tem nada de português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o reino de Aragão teve um aliança formado com o reino de Castela e depois da guerra o reino de Aragão teve outra aliança com a casa de borboun e Bragança

      Excluir
  9. Tem duas Aragão em Portugal e esEspan

    ResponderExcluir