sexta-feira, 29 de abril de 2011

Brasão da Família Paulino

O sobrenome Paulino está relacionado a São Paulo, um dos santos mais populares na Europa medieval, por isso existem famílias Paulino na Inglaterra, França Espanha, Portugal, Itália, Alemanha e no Flandres, é claro que nem todas com a mesma grafia, algumas surgiram de forma toponímica, já outras de forma patronímica, mas todas influenciadas pela figura de São Paulo, este foi um apóstolo e escreveu vários livros do novo testamento bíblico, Paulo originalmente se chamava Saulo, que significa grande, e perseguia os cristãos, porém um dia ele encontrou com Jesus no caminho de Damasco e se converteu, a partir daí Saulo passou a usar o nome Paulo, que significa pequeno.

Paulino vem do nome latino Paulinus, que significa pequeno Paulo ou relacionado a Paulo, o nome Paulinus ou Paullinus já era usado desde os tempos romanos, geralmente os filhos de homens chamados Paulo eram batizados com o nome Paulino, ou os devotos de São Paulo, além de São Paulino de Nola, São Paulino de Treveris e São Paulino de Aquilea.

Ao lado o brasão da família Paulino da Espanha.



Brasão da Família Correia

O sobrenome ibérico Correia teria surgido na Espanha na forma de Correa , uns acreditam que o nome tenha surgido na referência a ocupação de fabricante ou vendedor de cinturões, correias ou objetos de couro, outros crêem que o nome venha da ocupação de mensageiro chamado de correo.

O sobrenome Correa em Portugal ganhou a variação Correia, desta família nasceu D. Soeiro Pais Correia, segundo a lenda Montemor-o-Velho teria sido sitiada por mouros e houve muita fome no lugar, D. Soeiro Pais Correia então se sustentou comendo as correias da sua armadura e dos arreios de seu cavalo. D. Soeiro Pais Correia foi um nobre português e primeiro senhor da Honra de Fralães e do Solar de Fralães, mais tarde o Solar do Fralães se tornaria o Solar dos Correias, a família Correia ocupou o lugar do século XII até o século XVII, lá teria surgido o ramo nobre da família Correia de Portugal.

Acima dois brasões da família Correia de Portugal.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Brasão da Família Castelló e Brasão da Família Castellón

O sobrenome Castelló é de origem toponímica e surgiu na Catalunha, mas ganhou a versão castelhana Castellón, na Catalunha existem várias regiões com o nome Castelló, que vem da palavra em catalão castell que significa castelo, abaixo os brasões das famílias Castelló e Castellón da Catalunha.

Brasão da Família Sironi


O sobrenome Italiano Sironi é de origem toponímica, referente à Sirone na província de Lecco na Lombardia ao norte da Itália. Alguns crêem que o nome Sirone vem do latim sironium, que significa celeiro ou estábulo enterrado ou escondido, outros acreditam que o nome está relacionado ao canal de Siron em Vicenza, já que Sirone é cercada por pântanos. Durante a Idade Média Sirone pertenceu ao Contado della Martesana, um concelho que reunia regiões ao norte de Milão, Martesana era importante, pois ligava Milão aos Alpes, então sobre antigas edificações romanas foi construído um castelo em Sirone, que no século XII se tornou o feudo da família Sironi, nesta região surgiu à família Sironi e suas variações Sirona e Sirone.
Ao lado o brasão da família Sironi, em prata com duas maçãs negras, com uma estrela de ouro à direita e uma de prata à esquerda.