sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Brasão da Família Nunes


O sobrenome Nunes surgiu durante a Idade Média na península Ibérica, o nome Nunes servia para dizer que aquele indivíduo era filho de Nuno ou vinha das terras de alguém chamado Nuno, dessa forma não existe uma origem única para a família Nunes. Há também uma serie de variação do sobrenome na Espanha, sendo as mais comuns Nunez, Nuñez, Nuno e Nuño.
Muitos acreditam que o nome Nuno venha do hebraico, onde Nuno significa peixe, dando uma origem judaica ao nome, porem é mais provável que o nome tenha vindo do latim nonio, nona ou nonus, que significa nono e gerou a variação ibérica Nuno.
Acima os dois brasões da família Nunes, um traz uma folha de palmeira sobre um fundo de ouro, já o outro bem mais comum, é um brasão partido de prata e vermelho, sendo a parte de prata costada por uma contra barra azul, na outra banda um leão de ouro cercado por quatro merletas de ouro (pássaros semelhantes a andorinhas e significam a busca da sabedoria e a educação), muitos representam erradamente este ultimo brasão sem as merletas.