quarta-feira, 7 de julho de 2010

Brasão da Família Saunders (Saunders Coat of Arms)


Saunders é um sobrenome de origem anglo-normânica, havendo famílias com este sobrenome na Escócia e na Inglaterra. Saunders vem do nome próprio Saunder, que é uma variação anglo-normânica do nome Alexandre, que significa “protetor dos homens”, desta forma Saunders é um nome de origem patronímica, eram chamados de Saunders os filhos cujos pais se chamavam Saunder, na era medieval já existiam referências ao sobrenome Saunders, e as suas variações Sawnders, Saynders, Sanders, entre outros.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Brasão da Família Theunissen (Het familiewapen van de familie Theunissen)

O sobrenome Theunissen surgiu na Alemanha, apesar de haver muitas pessoas com este sobrenome nos Países Baixos.
Theunissen é um sobrenome de origem batismal e vem de Tönnies ou Tönsing que é o diminutivo do nome Antônio. Era um costume medieval nominar o filho de acordo com o santo do dia que nasceu a criança, logo os nascidos no dia de Santo Antônio eram chamados de Antonius ou Anton, ou seus diminutivos Tönnies ou Tönsing, outra tradição permitia ao pai passar seu nome aos filhos e netos, daí Tönnies se tornaria um sobrenome, ganhando a variação Theunissen, que significa “filho de Tönnies”, sendo que Antônio é originário do grego anthos e significa “flor”.
O sobrenome Theunissen passou ao Brasil por meio de imigrantes holandeses que chegaram ao país no século XIX. O brasão da Família Theunissen dos Países Baixos é em prata com uma peça do eixo de um moinho em negro.

Brasão da Família Dionísio


Dionísio era o deus grego do vinho, o equivalente a Baco na mitologia romana.
Surgiram famílias Dionísio na Espanha e na Itália e seu sobrenome é de origem batismal, ou seja, se originou de um nome próprio, provavelmente os filhos de alguém chamado Dionísio passaram a usar o nome como apelido, talvez por este Dionísio tiver sido alguém importante ou muito conhecido em sua região.
O apelido já era usado na Espanha desde o período da Conquista Cristã, havendo cavaleiros com este apelido na ordem militar castelhano-leonesa chamada de Ordem de Santiago, nas  ordens militares de Calatrava e de  Alcântara no Reino de Leão e na Ordem de Montesa no Reino de Aragão.
O brasão da família Dionísio da Espanha é carregado de faixas de prata e negro.