sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brasão da Família Martins, Brasão da Família Martinis e Brasão da Família Martini

A origem dos sobrenomes Martins, Martinis (ou Martinez) e Martini está nos nomes latinos Martinici ou Martinus, que significam "guerreiro ou inclinado à guerra", tais nomes geraram Martim, Martino ou Martinho e destes nomes batismais surgiram os sobrenomes patronímicos Martins, Martinis e Martini, desta forma quem levasse o apelido Martins era filho de Martim, ou vinha de uma terra pertencente a alguém com este nome.
Quanto às famílias Martins ou Martinis, sabe-se que o sobrenome Martins é uma variação da alcunha espanhola Martinez, o sobrenome teria passado a Portugal por meio de Diogo Martins, um cavaleiro que serviu ao rei Dom João III, após a morte deste rei a cidade de Lisboa passou por um período de fome e Diogo Martins, que era muito rico, mandou trazer da Sicília três navios de trigo que vendeu aos habitantes da cidade sem obter lucro algum, por tal serviço ele recebeu o brasão da família Martins entregue pela rainha Catarina da Áustria, que era regente de Sebastião I de Portugal em sua menoridade.
O brasão de Diogo Martins é cortado, com primeiro de negro, com duas palas de ouro; e o segundo de ouro com três flores-de-lis de vermelho, porém são assimilados outros brasões aos Martins de Portugal como se pode ver abaixo.
Já o sobrenome Martini surgiu na Itália e depois chegou a Portugal, o brasão da família Martini foi dado a Ambrósio Martini pelo Imperador do Sacro Império Maximiliano II da Alemanha, alguns dizem que Ambrósio Martini era um plebeu e foi feito cavaleiro pelo imperador que lhe deu o escudo partido de ouro e de negro, com um homem nascente e de braços levantados, tendo uma foicinha na mão direita e cinco espigas na esquerda, vestido com um chapéu cônico, tudo entrecambado.

51 comentários:

  1. Respostas
    1. e isso ae peswsoal somo guerrero

      Excluir
    2. Eu sou um silvio martins gosto do meu nome

      Excluir
    3. Eu sou um silvio martins gosto do meu nome

      Excluir
    4. Sou edvilson Martins e tenho orgulho dos meus antepassados e já mandei farzer uma cópia do brasão de milha família Martins

      Excluir
    5. Sou edvilson Martins e tenho orgulho dos meus antepassados e já mandei farzer uma cópia do brasão de milha família Martins

      Excluir
    6. Boa noite minha família do meu pai e espanhol Bonifácio Martins bisa vó pai do meu vô José Martins meu pai Francisco Martins eu f m f graças a Deus uma família grande espalhados Uart Martins em fim uns mora em Marília Pompéia interior .

      Excluir
  2. Hum, muito legal não sabia que o brasão original da minha família era esse. :) e diga-se de passagem q somos guerreiros.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sou Lucicarla Martins,estou como tantos outros em busca da minha história.
    Há também indícios de que alguns descendem de marranos, judeus e que vieram para o Brasil fugidos como outros judeus.
    tenho a impressão que alguns Martins não costumavam colocar os outros sobrenomes em seus filhos, muitos Martins como na minha familia são registrados com um único sobrenome,principalmente quando este advem do pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá também eu! sou da família martins e Dutra meu nome é andré martins dutra e sou Tataraneto do Eurico Gaspar Dutra ex-presidente da republica me orgulho eu! dizendo eu sou da família martins dutra

      Excluir
    2. meu nome e victor vinicius martins silva mais minha historia e raça veio do martins silva e homenagem a meus avos

      Excluir
  5. e na minha familia tbm e asim muitos deles erao judeus fujitivos do adolf hitler, e meu nome tem MARTINS falao a lenda que em ves de martins nosso soble nomes erao martin ai para nosso descedentes viver sem medo colocarao o s no final..

    ResponderExcluir
  6. sou martins..rsrs guerreiro eu sempre fui...mas nao sabia o significado do meu nome feliz kkk

    ResponderExcluir
  7. Essa família é grande, muito grande, interessante a história da origem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa familia e grande e isso ae pessoal somos guerreiros
      a linhagem do meu avo era espanhola e nois

      Excluir
  8. Me chamo Jorge Fernando Martins da Costa, minha bisavó é uma espanhola, uma Martins de sangue, não tenho seu nome completo, mas sei que se chamava Florentina. Ela veio da Espanha só, alguns familiares contam-me que ela veio em uma "excursão", foi para o Ceará, lá conheceu meu bisavô, e vieram embora para o Pará; também fiquei sabendo que ela possuía um irmão que ficou na Espanha, família originaria de Madrid mesmo, sou louco para conhecer meus parentes, mesmo que sejam de uma linhagem sanguínea distante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oh cara essa famila é grande abessa so na minha familia tenho onze tiosagora soma as dos restante vc vai te q conhecer muita gente meu avo eu acho q veio do ceara vc pode estudar mais sobre os martins de la e eu tmbm vou estudar um pouco mais afundo isso tudo me add no facce pra conhecer um pouco de martins o meu face gelieder martins

      Excluir
    2. oh cara essa famila é grande abessa so na minha familia tenho onze tiosagora soma as dos restante vc vai te q conhecer muita gente meu avo eu acho q veio do ceara vc pode estudar mais sobre os martins de la e eu tmbm vou estudar um pouco mais afundo isso tudo me add no facce pra conhecer um pouco de martins o meu face gelieder martins

      Excluir
  9. Olá, meu nome é Alessandro Martins de Paula, minha família é da região de Ouro fino, Minas Gerais. Meu pai me contou, que meus antepassados vieram de Portugal, fugindo da inquisição. Eles eram judeus, procuravam no Novo Mundo da época, a liberdade de culto e a redenção!!

    ResponderExcluir
  10. ola sou Diogo martins da sikva e estou a pricura dos meus descendentes da familia martins...

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Tânia Aparecida Fantussi e estou montando a árvore genealógica de minha família.Tudo começou do lado italiano da família os Fantucci que é o lado de meu avô paterno e a danada cresceu rapidinho, agora passei para o lado materno de meu pai, e ai o bicho pegou, minha avó Lazara Rodrigues, era filha de Olympia Rodrigues Hellmeister que era filha de Josefa Maria Leite ou Maria de Jesus que era viúva e se casou com Valentim Martins Hellmeister que por sua vez era filho de Suzana Hellmeister e Guilherme Martins.
    Então procuro descendentes de Suzana Hellmeister (que deve ser alemã ou filha de alemães) e de Guilherme Martins que devem ser de Limeira)

    ResponderExcluir
  12. eu me chamo gelieder martins de souza gente deu pra min notar q somos descendentes muito impotante d uma historia boa e antiga e q temos q estudar mais nossa arvore genealogica

    ResponderExcluir
  13. eu me chamo gelieder martins de souza gente deu pra min notar q somos descendentes muito impotante d uma historia boa e antiga e q temos q estudar mais nossa arvore genealogica

    ResponderExcluir
  14. Muito conhecer a Martinsada espalhada por todo este nosso Brasil.Meus ancestrais adentraram o litoral paranaense e fixaram residência na ilha de Superagui,atualmente aqui em nosso litoral tem guerreiros para todos os gostos,um abraço rapaziada.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Caros amigos
    Eu,José Duarte Martins Pinto dos Santos ( com brasões ligados do Visconde da Trindade e dos barões de Valado e Martins,bem como do Morgado de Mendel na Torre de Moncorvo - 1470 )casado com Maria Paula de Moura Coutinho de Almeida de Eça Ferrão Pinto dos
    Santos ( com os brasões Moura, Coutinho, Almeida e o de descendência Real Eça ( Rei D. Fernando).O meu Avô Delegado Procurador da República António José Martins é da família Martins. Grande familia!
    Mendel Pinto dos Santos ( facebook ). -Presidente da AIA MUNDIAL.
    aiaartistas@hotmail.com
    www.quintadagraca-turismo.com
    MENDEL - pintor

    ResponderExcluir
  17. Maria De Fátima Martins
    Olá!!
    Sou da família Martins.
    Meu pai tinha Martins ( Antônio Martins, nascido em São Paulo)

    As vezes vejo pessoas com mesmo sobrenome, mas não sei se do mesmo brasão, rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, sou martins e meu avô materno era paulista e se fixou no riogrande do sul próximo a cruz alta, antonio antunes martins, casado com Luiza antunes martins casteliana.

      Excluir
  18. Maria De Fátima Martins
    Olá!!
    Sou da família Martins.
    Meu pai tinha Martins ( Antônio Martins, nascido em São Paulo)

    As vezes vejo pessoas com mesmo sobrenome, mas não sei se do mesmo brasão, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Provavelmente,deve reconstituir o percurso familiar do passado,até porque o Barão de Martins regressou do Brasil e foi titulado em 1902.
    Cumprimentos
    Mendel - pintor

    ResponderExcluir
  20. Me chamo juliana martins também tenho o sobrenome martins que veio do meu avo paterno contava ele que minha bisavó era da espanha e por de serem judeus tiverao que fujir para a polonia onde meu avo nasceu mas ainda bebe tiverao que fujir para o brasil ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me chamo Guilherme Martins Angeli, também ganhei o martins do meu avô paterno, a única coisa q eu sei do meu bisavô é q ele veio da Espanha ainda criança.

      Excluir
    2. Eu me chamo Guilherme Martins Angeli, também ganhei o martins do meu avô paterno, a única coisa q eu sei do meu bisavô é q ele veio da Espanha ainda criança.

      Excluir
  21. Saudações a toda a linhagem Martins, sou Adriano Martins (Curitiba/Paraná), filho de Juliana, neto de Maria Delair e bisneto de Maria Dorvina(a nossa parte Martins é do norte do Paraná e muitos ainda se encontram lá), minha dúvida é sobre o Brasão.
    A tradição familiar, como aconteceu em muitas outras familias, se perdeu com o tempo, deixamos de cultuar a linhagem e o sobrenome, consequentemente a história de nossas famílias tornou-se desconhecida, coisa que pretendo recuperar e procurar saber a história dos ancestrais e descendentes de Diogo Martinez que somos.
    O Brasão Martins original (de Diogo Martinez) pode ser usado para representar minha família ou eu tenho que pesquisar para saber se há uma vertente desse brasão diferenciado?

    ResponderExcluir
  22. Lourenço Martins e regressado do Brasil ,passou a ser Barão no ano de 1902,tendo construído e vivido num palacete em Cete ( perto da cidade do Porto . O meu avô António José Martins era da família e Delegado Procurador da República . Esta família pertencia aos mindeis ( Mendel) da Torre de Moncorvo. Ainda hoje o Povo nos chama mindeis.Cpts.
    Mendel Pinto dos Santos ( 71 anos ).

    ResponderExcluir
  23. Meu bisavô se chamava Tertulino Martins Fernandes,minha avó Maria Martins Fernandes,tenho orgulho em ter esse sobrenome!!!!

    ResponderExcluir
  24. meus bisavôs se chamavam Adolfo marques e
    Alexandrina portilho oliveira
    Maria Sanches e
    Manoel queiroz

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. meus amigos eu sou tambem da familia de sobre nome Martins infelizmente muitos tem o sobre nome Martins mais nao sao pra comprovar eu indico o exame family tree DNA eu fiz estou esperando o resultado . obrigado Deus abencoe a todos

    ResponderExcluir
  27. meu resultado paterno familia Gomes deu R_M 269 origem escocesa sou descendente de portugues que eram descendentes de escoceses. Agora da minha familia materna os Martins de Oliveira ainda nao chegaram os resultados dos exames DNA family tree

    ResponderExcluir